fbpx
Quais os micromomentos do processo de compra? | Blog Unigran Net

Os smartphones transformaram o modo como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Hoje, usamos estes dispositivos para fazer praticamente tudo. Podemos tirar dúvidas, agendar compromissos, enviar e-mails, reservar hotéis, chamar táxis ou fazer compras. São essas decisões imediatas que chamamos de micromomentos.

O termo é relativamente novo e, basicamente, compreende o ato de utilizar a internet para resolver problemas instantaneamente. No atual cenário, portanto, compreender este conceito é essencial para criar ações de comunicação e marketing cada vez mais assertivas.

Por isso, reunimos neste artigo informações relevantes sobre as novas tendências no comportamento do consumidor. Explicamos também como as marcas têm se adaptado a essas mudanças. Confira!

O novo consumidor e seus hábitos imediatistas

Vivemos em um mundo hiperconectado que oferece soluções imediatas para os problemas do agora. Você não precisa, por exemplo, ir a uma biblioteca para fazer uma pesquisa, tampouco ir ao shopping para saber o preço de uma roupa. Tudo isso pode ser resolvido instantaneamente, em qualquer lugar, com um simples toque na tela do celular.

Neste cenário, o comportamento do consumidor também se transformou. Não por acaso, o presidente do instituto Data Popular, Renato Meirelles, disse em entrevista ao Mercado em Foco que “o acesso à informação e o aumento do consumo tornaram os brasileiros mais exigentes e conscientes dos seus direitos.”

Uma pesquisa realizada pela consultoria Provokers comprova esta afirmação. De acordo com o estudo, hoje a jornada do consumidor passa pela internet, uma vez que as pessoas buscam informações antes de comprar um produto. Além disso, 79% dos usuários de smartphones esperam obter informações imediatas ao fazer uma pesquisa.

Acontece que, com os hábitos cada vez mais imediatistas, qualquer intenção de compra pode se transformar em decisão. Para isso, basta que a empresa ofereça as condições necessárias para converter a visita em uma venda. E isso implica em compreender e saber utilizar os micromomentos em seu favor.

Afinal, o que são os micromomentos?

Para entender melhor o que são micromomentos, é interessante fazer uma experiência. Pegue seu celular, abra o buscador e observe quais foram suas últimas pesquisas. É provável que você tenha buscado por algum produto, o endereço de uma empresa ou até respostas para dúvidas corriqueiras.

Cada uma dessas pesquisas pode ser considerada um micromomento em que houve a intenção de obter determinada informação. Mas isso não significa que todas as buscas são iguais. O próprio Google propôs uma divisão, que separa os micromomentos em quatro diferentes categorias. São elas:

1. Quero saber

Nesta categoria, estão pesquisas relacionadas a dúvidas cotidianas, como uma notícia ou até o nome de uma música. Segundo o Google Analytics, 65% dos usuários de smartphones procuram por mais informações sobre algo que viram na TV. Neste caso, os usuários têm a intenção de descobrir algo imediatamente.

2. Quero ir

Este é um tipo de pesquisa cada vez mais frequente, em especial graças à tecnologia de geolocalização. Trata-se de buscar informações antes de ir a um estabelecimento físico. Portanto, é cada vez mais frequente o número de buscas contendo termos como “perto daqui” ou “aberto agora”. A intenção, neste caso, é encontrar rapidamente um lugar em que se possa comprar determinado produto ou contratar um serviço.

3. Quero fazer

Outra tendência entre os micromomentos é a busca por instruções para fazer algo. Quem nunca procurou por um tutorial ou uma receita na internet? Segundo o Google, é crescente o número de pesquisas contendo a expressão “como fazer”, principalmente no YouTube. Aqui, a intenção do usuário é encontrar instruções que resolvam seu problema imediatamente.

4. Quero comprar

O quarto momento é quando o consumidor tem a intenção de compra e busca saber mais sobre o produto. Se antes era necessário ir até a loja para se informar, hoje o consumidor tem as informações disponíveis na internet. Além disso, é possível ver avaliações, comparações, comentários e pesquisar preços, o que agiliza a decisão de compra. Em muitos casos, a compra acontece no próprio ambiente virtual.

Em síntese, os micromomentos são os pequenos instantes em que as pessoas usam seus smartphones para satisfazer desejos pontuais. São nesses momentos que intenções podem produzir decisões e o desafio das marcas é aproveitar e impulsionar esses instantes.

Como transformar micromomentos em oportunidades?

Com a facilidade de encontrar informações na internet, a expectativa dos usuários é cada vez mais alta. É comum, portanto, que as pessoas estejam mais interessadas nos conteúdos que entreguem exatamente aquilo que elas buscam, em páginas ou plataformas que ofereçam uma boa experiência de navegação.

Neste cenário, as empresas devem adotar boas práticas de user experience (UX), além de ser a fonte de informação mais relevante que os consumidores possam encontrar. Assim, cabe ao profissional de marketing compreender as necessidades do consumidor e trabalhar para que a marca atenda essas expectativas.

Dada a necessidade de profissionais capacitados neste novo contexto, surgem também novas oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, para se destacar é fundamental estar com seus conhecimentos atualizados para compreender as novas tendências.

Uma alternativa é se especializar nessa área, fazendo um curso de pós-graduação. A Unigran EAD oferece o MBA em Comunicação e Marketing que pode ajudar você a se destacar neste mercado. Clique aqui para acessar nosso site oficial e saber mais sobre o curso.


Postagens Relacionadas