fbpx
O papel do Serviço Social nas Empresas | Blog Unigran Net

O terceiro setor é uma possibilidade de atuação para o Assistente Social. No entanto, não é a única opção. Atualmente, o profissional pode atuar em Serviço Social nas empresas de outros setores da economia.

O Serviço Social tornou-se relevante devido às mudanças nas estruturas de trabalho e novos conceitos sociais, técnicos e éticos. Com a abertura de oportunidades no mundo corporativo, o profissional tende a agregar o seu trabalho a outros setores da sociedade.

Dessa forma, o assistente social possui cada vez mais diversidade nas áreas de atuação. A mudança favorece quem já atua ou que pretende atuar na área de Serviço Social.

Listamos 3 áreas em que o profissional de Serviço Social pode atuar em empresas:

1. Gestão de pessoas

Um setor que a maioria das empresas corporativas possui é o de gestão de pessoas. Sendo uma das áreas em que o assistente social pode atuar. Neste, o assistente social pode demonstrar a importância da qualidade na atenção e tratamento adequado aos colaboradores da empresa.

O profissional pode ser um agente de transformação e mudança, assim melhorando a forma com que a organização lida com os seus colaboradores.

Além disso, a sua análise e contribuição são importantes para formação de políticas de gestão de pessoas dentro da empresa. Alguns pontos que podem ser melhorados com o trabalho do Serviço Social nas empresas:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora da qualidade e da imagem corporativa.

Todas as mudanças causadas nas empresas pelo Serviço Social são por meio da valorização dos seres humanos.

2. Saúde do trabalhador

A saúde do trabalhador é muito importante para a empresa. A organização pode ter o profissional do Serviço Social como aliado para a promoção da saúde de seus colaboradores.

O profissional desenvolve papel fundamental para criar projetos, analisar e documentar informações que possam ser utilizadas pela empresa. Ou seja, por meio desse trabalho, a organização pode criar formas mais efetivas de garantir e promover a saúde de seus colaboradores. Dessa maneira, com a atuação do assistente social, um trabalho de prevenção de doenças físicas e mentais é realizado.

O trabalho do assistente social dentro da área da saúde na empresa promove ações efetivas para satisfação dos colaboradores. Essas ações então contribuem de forma ativa para a diminuição do afastamento dos colaboradores no trabalho.

3. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa

O desenvolvimento sustentável das organizações é um tema muito abordado atualmente. A maioria trata sobre a importância do crescimento das instituições alinhadas a práticas de desenvolvimento sustentável.

O Serviço Social nas empresas também exerce um papel importante nesse processo. O assistente social é um agente apto a desenvolver ações para criar e disseminar atitudes de valorização humana.

Com um ambiente com maior desenvolvimento sustentável, o crescimento corporativo é realizado de forma mais real e humana. Com isso, a demanda de cargos e vagas para essa área tende a crescer nos próximos anos. Todas essas práticas estão alinhadas com o atual cenário de preocupação com a responsabilidade social empresarial.

Serviço Social Unigran Net

Logo, os que já atuam ou pretendem atuar no Serviço Social nas empresas possuem um cenário bem mais oportuno. Com mais opções de cargos e áreas para desenvolver seu trabalho, comparado ao que era há alguns anos.

Enfim, você gostou de conhecer o importante papel do Serviço Social nas empresas e tem interesse na área? Então, conheça o curso de graduação em Serviço Social oferecido pela Unigran EAD!



Postagens Relacionadas