fbpx
5 romances essenciais para a Literatura | Blog Unigran Net

Você é fã da leitura de romances? A importância da literatura na vida de uma pessoa vai muito além das exigências escolares. Afinal, ela auxilia, principalmente, em relação à comunicação e interpretação de mundo.

Dialogar com diferentes pessoas, interpretar fatos e acontecimentos de maneira criteriosa e argumentar, pode ser aprendido e aperfeiçoado por meio dos livros. Em especial, dos romances da literatura.

Além disso, quando se trata de vestibular, boa parte das obras exigidas nas provas mais concorridas do país valorizam a capacidade do aluno de extrair dos clássicos um entendimento mais sofisticado. Dialogando também com questões de outras matérias.

Por isso, apresentamos alguns dos romances da literatura brasileira e internacional. Confira!

1. Dom Casmurro

Machado de Assis pode ser considerado um verdadeiro gênio. Afinal, foi capaz de esmiuçar questões sociais e entender como poucos a relação entre indivíduo e status quo.

Machado foi o grande responsável não só por trazer o Realismo para a literatura brasileira, mas também por sofisticá-lo.

Em Dom Casmurro, o autor nos apresenta Capitu, uma das personagens mais marcantes da nossa literatura. Seu relacionamento com Bentinho é mostrado a partir do ponto de vista do parceiro, um homem ciumento e possessivo.

Intensa, a obra revela um Bentinho que vai se perdendo no próprio devaneio. Por isso, para compreender Dom Casmurro, o leitor precisa observar os detalhes de cada acontecimento.

Teria Capitu traído ou não o parceiro? Essa é a pergunta que fica sem resposta. Toda a incógnita de traição criada por Dom Casmurro junto a sua história, faz deste livro dos romances mais importantes da literatura brasileira.

2. Orgulho e Preconceito

No clássico de Jane Austen, Elizabeth Bennet e sua irmã Jane são pressionadas para casar com os senhores Bingley e Darcy.

Há química entre a protagonista Elizabeth e Darcy, mas também certo incômodo. Além disso, Elizabeth não tem dote, o que limita suas possibilidades de casamento. Sendo mais um motivador para a mãe fazer do matrimônio das filhas um meio de resolver seus problemas financeiros familiares. No entanto, Elizabeth tem convicções e ideais, o que faz com que ela se contraponha aos interesses da mãe.

É na visão da protagonista que vemos as críticas da autora. Elizabeth trata temas como a falsidade presente nas relações humanas. Além da bajulação que recebem os mais ricos e o machismo da sociedade.

Orgulho e Preconceito, outro dos romances incríveis da literatura, revela toda a futilidade e injustiça social de uma época em que as mulheres não podiam exercer profissões, cursar o ensino superior ou exercer cargos públicos, dependendo dos homens para ascender socialmente.

3. Os Miseráveis

A obra de Victor Hugo chega a ser uma das maneiras mais singulares de estudar a história da Revolução Francesa. Nela, Jean Valjean é uma pessoa humilde que se vê obrigada a roubar um pão para alimentar a família faminta. Preso, ele passa a acumular problemas com a justiça, que seguem mesmo após sua soltura. Isso só muda quando, após uma tentativa de roubo, Valjean recebe o perdão de um bispo.

Esse perdão muda a sua vida de tal forma que o protagonista se torna um trabalhador dedicado, o que o leva à prosperidade financeira. Ainda assim, ele precisa enfrentar problemas e crises econômicas e sociais que perpassaram a trajetória da França no período.

Trata-se de uma das obras mais marcantes da história. A sequência de acontecimentos que constroem a trajetória da personagem casa perfeitamente com os eventos da sociedade da época, os mesmos que moldaram o pensamento ocidental. Por isso, Os Miseráveis é certamente um dos romances essenciais para a história da literatura.

4. O Ateneu

Sérgio, personagem criado por Raul Pompéia, entra em um internato no final de sua infância e começo da maturidade.

Na busca pela educação moral desejada pelo pai, Sérgio narra uma fase da vida que envolve novas experiências de uma maneira bastante peculiar.

Ao longo de sua trajetória, o protagonista revela um ambiente moralista e duro, típico das instituições mais conservadoras do século XIX. Ali está presente a figura do ditador, o pedagogo Aristarco, das amizades, com os colegas de internato e do amor, despertado por Dona Emma, mulher mais velha e esposa do diretor.

Cheia de metáforas, a obra tem caráter hiperbólico, ou seja, exagerado, típico da visão de um menino diante de suas primeiras e mais marcantes experiências da vida adulta.

5. A Hora da Estrela

Na obra de Clarice Lispector, Rodrigo S.M. é o narrador que nos revela a trajetória de Macabéa. Esta é uma imigrante alagoana que acaba sendo envolvida e submetida à dura realidade de uma cidade grande como o Rio de Janeiro.

Órfã, solitária e sem aptidão social, a personagem vai se isolando ao mesmo tempo em que cria uma realidade dentro da própria imaginação. Seu destino trágico revela um pouco da incrível sensibilidade de Lispector, capaz de enxergar de maneira magistral os pormenores que envolvem as relações interpessoais.

Sendo assim, Hora de Estrela é um dos romances mais indicados da literatura brasileira, entre outros motivos, pela capacidade da autora de refletir a respeito da existência e da arte.

Questões como o tipo de criação recebida e a incapacidade de comunicação eficaz fazem parte da realidade e do destino de Macabéa.

Por que conhecer estas romances?

Como visto, de cada obra é possível tirar interpretações que enriquecem sua visão de mundo. Os livros aqui apresentados têm essa característica em comum.

Conheça-os na íntegra. Temos certeza de que será muito importante para a sua trajetória.

Entendendo os processos que levam Bentinho a desconfiar de Capitu, o meio que atua sobre Jean Valjean e as próprias limitações de Macabéa, por exemplo, você conseguirá sofisticar a própria maneira de entender o ser humano e tudo o que o envolve.

Gostou de conhecer alguns dos romances essenciais da literatura? Deixe aqui o seu comentário. Queremos receber o seu feedback.

Ah! Se você tem interesse na literatura, não deixe de conhecer o nosso curso de Letras (Literatura).

romances da literatura


Postagens Relacionadas