fbpx
Os impactos da comunicação visual | Blog Unigran Net

Uma das primeiras coisas que chamam atenção na hora de consumir algum produto ou realizar alguma compra é o visual. Seja de um ambiente presencial ou de um site de vendas, a comunicação visual tem grandes impactos e é muito poderosa para tomada de decisão. 

Acompanhe o artigo para entender melhor sobre o poder dos elementos visuais.

O que é comunicação visual?

A comunicação visual se baseia na forma com que uma organização se comunica por meio de imagens visuais. Fotos, vídeos, banners ou peças infográficas são alguns dos exemplos desse tipo de comunicação. 

Ela está presente em todos os aspectos do cotidiano, isso porque essa é uma forma extremamente importante e de fácil associação que as pessoas podem fazer. Tanto que com o poder dos elementos visuais, há marcas que são facilmente identificadas apenas pela cor, símbolo ou aplicação. 

Por isso as empresas mais populares do mercado e as que desejam crescer investem grandemente em uma identidade imagética.

E por que isso é tão importante? 

Simples. Com a mudança na maneira como as pessoas vêm consumindo produtos e serviços, clientes exigentes e com necessidade de serem próximos as marcas, a imagem que a empresa transmite tornou-se não apenas um cartão de visitas, mas um cartão de fidelidade. 

Já não basta mais criar uma identidade visual, é preciso estar disposto a investir nessa comunicação para que os seus impactos sejam contínuos. Aquele ditado de que quem não é visto não é lembrado se encaixa perfeitamente nesse tipo de situação, porque além de não ser lembrado, a empresa que não é vista acaba se tornando a última opção.

É através de uma comunicação visual bem estabelecida que se torna possível fortalecer a marca, reforçar o seus valores, conquistar credibilidade e consequentemente, com todos esses atos, ganhar espaço no mercado.

Portanto, é importante entender a comunicação visual como uma ferramenta indispensável para crescer no mercado e tornar-se conhecido no segmento. 

O papel da padronização nesse processo:

Para conseguir ter os impactos corretos com uma comunicação usual assertiva é necessário trabalhar em cima de um padrão. 

Por isso, todos os aspectos visuais que estarão relacionados à marca devem ser muito bem pensados e estruturados antes de serem colocados em prática. É necessário sempre lembrar que uma cor, uma tipografia, uma imagem, uma animação 3D deve ter uma função clara e fazer sentido com o objetivo final da empresa. 

Tendo essas ideias já estruturadas é hora de entender o papel e importância da padronização no processo de construção e fortalecimento de uma comunicação visual. 

Será que a Coca Cola estaria tão relacionada à cor vermelha se em cada campanha o rótulo trouxesse uma coloração diferente? Ou será que a Disney seria tão bem lembrada se a sua tipografia fosse diferente na abertura de cada série ou filme? 

Além desses grandes exemplos de cores e tipografias, pode-se citar também a empresa de cosméticos e perfumes brasileira, Boticário. Como uma estratégia bem interessante para captar esse público, os próprios vendedores além de terem um uniforme, também são orientados a utilizar apenas as maquiagens e produtos da empresa. Dessa forma, o colaborador tem ainda mais propriedade para falar sobre o produto que está vendendo e o cliente já passa a ter essa visão positiva sob a marca. 

A mente humana trabalha com a padronização e na comunicação visual ela é a maior aliada. Pois é utilizando essa capacidade de armazenar informações que aquela empresa vai criando um vínculo com o seu público e tornando-se próxima a ele de forma que ele se torne capaz de identificar a empresa apenas pelos aspectos visuais.

Além disso…

Também pode-se destacar outras estratégias que também fazem total diferença na hora de fortalecer uma marca. 

Marketing Olfativo (Fonte da Imagem: MarkupBrainstorm).

O marketing sensorial, por exemplo, é uma ótima alternativa que utiliza os cinco sentidos para criar experiências agradáveis do cliente com a empresa.

Um dos mais utilizados é o olfativo que trabalha a área sensorial do consumidor por meio do olfato. Com cheiro único, cria-se um ambiente confortável e agradável para que o cliente se sinta à vontade e estimulado ao consumo.

Mas também vale a pena investir no paladar, por exemplo. Em clínicas é comum ter aqueles espaços reservados para que o paciente desfrute de um café e algum lanchinho. Não apenas como forma de proporcionar uma boa experiência, mas esse ato também ameniza a sensação de espera. 

Agora está claro que a comunicação visual é um dos elementos mais importantes para qualquer negócio. Por isso, ela faz parte do planejamento das empresas, indo além da construção de um logo, mas integrando todos os elementos imagéticos da organização.

E você, profissional da área, pode aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos com o MBA em Comunicação e Marketing da Unigran EAD. Clique aqui para saber mais! 

Leia também: Psicologia das cores: Como você é influenciado pelo que vê. 


Postagens Relacionadas