fbpx
A comunicação da sua empresa é falha? | Blog Unigran Net

É certo que, a objetividade e a clareza na comunicação são essenciais para o sucesso pessoal e empresarial. Diante da competitividade do mercado, a circulação de informações internas e externas deve agregar agilidade e eficiência.

Sendo assim, é preciso que haja um alinhamento perfeito entre os setores de comunicação e de recursos humanos da empresa. Para então dar a devida atenção às informações divulgadas.

Afinal, com o uso de novas tecnologias e a concorrência crescente, é necessário buscar boas estratégias com a finalidade de tornar a comunicação simples, correta e eficaz. E, quando a comunicação falha, podem ser gerados erros, constrangimentos e prejuízos financeiros.

Quer saber o que fazer para corrigir a comunicação falha e evitar problemas em sua empresa? Então, confira as dicas que preparamos especialmente para você!

Use uma linguagem compreensível

Tanto as comunicações internas quanto as externas devem ser transmitidas de forma simples e compreensiva. Sendo assim, é importante usar as palavras de forma adequada. A fim de garantir uma interpretação de acordo com o propósito da mensagem.

Também é preciso ter cuidado com o excesso ou a falta de informação e de termos técnicos e formais que dificultem a compreensão da mensagem. Deve se atentar à pontuação correta na comunicação escrita para garantir a entonação adequada, evitando a duplicidade de sentido.

Defina o seu público-alvo

Muito se fala da importância de promover a comunicação empresarial externa com a finalidade de conquistar o público-alvo. Essa questão é muito importante para o crescimento e a consolidação de uma empresa ou de uma marca no mercado.

É preciso conhecer as necessidades e as preferências dos consumidores a fim de definir a estratégia de divulgação da empresa e de seus produtos. Assim, será possível eleger os melhores recursos de comunicação como mídias para anúncios, conteúdos e palavras-chave para conquistar a confiança de parceiros e clientes.

comunicação público-alvo

Considere o seu público interno

Além de considerar o público externo, é muito importante promover uma comunicação adequada entre os gestores e os colaboradores. Afinal, dessa interação depende a eficiência, a produtividade e a imagem da empresa e a comunicação falha pode enfraquecer o relacionamento do time.

Dessa forma, informações importantes, decisões estratégicas e comunicação de eventos devem ser utilizadas para reafirmar os valores e a metas da empresa. E o uso correto de canais como jornais, murais, e-mail, reuniões e blog interno é fundamental para incrementar a motivação de toda a equipe.

Saiba ouvir feedbacks mesmo quando a comunicação falha

As empresas devem estabelecer um canal de feedback com os funcionários de modo a otimizar a gestão e o engajamento dos colaboradores. É aconselhável, portanto, estar aberto às perguntas e dúvidas, além de ouvir as considerações dos funcionários.

Quando a comunicação falha e as críticas aparecem, é ainda mais importante ouvir o que eles têm a dizer. Esse diálogo vai valorizar e incentivar os colaboradores, aproveitando os talentos e aprimorando a noção de responsabilidade de cada um.

Tudo isso, além minimizar as chances de ocorrências de crises e conflitos, ainda vai contribuir para o aprimoramento organizacional da empresa.

Mantenha um canal aberto com os consumidores

Quanto ao público externo, com a chegada da internet nunca foi tão importante manter um canal de comunicação com esse público. Dessa maneira, além de considerar e responder os questionamentos, é possível aproveitar as sugestões dos consumidores para aprimorar e criar novos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

comunicação com consumidores

Invista na contratação de um especialista em comunicação

Vale a pena estudar a possibilidade de contração de um especialista na área de Comunicação e Marketing. Esse profissional vai liderar uma equipe para diagnosticar e sanar as falhas.

Ele ainda será capaz de planejar e implementar soluções estratégicas para melhorar a interatividade entre funcionários, consumidores e fornecedores.

Enfim, com uma equipe competente é possível deixar a comunicação falha no passado. E assim transmitir as informações com clareza e cordialidade incentivando a participação de todos no desenvolvimento da empresa.

Assim, além de promover a integração entre todos os departamentos, será possível contar com funcionários e clientes motivados a divulgar e defender a sua marca no mercado.

Você gostou das nossas dicas para acabar com as falhas na comunicação empresarial? Quer aprimorar os seus conhecimentos nessa área? Conheça então o nosso curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing e aproveite para incrementar o seu currículo!


Postagens Relacionadas