fbpx
Empreendedorismo digital ou PDV: qual a melhor opção? | Blog Unigran Net

Todo case de sucesso começa com uma ideia. Talvez você tenha uma pronta para ser colocada em prática, mas sempre surgem algumas dúvidas. Entre elas é comum se perguntar se é melhor montar um ponto de venda (PDV) ou partir para o empreendedorismo digital.

Muitos acreditam que o futuro dos negócios está na internet. Logo, veem no meio digital o melhor local para empreender. Por outro lado, ainda há diversos modelos de negócio que precisam de um estabelecimento físico.

Sendo assim, não há resposta definitiva para dizer qual alternativa é melhor: o empreendedorismo digital ou o físico. Antes, é fundamental compreender o negócio e o mercado para, então, escolher a forma de atuação. Pois além disso, em muitos casos, ponto de venda e e-commerce trabalham juntos.

Preparamos este artigo para apresentar a você as vantagens e desvantagens desses dois modelos de negócio. Assim, nosso objetivo é contribuir para que você tome a decisão mais adequada às suas necessidades. Acompanhe!

O que significa empreender?

Ao falar de empreendedorismo, é comum pensar que isso significa abrir sua própria empresa. Mas a verdade é que nem todo empresário é, de fato, um empreendedor.

A noção de empreendedorismo vai além de simplesmente abrir um negócio. Trata-se de identificar necessidades e ver nisso a oportunidade de criar soluções. Assim, o empreendedor contribui com a criação de algo positivo, gerando valor para a sociedade.

Inovação é a palavra-chave neste novo cenário. E o empreendedor, portanto, é sempre alguém criativo, disposto a transformar o mundo com suas ideias.

Por que optar por um ponto de venda?

Para muitos empreendedores, parece óbvia a necessidade de ter um estabelecimento físico para seu negócio. Afinal, é preciso de um local expor seus produtos aos clientes, certo?

Bom, nem sempre isso é realmente necessário. Hoje é possível criar modelos de negócio totalmente baseados em plataformas virtuais. Porém, em alguns segmentos o consumidor ainda prefere comprar em lojas físicas. É o caso dos artigos de vestuário, como roupas e calçados, por exemplo.

No ponto de venda, o cliente pode experimentar e sentir o produto, além da facilidade caso precise fazer uma troca.

Além disso, o PDV favorece as compras por simples desejo. Ou seja, ocasiões em que o consumidor vê o produto no expositor ou na vitrine e decide levá-lo para casa. Claro que, para que isso aconteça, é preciso que o produto esteja exposto em local adequado e com preço acessível.

Por que investir em empreendedorismo digital?

É cada vez maior o número de pessoas que começam seus próprios negócios em plataformas virtuais. Em muitos casos, o empreendedorismo digital não precisa sequer de um escritório. É possível trabalhar em casa, tendo apenas um computador e conexão com a internet.

Entre as tendências do empreendedorismo digital estão as startups, com negócios totalmente baseados na internet. É o caso de muitos serviços digitais que já estão incorporados ao nosso dia a dia. Como exemplo de grandes cases de sucesso podemos citar a Uber, a Netflix e o Airbnb.

Outra maneira bastante comum de empreender no mundo virtual é abrindo uma loja online, ou e-commerce. Esta, aliás, é uma tendência que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Prova disso é que, só em 2017, o setor faturou R$ 47,7 bilhões, segundo pesquisa realizada pela eBit.

A grande vantagem desse modelo de negócio é a facilidade de romper fronteiras geográficas. Assim, alguém que esteja no sul do Brasil, pode vender seus produtos para clientes do Norte, por exemplo. Além disso, os investimentos para começar um negócio digital normalmente são menores.
empreendedorismo digital

empreendedorismo digital

Afinal, qual a melhor alternativa?

Tanto o empreendedorismo digital quanto o PDV têm suas vantagens e desvantagens. Portanto, não existe alternativa melhor ou pior. O que existe são as opções mais adequadas para cada modelo de negócio.

Sendo assim, antes de definir se seu negócio será físico, online ou ambos, é preciso fazer o planejamento. Invista tempo em analisar o mercado e traçar as estratégias necessárias para alcançar o sucesso.

Nossa dica é para que você conheça o MBA em Gestão Empreendedora de Negócios. O curso, oferecido pela Unigran EAD na modalidade a distância, visa capacitar profissionais e desenvolver habilidades empreendedoras.

Com conhecimentos necessários em técnicas e ferramentas de gestão, fica mais fácil de traçar estratégias para fazer seu negócio decolar. Clique aqui e saiba mais sobre o curso agora!


Postagens Relacionadas