A correria do dia pode trazer consigo uma carga grande de estresse. E, com a presença desse inconveniente o seu humor muda totalmente e reflete no trabalho tornando as tarefas mais complexas do que de costume.
No dia de combate ao estresse nada mais útil do que trazer dicas práticas e que realmente funcionam para aliviar essa sensação. Acompanhe o artigo!
Quais são os sinais de estresse mental e físico?
Se você tem dúvidas a respeito de como se sente e se essas são condições advindas do estresse, tire um tempo para analisar os sinais do seu próprio corpo.
O estresse mental e o físico se manifestam, mas podem estar passando despercebidos por você!
No caso do estresse mental, os principais sinais são a falta de concentração, pensamentos distantes e aquele sentimento de impotência diante de situações que, por hora, você costumava achar simples.
Já no caso do físico, os sinais tornam-se muito mais evidentes. Dificuldade para dormir, mesmo depois de um dia longo. Queda de cabelo em excesso, cansaço excessivo, alergias de pele, tensão muscular, imunidade baixa e dores de cabeça fortes e constantes.
Se você leu esses sintomas e sentiu que muitos fizeram sentido para sua condição atual, pode ser que você esteja passando por um momento intenso de estresse. Anote as dicas práticas de como amenizar essa sensação!
Aprenda a dizer “não”
Uma causa comum de estresse é ter muito a fazer e muito pouco tempo para tal. Nesta situação é comum que as pessoas continuem assumindo mais e mais responsabilidades.
Então, aprender a hora de dizer “não” é a primeira dica para combater o estresse!
Essas solicitações adicionais não precisam ser aceitas por você e saber negá-las além de reduzir o seu estresse, lhe dará tempo para executar suas tarefas principais com mais foco e sem preocupações paralelas.
Mas, sabendo que essa pode não ser uma dica de fácil aplicação, lembre-se de que essas barreiras para dizer “não” são todas auto-criadas. E, sem dúvidas, um processo de psicoterapia pode ser fundamental no entendimento dos seus gatilhos mentais.
Insira exercícios físicos na sua rotina
O estresse gera um aumento no nível de hormônios como adrenalina e cortisol em seu corpo. Esses são hormônios de “fuga” e que são projetados para proteger os danos corporais imediatos quando se está sob alguma ameaça.
Porém, o estresse dificilmente é remediado por uma resposta de fuga, e assim o exercício físico pode ser usado para metabolizar esses hormônios do estresse excessivos, produzindo neurotransmissores que ajudam restaurar seu corpo e mente para um estado mais calmo.
A prática de exercícios físicos também resultará numa melhor qualidade de vida e de sono, essencial para combater o estresse.
Leia também: Dicas para aderir hábitos saudáveis
Não abra mão do seu tempo de lazer
Se você gosta muito da área em que trabalha e acha que os relaxamentos devem ficar só para o fim de semana, é hora de rever!
Ter a cabeça sobrecarregada a semana toda de trabalho é um dos principais gatilhos para desencadear o estresse. Por isso o objetivo é criar uma rotina que equilibre o seu trabalho com momentos de lazer diários.
Esse lazer não precisa ser nada mirabolante e totalmente inovador. Você pode ler 10 páginas de um livro, sair para dar uma volta com os amigos, assistir um filme ou brincar com seu filho ou pet.
Inserir esses momentos, ainda que curtos no seu dia, irão deixá-lo mais calmo e até ampliaram sua criatividade para resolução de problemas cotidianos. Além de proporcionar mais qualidade de vida, claro!
Experimente calmantes naturais
Ansiolíticos, prescritos para controlar a ansiedade e o estado de alerta relaxando os músculos, só devem ser tomados quando indicados pelo médico. Contudo, existem diversos remédios naturais que podem ajudar a acalmar o sistema nervoso e amenizar o estresse cotidiano.
Alguns exemplos são as cápsulas maracujina ou os chás de lavanda ou camomila, que quando ingeridos regularmente podem até influenciar na noite de sono, tornando-a mais proveitosa.
Além disso, pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, também pode ajudar a acalmar e dormir com mais facilidade.
Afaste-se das telas por um tempinho
Atualmente o mundo acontece em uma tela. Computadores, televisões ou celulares. Tudo está em uma tela e é muito comum que, na tentativa de distrair e amenizar o estresse, esses sejam os primeiros aparelhos buscados pelos indivíduos.
Mas, a verdade é que os estímulos proporcionados por esses eletrônicos e pelas redes sociais podem ocasionar uma exaustão mental ainda mais forte e, às vezes, esse vício nas telas pode até ser o real motivo para todo o estresse que você está tentando combater.
Todos precisam de um momento de introspecção, mesmo que sejam curtos. Não descarte esse tempo!
Agora que você já tem algumas dicas em mãos é hora de colocá-las em prática e assumir o controle da sua vida. Não deixe com que o estresse te paralise e coloque barreiras entre o que você quer e precisa efetuar.