fbpx
Qual carreira jurídica seguir? | Blog Unigran Net

Se você faz Direito e ainda não decidiu qual carreira jurídica seguir, fique tranquilo! Essa é uma dúvida comum de muitos formandos, já que existem diversas áreas da especialização em Direito.

A graduação apresenta várias esferas que o profissional pode seguir, mas exige uma escolha do ramo já no momento da prova da OAB.

Se você não tomou essa decisão, encontrou o post certo! Continue lendo para saber um pouco mais sobre as áreas do Direito e entender como a especialização pode ajudá-lo a escolher o ramo e a carreira jurídica certa.

Algumas áreas de atuação do Direito

Como você já deve saber, o campo de atuação do profissional de Direito é amplo. Ele pode escolher por atuar em uma das mais de doze áreas do ramo. Conheça um pouco mais sobre alguns desses campos:

Direito Civil

Esta área apresenta um conjunto de normas que regulam as relações interpessoais para que possamos viver de modo organizado. Dentro deste ramo estão o direito das pessoas, da família, das obrigações, das sucessões, das coisas e da empresa.

Direito Penal

Campo responsável por estabelecer e regular a punição para indivíduos que cometem delitos e crimes que prejudicam pessoas ou a sociedade. Ou seja, o objetivo deste ramo do Direito é preservar a ordem e a paz social.

Direito do Trabalho

Essa área é responsável pelas normas que regulam a relação entre empregador e empregado.

Direito Empresarial

Este é um campo do direito privado que estuda e disciplina a atividade lucrativa independente. Em outras palavras, é uma área que visa garantir que o empresário ou a sociedade empresária conduza corretamente o seu empreendimento.

Direito Constitucional

O Direito Constitucional é parte do Direito Público, esta área é responsável pela análise e controle das leis fundamentais que regem o Estado.

Direito Administrativo

Este ramo, que também faz parte do Direito Público, dedica-se aos princípios e normas que disciplinam o exercício da função administrativa. Isto é, o campo que estuda a Administração Pública e a atividade de seus representantes.

Direito Tributário

Conjunto de normas que regem a imposição, fiscalização e arrecadação de tributos. Ou seja, a área que regula como os tributos serão cobrados e que fiscaliza essa arrecadação.

A escolha da carreira jurídica

Confira algumas dicas para ajudar você a escolher a carreira jurídica certa:

Estabeleça seus objetivos

Você já definiu seus objetivos para a carreira jurídica? Deseja ter um escritório próprio ou trabalhar como advogado em uma grande empresa? Saber onde deseja chegar é fundamental para escolher a carreira jurídica certa e, claro, a especialização que vai ajudá-lo a conquistar esse objetivo.

Busque conhecimento

Com os objetivos definidos, busque informações sobre a carreira jurídica que deseja seguir e a especialização em Direito do ramo desejado. Para saber mais sobre o cotidiano da carreira, converse com profissionais já formados e atuantes no mercado de trabalho. Assista também a programas e entrevistas na TV e no YouTube. Esse tipo de conteúdo vai ajudar você a ter uma ideia melhor sobre a profissão.

Já no momento de escolher a especialização, é preciso conferir uma série de informações: pesquise a instituição de ensino, confira a estrutura curricular, as ementas e a duração do curso, verifique também se a especialização é reconhecida pelo MEC e conheça a rotina do profissional especializado.

Conheça o dia a dia da área de especialização em direito

Antes de bater o martelo na escolha da especialização, procure conhecer a rotina do profissional da área. Isso é importante para evitar surpresas quando chegar no mercado de trabalho.

Vamos ver um exemplo? Você tem interesse pelo meio ambiente e gostaria de trabalhar para ajudar a protegê-lo, mas atuando longe dos tribunais.

Enfim, durante as pesquisas, descobriu que ao fazer uma especialização em Direito Ambiental você vai ser capaz de atuar em campos que precisam de conhecimento jurídico ambiental.

Além disso, aprendeu também que seguindo a carreira jurídica de advogado ambientalista sua atuação provavelmente será longe do tribunal – como você gostaria. Você vai agir preventivamente, acompanhado a tramitação de processos administrativos junto aos órgãos ambientais. Logo, essa é a especialização certa para você.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer para escolher sua carreira jurídica. Então, busque conhecer bem a área de especialização em Direito antes de tomar a decisão final. Para começar a pesquisa, que tal conhecer em detalhes os cursos de especialização em Direito Público, Direito Ambiental e Direito e Processo Previdenciário?


Postagens Relacionadas