fbpx
Quais são os serviços prestados por um cartório? | Blog Unigran Net

Nascimentos, óbitos, autenticação de documentos até casamentos e compras de imóveis. Tudo passa pelo cartório.

Há uma estimativa de que uma pessoa física recorra aos serviços cartorários no mínimo dez vezes na vida. Mas, para cada necessidade, deve-se recorrer ao cartório especializado naquele assunto. Quer conhecer o que faz cada um deles? Vamos lá!

TIPOS DE CARTÓRIOS

Para começar, os Cartórios de registro civil.

Estes são responsáveis pela prática de atos de registro de nascimento, casamento e óbito, entre outros. Além de averbações, anotações e fornecimento de certidões desses atos.

Os cartórios de registro de títulos e documentos têm funções diversas. Promovem o registro de documentos gerais, como contratos entre pessoas físicas e/ou jurídicas, que têm por causa bens móveis. Sendo também responsável por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança, por exemplo.

Além disso, o registro de títulos e documentos também possui a chamada função suplementar ou residual. Ou seja, pratica os registros não atribuídos aos demais serviços: registros de imóveis, registro civil de pessoas jurídicas e assim em diante.

Os cartórios de registro civil de pessoas jurídicas são responsáveis pelo registro dos contratos sociais, atos constitutivos e estatutos – e suas respectivas alterações – das empresas, sindicatos, associações, fundações e sociedades civis, pias, religiosas, morais e científicas.

Aos cartórios de notas, compete lavrar escrituras, como as de imóveis e de reconhecimento de paternidade, testamentos, partilhas, autenticação de cópias e procurações, reconhecimento de assinaturas, entre outros.

registro-de-imovel-unigranet
Cartório de registro de imóveis

Já estes, registram os títulos de propriedade de imóveis e respectivas averbações. Assim, para saber quem é o proprietário de um imóvel, é necessário consultar o registro do imóvel nesse cartório.

É importante saber que a escritura de um imóvel pode ser lavrada em qualquer cartório de notas, inclusive de outra cidade ou estado. No entanto, tem que ser registrada no cartório de abrangência do imóvel.

O cartório de protestos de títulos é o cartório competente para o protesto de cheques, notas promissórias, duplicatas, etc. Também utilizado para outros documentos em que se reconheçam dívidas.

Restritos a alguns estados, os cartórios de registro de contratos marítimos tratam exclusivamente de atos relativos a transações de embarcações marítimas. Enquanto os cartórios de distribuição respondem pela distribuição equitativa de serviços cartoriais de que trata a Lei 8.935/94 e atos complementares à função.

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇOS JURÍDICOS

Para pessoas que tenham interesse em atuar na gestão de atividades jurídicas e no suporte aos profissionais do Direito, o curso de Serviços Jurídicos forma o profissional para trabalhar tanto em escritórios de advocacia e fóruns quanto em cartórios.

Serviços Jurídicos Unigran Net

Enfim, você já conhece o mercado e as atuações de Serviços Jurídicos. Então, aproveite a oportunidade! Invista no seu futuro e faça a sua inscrição no vestibular! Você também pode acessar a página do curso e conferir mais detalhes aqui.

Referências: Poder Judiciário da União – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Artigo relacionado: Tudo que você precisa saber sobre o curso de Serviços Jurídicos


Postagens Relacionadas