fbpx
De onde veio a onda coaching? | Blog Unigran Net

Você sabia que o coaching, apesar de todo o sucesso atual, teve origem em meados do século XVI, em Kocs, na Hungria? A palavra, que traduzida do inglês significa treinamento, representa bem o objetivo dessa profissão: capacitar e desenvolver habilidades para o crescimento pessoal ou profissional das pessoas.

Em um primeiro momento, a palavra coach servia para denominar carruagens que era utilizadas pelos jovens universitários da cidade de Kocs e dirigida por “coacheiros”. A partir disso, em 1830 a palavra foi ressignificada pela universidade de Oxford, passando a ser traduzida como “guia” ou “tutor”, para denominar aqueles que treinavam e ensinavam os estudantes da época.

No ano de 1831 o coaching passou a ser usado também no universo dos esportes. Já em 1950, o termo finalmente integrou o mundo dos negócios e a literatura business, com o objetivo de capacitar, treinar e preparar pessoas para o desenvolvimento.

Continue a leitura e descubra mais sobre o que é o coaching, como se capacitar para a área e quais as vantagens dessa técnica para pessoas e organizações!

O que é o coaching?

O coaching é um conjunto de técnicas e acompanhamentos que busca solucionar problemas e expandir capacidades e habilidades pessoais e/ou profissionais. Para isso, o coach (treinador) precisa conhecer e alinhar os objetivos e metas de seu coachee (cliente) de acordo com suas técnicas, buscando oferecer uma resposta eficiente a curto prazo.

O coach (treinador) precisa conhecer e alinhar os objetivos e metas de seu coachee (cliente) de acordo com suas técnicas, buscando oferecer uma resposta eficiente a curto prazo. (Fonte da imagem: RH Mobile)

Esse desenvolvimento é realizado através de sessões, que podem ser realizadas toda semana, a cada 15 dias ou uma vez ao mês, dependendo da necessidade e disponibilidade de cada cliente. A duração do treinamento também dependerá dos objetivos e da velocidade da evolução de cada pessoa.

Para quem busca orientação para um objetivo a curto prazo, por exemplo, as aulas podem ser mais recorrentes e intensivas. Já para quem deseja vencer um medo, uma limitação ou alcançar outro objetivo pessoal, o coaching pode perdurar por mais tempo.

Além dos processos pessoais, o coaching também atua em questões empresariais e em treinamento de equipes. Nesse caso, o atendimento, as sessões e estratégias também são personalizadas de acordo com as dores de cada empresa.

Quem é e o que faz o profissional dessa área?

O profissional que atua nessa área é conhecido como coach, palavra que traduzida do inglês significa treinador. O coach atua aplicando as metodologias e técnicas adequadas para conquistar os objetivos do cliente, buscando quebrar barreiras, eliminar crenças limitantes, estimular habilidades, treinar e preparar para uma situação ou evento específico, entre outros.

No entanto, é importante ressaltar que o coach não substitui nem realiza as mesmas funções de um terapeuta ou psicólogo. Logo, não tem permissão de medicar, diagnosticar ou oferecer soluções advindas de outras profissões que cuidam da saúde mental e física das pessoas.

O papel que o coach desempenha na vida dos clientes é de liderança. (Fonte da Imagem: S3 Amazonaws)

Para entender melhor a função do coach, o papel que ele desempenha na vida dos clientes é de liderança, estimulando o desenvolvimento e a evolução de cada um de acordo com suas necessidades. Para isso, as técnicas e ferramentas são devidamente estudadas e aplicadas com responsabilidade e ética pelo profissional.

Ao contar com o trabalho de coaching, o cliente terá orientações e preparos que serão voltados para o futuro, contando com uma influência positiva para direcionar o seu foco nessa mesma direção e conquistar objetivos de forma mais rápida e eficiente. 

Quais os benefícios do coaching?

O coaching pode ser utilizado em diversas áreas profissionais ou particulares, trazendo benefícios duradouros e da forma mais rápida possível. Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Promove o autoconhecimento;
  • Ajuda a melhorar o equilíbrio emocional;
  • Auxilia a quebrar limitações na mente, desenvolvendo o otimismo;
  • Facilita o planejamento de carreira e a descoberta de habilidades;
  • Desenvolve a comunicação e a liderança;
  • Ajuda a melhorar a tomada de decisões;
  • Estimula o aumento da produtividade e a vencer a procrastinação;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Ajuda a desenvolver a saúde financeira e a lidar melhor com o dinheiro;
  • Auxilia na preparação de equipes e estratégias empresariais para alcance de metas.

Essas são só algumas das vertentes onde o coaching pode fazer a diferença através de ferramentas de liderança eficazes.

Quer saber mais sobre as oportunidades de carreira que um coach pode ter? Então, confira agora mesmo nosso curso de pós-graduação em MBA em Coaching e Liderança


Postagens Relacionadas