fbpx
Como surgiu a tecnologia da informação? | Blog Unigran Net

A tecnologia da informação é uma área da ciência que se tornou indispensável nos tempos modernos. Também conhecida como TI, ela utiliza equipamentos e ferramentas como computadores, sistemas e softwares para produzir, armazenar, divulgar, confirmar e utilizar os mais diversos tipos de informação.

A tecnologia vem se desenvolvendo com rapidez, o que impulsiona também o avanço das tecnologias da informação. Afinal, a informatização se tornou quase que uma lei na sociedade atual. Por isso, os especialistas da área apresentam novas soluções tecnológicas a cada dia.

Quer saber tudo sobre o desenvolvimento da tecnologia da informação? Então, acompanhe este post e aproveite a leitura!

Como e quando surgiu a tecnologia da informação?

A descoberta da eletricidade por Talles de Mileto 700 anos antes de Cristo foi o ponto de partida para o desenvolvimento da TI. Depois surgiu a prensa topográfica no século XIV e as calculadoras e caixas registradoras no século XIX.

No final do século XIX, surgiram os programas de computador, revolucionando a transmissão de informações. Durante a Segunda Guerra mundial, aconteceu a transição para os computadores eletrônicos modernos. Então, essas enormes máquinas foram evoluindo e hoje movimentam o mundo.

Como é implementada a tecnologia da computação?

Chamamos de implementação da TI, a entrega de um novo sistema às corporações e o treinamento dos utilizadores dessa tecnologia. Esse termo é usado porque além de implantar um novo sistema é preciso mostrar ao usuário que essa nova tecnologia vai gerar melhores resultados.

Juntamente com a implementação das tecnologias, acontece a implementação das atividades humanas para o início dos trabalhos de informação. Acompanhe, agora, os itens que são necessários para a implementação do sistema de informação tecnológico:

  • investimento no software;
  • cálculo de Total Cost of Ownership (TCO) que vai estimar os gastos com a TI;
  • compra de um hardware;
  • elaboração e conversão de dados;
  • solicitação e confirmação da documentação das bases de dados;
  • instalação;
  • preparação do ambiente para a gestão de qualidade dos processos de desenvolvimento;
  • consideração e dimensionamento da tecnologia para os próximos anos:
  • teste;
  • entrega da tecnologia.

Já para a implementação das atividades humanas é necessário:

  • formação de grupos de trabalho;
  • treinamento de operadores e utilizadores;
  • estimativa da rotatividade e da necessidade do aumento da formação de pessoal;
  • aceitação do sistema pelo grupo de utilizadores.
  • adaptação ao sistema pelos utilizadores.

tecnologia da informação unigran net

Qual foi a finalidade da criação da tecnologia de informação?

No final do século XIX, um cabo telegráfico foi lançado entre a Inglaterra e os EUA. Com isso, o tempo de troca de informações entre esses dois países, que antes era de cerca de 10 dias, caiu para alguns minutos.

No início do século XX outros países europeus se industrializaram impulsionando o crescimento de vários tipos de indústrias. Isso levou à otimização do uso da energia elétrica e ao desenvolvimento da locomotiva a vapor e da química.

Com o grande aumento das relações comerciais, surgiu a necessidade de desenvolvimento e aprimoramento dos meios de comunicação e gerenciamento das informações. Desde então, a TI vem avançando com grande velocidade a fim de acompanhar as mais diversas demandas organizacionais.

Como foi o desenvolvimento e a evolução da tecnologia da informação?

A partir da década de 1970, aconteceu um grande desenvolvimento da eletrônica. Desde então, o processamento e o armazenamento de informações foram se tornando mais simples e populares.

A globalização, que incrementou as relações comerciais e culturais do mundo a partir do fim da década de 70, impulsionou a modernização das tecnologias dos computadores. Afinal, era preciso aumentar a velocidade na manipulação de informações e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com essa empreitada.

A redução dos custos e o aumento da eficiência tornaram os computadores acessíveis para um grande número de pessoas e também popularizou a internet. Dessa forma, empresas de todos os setores passaram a contar com essas poderosas ferramentas que permitem a integração de todos os dados da corporação de forma rápida e objetiva.

Conforme você pode acompanhar, a tecnologia de informação se tornou essencial para as organizações e para toda a sociedade. Isso porque, o uso das tecnologias e das ferramentas incorporadas por ela agrega agilidade, praticidade, segurança e muitos outros benefícios ao cotidiano das corporações e das pessoas.

Você gostou de saber mais sobre a tecnologia da informação? Então, aproveite para conhecer também a nossa pós-graduação de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação!

tecnologia da informação unigran net


Postagens Relacionadas