fbpx
Posso me especializar em uma área diferente da minha? | Blog Unigran Net

Você sabia que as pessoas que possuem um diploma de nível superior podem fazer uma pós em uma área diferente da graduação?

Aquela ideia de que você deve seguir sempre em Humanas, Exatas ou Biológicas é um mito! Você pode optar por expandir seu conhecimento em qualquer uma dessas áreas. Independente daquela que você se formou. Uma ótima notícia, concorda?

É sobre isso que vamos falar neste post! Continue lendo para saber mais sobre essa possibilidade de se especializar em outros ramos.

Pós em uma área diferente da graduação: um mar de oportunidades.

Só para acabar de vez com com o mito: se você tem um diploma de nível superior, pode se especializar em uma área diferente da sua formação. Atravessar as fronteiras das tradicionais áreas do conhecimento é algo possível e mais comum do que você imagina. E ao fazer isso, você encontra um grande número de oportunidades e vantagens — como verá a seguir:

Vantagens de escolher outra área de especialização

Acredite: quando você decide aprender mais sobre um assunto de outro ramo, investe em uma determina área de especialização, encontra oportunidades que nunca imaginou.

Crescimento profissional

A sua área de especialização pode contribuir para impulsionar a sua carreira e/ou o seu negócio. Sabe como?

Um engenheiro que tem seu próprio escritório de consultoria, por exemplo, pode facilmente se especializar em Comunicação e Marketing para alavancar a sua empresa. O conhecimento que ele vai adquirir nesse curso vai ajudá-lo a atrair e reter clientes, assim como aumentar suas vendas.

Um outro exemplo é de um dentista que decide passar um tempo na área de Ciências Sociais Aplicadas. Fazendo um MBA em Contabilidade Gerencial, ele passou a tomar melhores decisões em relação aos recursos financeiros e ao patrimônio do seu consultório odontológico de médio porte.

Ou seja, cursar uma pós em uma área diferente da graduação pode tornar você um profissional mais competitivo. Além de possibilitar a sua singularidade no mercado.


Mudança de carreira

Além de adquirir conhecimentos vantajosos para a sua carreira, você pode se identificar com uma nova profissão durante os estudos. A especialização pode ser o empurrão que faltava para você fazer uma grande mudança de carreira.

Um profissional de Educação Física, por exemplo, pode fazer uma especialização em marketing. E assim trabalhar somente como produtor de conteúdo especializado. Em vez de se deslocar pela cidade para atender alunos, ele pode ajudar mais pessoas produzindo conteúdos para serem divulgados online.

Ampliação da rede de contatos

Uma outra vantagem de cursar uma pós em uma área diferente da graduação é fazer novos contatos. Conhecer profissionais de outros ramos ajuda a ampliar seus horizontes e a gerar mais oportunidades para a sua carreira.

Aprofundar conhecimentos de seu interesse

O curso de especialização não precisa estar diretamente relacionado à sua vida profissional. Você pode estudar também pelo simples prazer de aprofundar seus conhecimentos sobre uma área que goste, como a segurança pública. Se você se interessa pessoalmente sobre as questões acerca da religiosidade, por exemplo, pode se especializar em Teologia.

Geração de novos conhecimentos

Ao mesclar saberes de diferentes áreas, você pode se deparar com um novo conhecimento. Isto é, pode desenvolver novos conceitos e teorias que impactam positivamente outras atividades.

Escolhendo o curso de especialização certo

Como você deve ter uma vida corrida, verifique se o curso de seu interesse pode ser realizado a distância. Assim vai facilitar a inclusão dos estudos na sua rotina, além de gerar mais flexibilidade para estudar.

Verifique também a estrutura curricular, o tempo de duração e quantidade de vezes que precisará ir ao polo ou campus para realizar provas. Isso porque por mais que a maior parte do curso seja a distância, o Ministério da Educação (MEC) exige que algumas atividades sejam realizadas presencialmente.

Enfim, verifique o reconhecimento oficial da especialização na plataforma e-MEC. Escolha somente um curso e uma instituição devidamente reconhecidos pelo MEC, ok? Isso é essencial para assegurar que você vai receber um diploma válido ao término dos estudos.

Agora você já sabe que pode seguir uma pós em uma área diferente da graduação. Então, que tal conferir cursos de pós-graduação que você pode fazer a distância? É só clicar aqui.



Postagens Relacionadas