Teologia

Vaticano: o simbolismo sagrado

Postado em • Última atualização em


Sendo o menor país soberano do mundo, o Vaticano conta com uma população de cerca de 825 pessoas. Esse lugar encantador se encontra no centro de Roma, a capital da Itália e do antigo Império Romano.

Apesar de seu diminuto tamanho, que não é maior do que meio quilômetro quadrado, ele representa a sede da autoridade máxima da Igreja Católica Romana, o Papa.

Incrível, não é? Continue a leitura e saiba mais sobre este fantástico pedaço do mundo.

A história do Vaticano

Sua existência remonta ao ano de 1929, quando foi criado pelo papa Pio XI e o então ditador da Itália, Benito Mussolini. Os dois firmaram um acordo que visava beneficiar ambas as partes ao garantir uma sede mundial para a Igreja Católica. 

Assim, em contrapartida, deveriam abrir mão das terras que havia conquistado durante o período da Idade Média e reconhecer Roma como a nova capital da recém-unificada Itália.

Além disso, uma curiosidade interessante sobre esse período, é que após Jesus ser crucificado, o cristianismo era ainda uma religião minoritária. Seus seguidores foram perseguidos e tiveram a árdua tarefa de difundir a crença cristã durante o período do Império Romano.

Naquela época, havia já a disputa pela cidade de Jerusalém, tão importante na crença cristã quanto na judaica e muçulmana. Com a ampliação das fronteiras do cristianismo e o aumento do poder da Igreja Católica, deu-se a transformação, pelo imperador Constantino, de Roma como um centro de adoração cristã.

Tendo isso em mente, torna-se mais fácil entender porque Mussolini firmou o acordo de criação do Vaticano enquanto Estado independente, a fim de obter o poder sobre Roma.

O turismo na Cidade-Estado

A Cidade do Vaticano recebia cerca de 8 milhões de visitantes anualmente, mas esse número foi bem abalado pela pandemia do Covid-19. 

Ainda assim, o turismo no Vaticano é forte, trazendo turistas movidos pela curiosidade ou pela fé e desejo de conhecer um local tão importante e simbólico do cristianismo.

Sendo um expoente da arquitetura devido às obras ali presentes, como a Basílica de São Pedro e a Praça de São Pedro, além dos Museus Vaticanos, a Cidade do Vaticano representa um símbolo concreto da fé católica. Assim, atraindo fiéis ao redor do mundo, ansiosos em visitar o local e, talvez, até ter a experiência de ouvir uma missa celebrada pelo Papa.

E, falando no sumo pontífice, é no Vaticano que se encontra o Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. Lá também podemos encontrar outros locais famosos, como a Capela Sistina, cuja arquitetura se inspira no Templo de Salomão do Antigo Testamento.

A Capela Sistina conta com afrescos pintados pelos maiores artistas da Renascença, sendo Michelangelo o responsável pelas obras mais famosos, que são: o teto da Capela, e a parede do altar, na qual está representada o Juízo Final.

Interior da Capela Sistina
(Fonte da imagem: Infoescola).

Mas, caso queira visitar o local, saiba que é proibido tirar fotos dentro da Capela Sistina! O lado positivo é que ao ficar longe das telas, você poderá aproveitar todos os detalhes das belíssimas pinturas e até desfrutar dos bancos dispostos nas laterais, para contemplar o esplendor da arquitetura local.

Como funciona a estrutura política e a economia do país?

O Papa é o chefe de Estado da Cidade do Vaticano, sendo eleito para o seu cargo vitalício por um conclave. Uma cerimônia que é assistida por muitos ao redor do mundo.

Ele detém para si os poderes legislativo, executivo e judicial do Estado que governa. Ou seja, seu governo e suas decisões são absolutas.

Isso porque é considerado sucessor direto de São Pedro. Portanto, o chefe de Estado não deve prestação de contas a ninguém, visto que é um enviado de Deus para a Terra.

O Estado do Vaticano também tem embaixadores próprios e conta com um jornal, estação de rádio e força militar próprios, sendo essa denominada Guarda Suíça. 

Já no que diz respeito a economia, a moeda oficial do Vaticano é o euro, desde 2002. E seus idiomas oficiais são o italiano e o latim.

Vaticano: um símbolo do cristianismo

Oito Papas já passaram pelo Trono de São Pedro desde a criação oficial do Estado do Vaticano. No entanto, o número total chega em 266 Papas, sendo o último o Papa Francisco, eleito em 2013.

Praça de São Pedro no Vaticano
(Fonte da imagem: Segue na viagem).

Bem mais que pelas belezas artísticas e importância arquitetônica, o Estado do Vaticano tem forte simbolismo ao representar a sede do Estado da fé católica, sendo a expressão da vontade de Papas do Renascimento.

Desse modo, a visita ao Vaticano é uma viagem compressa em fé, espiritualidade e arte, que permite apreciar a beleza, importância e imponência desse grande símbolo da religião católica.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Vaticano? Quem se interessa por esse e outros assuntos religiosos, pode investir nos estudos sagrados e fazer dessa curiosidade uma profissão.

A Unigran EAD oferece a graduação em Teologia, na modalidade a distância, com duração de 6 semestres (3 anos). Através dela, você poderá aprender ainda mais sobre a fé humana e sua relação com o divino, estudando uma disciplina por vez e sem atrapalhar sua rotina atual!

Clique aqui para acessar nosso site e conhecer mais sobre esse curso.

Leia também: O que a cruz significa para o cristianismo?

Veja mais

Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.


© Unigran EAD. All rights reserved.

Blog Unigran EAD