fbpx
Quero mudar de carreira: por onde começar? | Blog Unigran Net

Muitas vezes quando tomamos a decisão da nossa carreira, acreditamos que isso vai definir o resto das nossas vidas. Mas o tempo passa, as coisas mudam e novos sentimentos podem aparecer! Dentre eles, o descontentamento com a sua vida profissional e, quando isso acontece, porque não fazer uma mudança de carreira?

O assunto ainda pode assustar muitas pessoas, afinal mudar de carreira não é uma decisão muito fácil e prática de ser tomada. Mas, é fato que todo mundo consegue trabalhar melhor quando se sente contente e satisfeito com o que está fazendo. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor o processo de mudança de carreira e como fazer isso de uma forma segura. Vamos lá?

O que é mudança de carreira?

O que chamamos de mudança de carreira é o momento em que o profissional de determinada área decide investir em uma carreira diferente da sua atual por uma motivação pessoal. 

Se sentir assim não é nenhum problema! Até porque, muitas vezes, quando escolhemos a nossa profissão ainda somos jovens demais, existe uma pressão da sociedade e da família para que essa escolha seja feita de forma rápida e é totalmente normal acabar mudando de ideia algum tempo depois. 

Isso não significa que você não se sinta bem ou que não goste da área que escolheu em primeiro lugar, mas talvez você já tenha vivido tudo que esperava atuando como este profissional e que agora deseja explorar outras áreas.

Como fazer uma mudança de carreira segura?

Por mais que a vontade seja de já se jogar com tudo em uma carreira nova, essa decisão exige planejamento! 

É no processo de planejamento que você conseguirá avaliar a possibilidade de fazer uma reserva financeira ou a necessidade de continuar no trabalho atual enquanto estuda novas áreas. 

O que também vale a pena fazer neste processo é escutar experiências de pessoas que já passaram por isso. Essas pessoas podem te dar um norte para solucionar algumas questões. Além de tirar algumas dúvidas sobre esse período de transição.

(Fonte da Imagem: Hubspot).

Além disso, é importante manejar as expectativas. A ideia de começar algo novo é muito empolgante. Mas ter os pés no chão e entender que vão existir desafios, te deixará pronto para enfrentar isso como uma construção diária e que, com esforço, resultará no sucesso.

Para garantir ainda mais segurança na sua mudança de carreira, estude também o mercado de trabalho. Veja quais são as possibilidades para a área que você deseja migra. E lembre-se, durante esse processo uma formação acadêmica é fundamental para obter conhecimento na área e ter melhores oportunidades de emprego.

Com a educação a distância, por exemplo, se tornou mais fácil investir em uma nova formação enquanto você ainda está nesse processo de mudança de carreira. Então aproveite essa oportunidade para que você consiga ampliar o seu conhecimento e já iniciar em uma nova área de atuação com tudo!

Na Unigran EAD você ainda escolhe se quer a sua graduação à distância ou semipresencial, fazendo apenas uma matéria por mês. 

Lembre-se, trabalhar com aquilo que você gosta é importante, mas para garantir um bom retorno financeiro é indispensável se aprofundar na área com uma formação acadêmica. 

Leia também: Benefícios que o hábito de leitura traz para a sua carreira


Postagens Relacionadas