O que é o MBA e como funciona? | Blog Unigran Net

Para conhecer o MBA, é preciso saber que existem diferentes tipos de pós-graduação para quem deseja se aprofundar em uma área do conhecimento. O que as caracteriza é a maneira como atendem a perfis e os objetivos dos profissionais e futuros estudantes.

Assim, existem as modalidades lato sensu, mais voltadas para o mercado de trabalho e as stricto sensu, com foco no ambiente acadêmico. Entre esses diferentes tipos de especializações existem diferentes possibilidades.

E é para falar mais detalhadamente sobre o MBA que preparamos este artigo. Confira!

O que é o MBA

Se você já se perguntou o que é o MBA, primeiramente saiba que é um curso executivo para quem já possui grau de bacharelado ou de tecnólogo.

MBA é a sigla de Master in Business Administration, ou seja, mestre em administração de negócios, em português. É importante destacar que se trata de um curso criado fora do país, o que significa que o termo “mestre” não é sinônimo de mestrado, ao menos, não no Brasil.

É importante diferenciar o que é o MBA nos Estados Unidos e no Brasil. Lá, o curso é um tipo de mestrado que pode ser feito entre um e dois anos e tem uma característica bem diferente daquilo que é oferecido em nosso país.

MBA estudoTrata-se de um programa mais amplo e que se dedica a diferentes setores. Sendo preferido por profissionais que já atuam há muito tempo em sua área, não por jovens recém graduados.

De fato, no Brasil, o MBA também se enquadra na categoria de lato sensu. Isso em função de ser mais voltado para o mercado de trabalho, que uma especialização do tipo stricto sensu. Porém, apresenta carga de 360 horas.

Sendo também uma modalidade que costuma trabalhar competências demandadas pelo mercado. Especialmente nas áreas de gestão e negócios, sendo requisitada por executivos que procuram progredir na carreira.

Qual é o foco do curso?

Basicamente, o MBA é mais voltado à área de administração de empresas. É uma formação que permite tanto a absorção de conhecimentos aprofundados a respeito de questões específicas de mercado quanto a construção de uma visão mais ampla em relação ao mundo corporativo e suas práticas tidas como ideais.

Neste estudos, é possível lidar com os processos e ferramentas que fazem parte da rotina do profissional de gestão. Os cases são organizados e mediados por professores com experiência no setor em que atuam. E são eles que dão o devido direcionamento para os estudantes.

Normalmente buscando experiências na área, diferentes tipos de empresários, gestores e executivos direcionam seus estudos para o MBA após a conclusão da graduação.

Para quais áreas o curso é recomendado?

MBA especializaçãoProfissionais que atuam com gestão, além de departamentos comerciais, financeiros, de projetos e de pessoas, costumam ser os que mais encontram benefícios nos cursos de MBA. Isso porque a modalidade apresenta diferentes tipos de formação.

Existem casos de cursos voltados para a gestão de pessoas, interessantes especialmente para profissionais de RH. Já a área de Gestão de Negócios permite ao aluno desenvolver uma visão estratégica do negócio em que atua, gerando melhores possibilidades profissionais para empreendedores.

Em suma, entendendo o que é o MBA, cabe ao aluno escolher o direcionamento ideal para os seus interesses. É isso que permitirá que ele se dedique a um aprendizado mais específico e assim aperfeiçoar habilidades e competências.

Quais são os pré-requisitos exigidos?

O básico é ter um diploma de graduação, ainda que seja de uma área diferente do curso que o aluno pretende fazer. Além disso, as faculdades costumam fazer uma análise curricular para selecionar seus alunos.

Vale destacar a importância de se graduar em um curso reconhecido pelo MEC. Isso evita riscos como o de determinada faculdade não reconhecer a sua formação.

Não existe a obrigatoriedade em relação ao tipo de graduação, ou seja, você pode fazer a sua especialização em MBA tendo se graduado como bacharel, licenciado ou tecnólogo, desde que tenha o diploma em mãos.

Na prática, as exigências não são muito rígidas. O mais importante é que o aluno tenha a compreensão sobre o que é o MBA e como esse curso pode ser útil para a sua carreira.

Quem é o profissional com MBA?

Um dado interessante vem do estudo feito pela Catho Educação. Este mostra que os profissionais com MBA são os que apresentam os maiores salários do mercado.

Isso se justifica no fato de que o curso permite incrementar o currículo dos profissionais. O que pode oferecer a eles o diferencial necessário dentro da área em que atuam.

Hoje, o profissional com MBA está entre os mais requisitados em função do seu grau de especialização. Além disso, geralmente, atende e se mostra mais adequado às exigências das empresas.

Enfim, o MBA é certamente um caminho que pode alinhar o profissional com a sua área, sendo um tipo de especialização que costuma levar aos mais altos salários.

Entendeu o que é o MBA e como esse curso pode ser útil para a sua carreira? Deixe aqui o seu feedback! Gostamos de ouvir sua opinião.

Clicando aqui, você pode acessar a categoria de pós-graduação e os cursos com foco no MBA em nosso site oficial.


Postagens Relacionadas