fbpx
Por que fazer Segunda Licenciatura em Pedagogia? | Blog Unigran Net

A graduação de Segunda Licenciatura em Pedagogia foi criada pela Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 emitida pelo Ministério da Educação – MEC.

O objetivo dessa iniciativa é qualificar o grande contingente de profissionais da educação que tiveram essa formação em diferentes momentos ao longo das últimas décadas.

Portanto, nesse sentido, é importante lembrar que existe uma elevada demanda por profissionais com licenciatura. Além disso, muitas vezes, o perfil médio do educador em atividade é de alguém que obteve uma graduação há muitos anos, sendo desejável que o profissional passe por um processo de aprimoramento.

Sendo assim, diante do esforço massivo de qualificação dos profissionais já em atuação no mercado, o governo espera melhorar indicadores de desempenho de diferentes níveis de ensino, sobretudo do ciclo básico.

Para saber mais como funciona a Segunda Licenciatura em Pedagogia, quais os critérios para se habilitar para essa instrução e quais os benefícios, continue a leitura. Apresentaremos um panorama completo sobre o tema.

Como funciona a Segunda Licenciatura em Pedagogia?

A Segunda Licenciatura em Pedagogia é destinada para profissionais com qualquer diploma de licenciatura e queiram passar por um processo de aprimoramento.

Dessa forma, com essa qualificação, o educador estará apto a atuar como docente na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio nos processos de Gestão Educacional e em ambientes não escolares.

Além disso vale destacar que a segunda licenciatura pode ser em uma área do conhecimento diferente daquela em que o educador é formado.

Por exemplo, um professor de história,  pode fazer uma Segunda Licenciatura em Pedagogia e Letras (Língua Portuguesa), se habilitando a ocupar vagas como docente nessas disciplinas.

Em um cenário em que muitos professores atuam de forma irregular ministrando aulas em disciplinas para as quais não são formados. Assim estando sujeitos a deixaram essas vagas em caso de regularização da situação por parte da instituição do ensino, essa é uma vantagem e tanto.

Uma Segunda Licenciatura em Pedagogia proporciona outras oportunidades na educação (Fonte da imagem: Governo do Estado de São Paulo).

Outro aspecto relevante para entender o funcionamento da Segunda Licenciatura em Pedagogia tem a ver com a forma de ingresso. Então, por se tratar de uma segunda graduação que visa qualificar profissionais da educação já com o diploma de licenciatura, não é exigido vestibular.

Aos interessados, basta realizar o processo de matrícula na instituição de ensino superior. E, ao contrário de um curso regular de graduação, essa formação dura consideravelmente menos tempo, com a carga-horária podendo ser cumprida em até um ano.

Por que fazer uma Segunda Licenciatura em Pedagogia?

Agora que você já sabe como funciona o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, veja quais são as principais vantagens de investir nessa qualificação:

Aprimoramento da formação

A Segunda Licenciatura em Pedagogia é uma oportunidade e tanto de aprimorar a sua formação. Na prática, isso significa se atualizar em relação as melhores práticas em sua área de atuação e entender o que há de mais moderno no mercado educacional.

Além disso, é importante relembrar conteúdos relevantes, e enfim, se tornar um profissional melhor preparado para estar em sala de aula ou exercer qualquer competência na área de gestão escolar.

Acesso a novas oportunidades

Não é novidade para ninguém que profissionais com um currículo incrementado saem na frente pela conquista das melhores vagas no mercado de trabalho, não é mesmo?

Com uma Segunda Licenciatura em Pedagogia você conquista o diferencial competitivo necessário para figurar entre os profissionais mais bem preparados e, acima de tudo, consegue a colocação profissional que deseja.

Como já destacamos anteriormente, com a segunda licenciatura, você se habilita para atuar em diferentes áreas, como Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, nos processos de Gestão Educacional e em ambientes não escolares.

Isso também, claro, com o diferencial de ser um profissional recém-formado e, portanto, apto para entregar os melhores resultados na atividade docente, o que é amplamente reconhecido no mercado de educação.

Qualificação de curta duração

Já pensou em conquistar sua Segunda Licenciatura em Pedagogia com apenas um ano de curso? Pois bem, o tempo necessário para obter esse título é exatamente esse.

O curso de Pedagogia faz diferença no mercado de trabalho (Fonte da imagem: Medium).

Em algumas instituições de ensino superior, a carga-horária para obtenção do diploma pode ser cumprida em um prazo de 12 meses. E, como já informado, o ingresso se dá sem a necessidade de vestibular, poupando tempo de preparação para quem deseja investir nessa preparação.

Ensino a distância é uma ótima opção

De fato, são muitos os benefícios de investir em uma Segunda Licenciatura em Pedagogia. O profissional conta com a possibilidade de aprimorar sua formação além de qualificar seu perfil profissional para conquistar a colocação profissional que deseja, alcançando uma melhor remuneração e, por consequência, mais qualidade de vida.

O que você talvez não saiba é que, além de não ser preciso vestibular para ingressar nesse curso superior, tudo pode ser feito a distância. Em conclusão, você estuda onde e quando quiser.

Essa é a opção mais indicada para quem já leva uma vida profissional e pessoal cheia de compromissos e, ainda não deseja perder horas preciosas todas as semanas com deslocamento.

A Unigran EAD oferece a Segunda Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. Além disso, a formação ofertada pode ser concluída em apenas dois semestres e é destinada a quem já conta com o diploma de licenciatura em mãos. Confira nossa grade curricular:

Grade curricular de Segunda Licenciatura em Pedagogia

Disciplina (1° semestre)Horas
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental50
Didática60
Educação e Meio Ambiente40
Educação Especial e Escola Inclusiva60
Estágio Supervisionado em Educação Infantil (0 A 5 ANOS)150
Filosofia da Educação40
Libras – Língua Brasileira de Sinais60
Psicologia do Desenvolvimento60
Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)60
Sociologia da Educação40
Disciplina (2° semestre)Horas
Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos40
Atividades Complementares200
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História, Geografia e Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental50
Escola e Currículo e Avaliação Institucional60
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (1° AO 5° ANO)150
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil60
Fundamentos e Metodologia de Alfabetização e Letramento60
História da Educação40
Organização da Educação brasileira e políticas públicas60
Princípios e Métodos da Gestão Escolar60

Enfim, quer saber mais como a Segunda Licenciatura em Pedagogia funciona? Então, acesse nosso site e confira em detalhes todas as informações.

Também temos outros artigos como esse neste link.


Postagens Relacionadas