fbpx
Psicologia das cores: como você é influenciado pelo que vê | Blog Unigran Net

Você já parou para pensar o quanto é influenciado pelo que vê? Apesar de estarem presentes em tudo que nos cercam – paredes, roupas, casas, ruas -, muitas vezes, não percebemos que as cores têm uma importância que vão além da estética.

Áreas de estudo como arquitetura, moda, psicologia e publicidade utilizam a psicologia das cores para comunicar ideias, formar impressões e influenciar pensamentos e decisões.

Isso porque, as cores influenciam percepções visuais. Transmitindo sensações e sentimentos, que fazem com que você tome decisões de compra, mesmo que inconscientemente.

Você não quer que esse assunto passe em branco, não é mesmo? Portanto, neste artigo, mostraremos de que forma você é influenciado pelo que vê. Confira a seguir.

O que é a psicologia das cores?

psicologia das cores 3

A psicologia das cores nada mais é que um estudo que determina de que modo o seu cérebro recebe e processa as informações que são captadas visualmente.

Além disso, ajuda a entender de que forma o cérebro identifica as cores e as converte em sensações. Uma vez que, essa teoria indica que os tons utilizados atuam como uma poderosa ferramenta de persuasão e que afetam a escolha ou rejeição de um produto ou objeto.

Sendo assim, você é influenciado pelo que vê o todo tempo. No âmbito pessoal, as cores das roupas que alguém veste, por exemplo, podem influenciar na primeira impressão e idealização da personalidade dela.

Como as cores permitem você ser influenciado pelo que vê?

Se você parar para pensar, as cores sempre estiveram presentes na sua vida. Na pré-escola, quando você deu seus primeiros passos na vida acadêmica, a cada trabalho precisava escolher a cor adequada para pintar o cabelo da sua mãe, as árvores ou o seu bichinho preferido.

Sabe-se que os hemisférios do cérebro trabalham juntos, de maneira paralela. Eles processam e compartilham informações entre si de forma instantânea. Isso permite que você avalie situações, sons, imagens e cores para então agir.

Por meio das cores, você é influenciado pelo que vê e sente diferentes efeitos, que vão da segurança ao impulso, passando pela sorte, confiança, alegria, entre outros.

Exemplos de estímulos provocados por algumas cores

psicologia das cores 6Você sabe o que o levou a pintar seu quarto de branco? Por que vestiu uma camisa azul para a reunião? Ou deixou de comer seu jantar porque a cor não lhe agradou? Ou comprou algo que você nem sabia que precisava naquela loja?

As cores são elementos fundamentais no processo de comunicação e decisão. Elas aguçam sentidos, despertam e afetam emoções, além de definirem escolhas.

Confira de que forma você é influenciado pelo que vê:

  • Vermelho: é responsável por despertar sentimentos intensos, como paixão, poder e emoção. Essa cor quente é capaz de aumentar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, despertando o senso de urgência.
  • Amarelo: está relacionado com sentimentos felizes, estimulantes e de esperança. O amarelo desperta a atenção e está relacionado ao otimismo, à sabedoria e à imaginação. Junto ao vermelho, também é muito relacionada à alimentação.
  • Laranja: empolgante, essa cor reflete o calor e a alegria. Humor, energia e entusiasmo são outras sensações transmitidas por ela.
  • Azul: o azul está relacionado aos sentimentos de tranquilidade, segurança, confiança, harmonia e calma.
  • Verde: essa cor com efeito calmante está relacionada à saúde, ao equilíbrio e à natureza.
  • Roxo: essa cor é utilizada para acalmar e estimula a solução de problemas.

psicologia das cores 2As cores como ferramenta da Publicidade

Na hora das compras, assistir a vídeos, escolher fotografias, entre outras atividades, muita gente pode não perceber, mas as cores afetam diretamente nas ações. Pesquisas mostram que elas influenciam em 85% das nossas decisões de compra.

Sabendo disso, a publicidade utiliza todas as ferramentas possíveis para conquistar seus objetivos e alcançar o público-alvo. Apostar na psicologia das cores pode ser o diferencial de uma ação – afinal, ela ajuda a transmitir ideias e sentimentos.

No âmbito pessoal ou profissional, a percepção visual exerce muita influência em nossas ações. Se você deseja inovar e tirar o máximo de proveito desse conhecimento para potencializar seus resultados, investir em um curso como o de Produção Publicitária é uma boa pedida! Assim, você ampliará suas habilidades!

E você, de que forma é influenciado pelo que vê? Ficou com alguma dúvida? Que tal deixar um comentário e enriquecer a discussão? Até a próxima!

Você pode ler a diferença entre o curso de Produção Publicitária e Marketing aqui.


Postagens Relacionadas