fbpx
Qual a hora certa para fazer uma pós-graduação? | Blog Unigran Net

Por muito tempo, fazer uma pós-graduação foi sinônimo de status. Hoje, os enfoques são diferentes: aprofundar conhecimentos, manter-se atualizado, adquirir novas competências… Seja qual for o seu principal objetivo, precisa investir em um bom curso.

E se você está em dúvida se este é o momento certo para estudar, leia esta check-list e decida se está na hora de fazer sua pós graduação. Não perca as dicas deste post!

Quanto tempo faz que você se formou?

Se você respondeu entre cinco e dez anos ou mais de dez anos, você precisa voltar a estudar. Isso porque o mercado dá prioridade para pessoas que estão investindo na carreira. Além disso, você já tem uma boa experiência na sua área de trabalho e maturidade para extrair da pós-graduação tudo o que ela tem de melhor.

Porém, lembre-se: tanto na graduação quanto na especialização, quem faz o curso é o aluno e sua dedicação.

Como é seu relacionamento no mercado de trabalho?

Este ponto é muito importante. Um profissional respeitado no mercado precisa, além do conhecimento técnico, um excelente networking. Ter bons contatos no mercado de trabalho, uma boa reputação e ser reconhecido como um bom profissional é um bom caminho para o sucesso profissional!

Então, matricule-se na sua pós-graduação já pensando em conhecer e ganhar o respeito dos seus colegas de turma.

Para isso, a  nossa dica de ouro  é: Use o LinkedIn! Não, ele não é uma rede social somente para quem procura emprego. Ele serve para você se relacionar com os profissionais da área que deseja trabalhar e mostrar seu conhecimento para os profissionais da área que já atua.

Sendo assim, pesquise os profissionais que já fizeram a pós-graduação que você deseja fazer. Adicione os profissionais da sua turma de pós no LinkedIn já nas primeiras aulas. O conteúdo da pós-graduação vai te ajudar a criar discussões muito ricas nos grupos de profissionais da sua área.

Pesquise dicas para preencher o perfil do seu LinkedIn corretamente, existem diversas por aí! Se possível, também faça uma pesquisa dos grupos que existem sobre sua área de atuação. Se você não possui um bom relacionamento com profissionais da sua área ou da área que deseja atuar, são fortes sinais de que você precisa sim fazer uma pós graduação.

Eu tenho muita experiência, preciso fazer uma pós-graduação?

Acreditamos que muita gente se faz esta pergunta, e a resposta curta e direta é: sim! Sabe por quê?

Muitos profissionais que tem experiência profissional no mercado, geralmente são auto-didatas. Ou se formaram num curso diferente da profissão que vieram a seguir.

Por isso, mesmo tendo bastante experiência você pode crescer ainda mais aprendendo a organizar seu pensamento profissional com as metodologias aprendidas na pós-graduação. Aprender gestão, fazer pesquisa, trocar informação com profissionais recém formados ou já com mais tempo de formação, é essencial para quem tem a experiência mas sente falta daquela teoria que vai ajudar a ligar os pontos e criar relações importantes na vida profissional.

Não ter tempo para fazer uma pós graduação não é mais uma desculpa!

Hoje, o EAD (Ensino a Distância) evoluiu muito. O diploma é exatamente igual ao curso presencial. E a Unigran EAD é uma instituição conceituada com mais de 43 anos de dedicação ao ensino, trabalhando o EAD desde 2002.

Pense na comodidade de não precisar pegar trânsito, não ficar rodando atrás de uma vaga no estacionamento, estudar em qualquer lugar e horário, enfim, existem muitas vantagens. No entanto, você precisa se organizar e criar sua rotina de estudos. A palavra-chave é dedicação.

Além disso, uma pós-graduação normalmente é um período curto, de até 18 meses. Se você se esforçar, fazer os exercícios propostos, ler e fazer pesquisas complementares, com certeza, sua pós-graduação vai agregar em muito na sua carreira, sendo presencial ou não!

Então, se você ainda tem dúvidas, não deixe de perguntar! E se descobriu que precisa fazer uma pós graduação, escolha seu curso agora e matricule-se!

Temos toda nossa lista de cursos de pós-graduação, tanto de MBA como de especialização, aqui.



Postagens Relacionadas