fbpx
Marketing de Relacionamento: um valor de marca | Blog Unigran Net

“Marketing de Relacionamento” é um termo que já existe há alguns anos no mercado e se tornou o queridinho de muitos comunicadores e empresários. “O segredo do sucesso é o relacionamento com o cliente” é como dizem, mas poucos entendem realmente a importância disso.

O Marketing de Relacionamento como um dever

Manter um relacionamento com clientes há muito tempo deixou de ser uma opção e se tornou algo obrigatório para qualquer empresa.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, a conquista e a fidelização de clientes se tornaram essenciais. É comum a todos que é mais simples manter que criar um novo relacionamento.

Muitas empresas atuais buscam criar e manter esses relacionamentos aplicando o Marketing 3.0. Este que nas áreas de Comunicação, é conhecido como o “Marketing voltado para o cliente”. Sabe aquela história de que o cliente sempre tem razão? É aplicado aqui.

De forma prática, a empresa busca fazer com que o cliente se sinta único e especial. Seja por felicitações no aniversário, bônus por compras, conhecer suas preferências e seus hábitos ou simplesmente o atendendo pelo nome.

Marketing Unigran Net

Nessa nova realidade, as empresas precisam identificar quais são as reais necessidades e os possíveis desejos dos clientes – atuais e potenciais – buscando sempre satisfazê-los.

Através da boa experiência, é criado o amor pela marca. Uma boa experiência que, na maioria das vezes, é criada pelo bom atendimento seguido pela constante interação. O atendimento personalizado é a chave do sucesso. É um trabalho árduo, mas quando bem aplicado, os resultados são satisfatórios, afinal, o cliente torna-se fiel. É isso que gera valor para a empresa e para a marca.

Em um texto, produzido pelo Mundo do Marketing, é mencionada uma das maneiras que podemos conhecer o público: “Um banco unificado é capaz de reconhecer hábitos do cliente e saber quais são suas preferências. O que permite que as companhias gerenciem a melhor forma de atender o consumidor de acordo com suas necessidades”.

Enfim, tudo se resume a sete palavras: atender ao cliente da melhor forma possível. Para isso, o ideal é utilizar as emoções do cliente e não a razão.

Palavra dos Mestres

Philip Kotler, um dos maiores especialistas da área, definiu o Marketing como:

“a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”.

Vale citar que esse lucro é mais que dinheiro, envolve fidelidade, por exemplo.

Em uma matéria feita pela revista Exame, há uma frase que nos faz pensar: “O cliente conquistado pelo bolso, se perde pelo bolso”. O preço nunca deve ser um fator decisivo para o cliente continuar com a sua marca. Por isso o neuromarketing é tão importante.

De forma sintética, o Neuromarketing estuda a neurociência junto ao marketing. Fernando Kimura, um dos especialistas quando o assunto é neuromarketing, ministrou uma palestra em Naviraí, no Estado do Mato Grosso do Sul, sobre o assunto. Na mesma, onde colaboradores do Marketing da Unigran Net participaram, Kimura citou que quando a atenção, a memória e a emoção estão a altos níveis, é mais fácil de fazer com que a marca seja lembrada.

As memórias e as conexões com a empresa são criadas pela emoção. E o valor que o consumidor tem sobre a empresa deve ser construído. Isso acontece principalmente ao utilizar o relacionamento como ferramenta.

Considerando informações como essa, é indiscutível o fato de que, desde o primeiro contato, a marca deve se posicionar de forma que encante o cliente, mostrando-se totalmente aberta e disponível a ele. Por meio desta e outras especialidades que o profissional de Marketing atua no mercado.

Finalmente, uma das principais dúvidas:

Marketing Unigran Net

Em todas essas áreas é aplicado o relacionamento, seja com o consumidor final ou com os colaboradores da empresa. Porque, ter um bom relacionamento entre liderança e funcionários é essencial para que todos falem a mesma língua, pensem e lutem pela mesma causa.

Como é possível perceber, trabalhar com o Marketing de Relacionamento realmente pode ser a chave para o sucesso. Afinal, o marketing está em todo lugar e, nos últimos anos, cresceu exponencialmente. Contando com a presença marcante também no mundo digital.

Então, se quiser saber mais sobre a graduação de Marketing, clique aqui e conheça a opção oferecida pela Unigran EAD.

Não perca a oportunidade de investir no seu futuro, faça sua inscrição no vestibular, e atue nesta área repleta de oportunidades!


Postagens Relacionadas