fbpx
4 técnicas para construir um ótimo discurso | Blog Unigran Net

Seja no trabalho, na escola ou em ocasiões especiais, um bom discurso precisa impactar e ser claro para transmitir uma mensagem. E se engana quem pensa que para construir um bom discurso é preciso usar palavras difíceis e inéditas.

Para deixar o seu recado de maneira marcante, o mais importante é que você esteja seguro e a vontade para se expressar. Para isso, existem algumas técnicas básicas que podem ser úteis em qualquer ocasião, mesmo que o discurso seja improvisado e inesperado. 

Conquistar pessoas através das palavras é fundamental para quem deseja impactar o seu meio e provocar ações e reações de acordo com o seu objetivo. Se você tem interesse em seguir uma carreira de liderança e exercer sua influência no mundo de maneira positiva, esse artigo é especialmente para você.

Confira nossas dicas para construir um bom discurso e estar sempre pronto para qualquer situação!

4 dicas para um bom discurso:

1. Se aprofunde no assunto 

O primeiro passo para construir um bom discurso é, sem dúvidas, se aprofundar no tema e na pauta levantada. Isso significa que não basta apenas conhecer o conteúdo relacionado ao título de seu discurso, é importante ir além e explorar outras visões correlacionadas ou tema.

Mas fique tranquilo, não é preciso adicionar tudo o que você ler ou estudar dentro de suas falas. Afinal, muitas das vezes os discursos tem um tempo estimado e precisam ser objetivos para prender a atenção do público – o que se torna difícil em discursos demorados.

Se aprofunde no assunto (Fonte da imagem: Exame)

O objetivo de se aprofundar no assunto, na verdade, é te trazer mais segurança na hora de passar a mensagem. Quando você sentir que está dominando aquele tema, todo o nervosismo de falar algo incorreto ou ser confrontado por perguntas é eliminado.

Além disso, ao se sentir mais confiante até sua postura é impactada positivamente. Pessoas que tem autoridade em um tema demonstram isso através de suas palavras, gestos e articulações, dando mais confiança ao público para ouvirem e refletirem sobre aquilo que estão recebendo.

2. Considere o público em questão

Além de dominar o tema para transmitir segurança ao público, conhecê-lo bem é fundamental para construir um bom discurso. A questão não é dizer o que eles esperam ouvir, mas saber como conquistá-lo e quebrar paradigmas para que o seu recado seja direto e objetivo, ultrapassando as barreiras mentais que podem estar pré-definidas em suas mentes.

Para cativar os seus ouvintes, vale a pena estudar mais sobre o perfil geral, público alvo ou persona que estará presente. Com isso, o discurso poderá conter elementos personalizados de acordo com o ambiente.

Se o público presente for jovem e a mensagem for de incentivo, por exemplo, será possível usar toques humorísticos e perspectivas que prendam a atenção. Já se o público apresenta um perfil formal e sério, ir para o lado reflexivo e motivacional pode ser a melhor opção.

Falar a linguagem do público já é um grande passo para ter sucesso no seu discurso e conseguir passar aquilo que você deseja a eles.

3. Faça rascunhos do seu discurso

Após definir a linguagem e o tom de suas falas, colocar as ideias no papel é o próximo passo. Caso você ainda não saiba por onde começar, criar uma lista de tópicos ou exemplos que possam ser usados na construção do seu discurso pode te ajudar a encontrar um ponto de partida.

Os rascunhos são ótimos para organizar ideias e rever frases que devam ou não estar presentes no discurso. Além disso, eles ajudarão a fixar melhor o conteúdo para treinar e não esquecer nenhum ponto importante.

O rascunho final pode servir de base no dia da apresentação para que você não pule nenhum tópico ou exemplo. No entanto, não se apoie somente no texto escrito e evite ficar lendo o conteúdo, para que suas falas não percam a naturalidade e continuem passando confiança e autoridade no assunto.

(Fonte de imagem: 1 Bp Blogspot)

4. Treine o máximo possível

Rascunho pronto? Então é hora de praticar e treinar o seu discurso até que ele esteja carregado de emoção e possa atingir os seus objetivos.

Vale a pena ressaltar que um discurso não é composto apenas pelo que você diz, mas também pelo o que seu corpo expressa na hora que está falando. Por isso, treinar suas movimentações e gestos também é importante.

Para isso, um bom truque é discursar para si mesmo em frente a um espelho, observando se você está passando uma imagem de segurança e influência aos ouvintes. Gravar o discurso pode ajudar a melhorar a dicção e o tempo de fala, e palestrar para familiares e amigos é uma boa estratégia para receber feedbacks e ajustar pontos necessários.

Por fim, imagine que o seu discurso pode ser o ponta pé inicial para transformar uma vida. Com isso em mente e colocando nossas dicas em prática, construir um bom discurso nunca mais será um problema!

Quer saber como a capacitação profissional pode te ajudar a exercer uma liderança de influência? Então conheça agora mesmo o nosso curso de pós-graduação em MBA em Coaching e Liderança!


Postagens Relacionadas