Dicas e Curiosidades

Audiobook, uma nova forma de consumir literatura

Postado em • Última atualização em


Durante a pandemia, os livros tiveram grande crescimento no mercado e se tornaram grandes companhias das pessoas. Mas, além do método tradicional com livros físicos, formatos como e-books e audiobooks também invadiram o mercado, trazendo novas formas de consumir literatura. 

Acompanhe o artigo para entender melhor a dinâmica de ouvir um livro e como isso é importante nos dias atuais! 

O crescimento dos livros de modo geral

Desde 2020 a busca por livros tem crescido muito e a literatura tem ganhado cada vez mais visibilidade até na produção de conteúdos na internet, em redes como Instagram e TikTok. 

Inclusive, o TikTok e o grupo intitulado como “booktok” foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento tão expressivo do consumo de livros. Essa hashtag já possui cerca de 18 bilhões de visualizações na plataforma, fazendo a leitura ganhar a atenção principalmente do público jovem. 

(Fonte da Imagem: Medium).

As próprias livrarias agora contam com uma ala de “queridinhos do TikTok”, uma vez que títulos como “Mentirosos”, “É assim que acaba” e “Um de nós está mentindo” já chegou a ter seus exemplares esgotados nos sites graças a vídeos que viralizaram na plataforma. 

O formato digital é uma tendência inescapável, portanto, junto com a demanda de livros físicos, os e-books e audiobooks também começaram a conquistar seu espaço. A relação do ser humano com os áudios está mudando totalmente e não só os audiobooks comprovam isso, como também os podcasts e as próprias assistentes de voz. 

Analisando esses novos comportamentos de mercado é esperado que os audiolivros que hoje representam 1,5% desse consumo em literatura, em pouco tempo se tornem 5% ou até 10% desse total.

Com qual finalidade surgiram os audiobooks?

Antes de mais nada, vamos entender como surgiram os audiobooks na história. Voltando alguns anos atrás, após a 1ª Guerra Mundial, a Biblioteca do Congresso Americano criou uma iniciativa para gravar áudios de livros completos.

Isso permitiu que pessoas com deficiência visual, em especial soldados que haviam se machucado em guerra, pudessem ter acesso à literatura. 

Já no Brasil, em 1940 as radionovelas foram fundamentais para que o uso do rádio fosse cada vez mais consolidado e a cultura de ouvir histórias se popularizasse ainda mais. 

Nessa época, também era bastante comum o “teatro em casa”. Ele nada mais era do que a radiofonização de uma peça teatral, com uma única apresentação. E esse já era o começo do que hoje se conhece como audiobooks.

Ainda, nas décadas de 1990 e 2000, existiam alguns  audiolivros em fitas cassetes, e posteriormente, em CDs. Mas com o avanço das tecnologias e da própria comunicação, como 5G e banda larga, os audiolivros agora podem ser escutados com muita facilidade.

A importância dos audiobooks na indústria 

(Fonte da Imagem: Minha Vida Literária).

Inclusão: 

As pessoas com deficiência visual que desejam consumir literatura sempre tiveram essa dificuldade. Entretanto, agora com os audiobooks, existe uma nova possibilidade de que essas pessoas se conectem com os livros desejados e sejam incluídas a esse grupo de leitores da sociedade. 

Além disso, não apenas livros ficcionais se fazem presentes nesse formato, mas também livros educacionais, o que é uma forma excelente de pessoas cegas ou com baixa visão aprenderem. 

Dinamismo no consumo: 

Os audiobooks oferecem, além de inclusão, uma forma mais dinâmica de consumir a literatura. Isso torna o ato de ler mais atrativo, bem como mais fácil de encaixar no dia a dia, uma vez que os leitores podem ouvir os livros no carro, ônibus ou qualquer outro transporte, bem como fazendo tarefas domésticas e até na acadêmica. 

Ocupam menos espaço: 

É fato que ter os exemplares de livros físicos é um prazer que muitos leitores não abrem mão, mas pense na hora de viajar. Os audiobooks estão todos no seu celular ou tablet, portanto são muito mais fáceis de serem transportados e ocupam um espaço minúsculo se comparado com os livros físicos que podem até acabar sendo danificados dentro da mala. 

Otimização de tempo:

Como dito, os audiobooks podem ser inseridos na rotina paralela a outras atividades, otimizando o tempo daqueles que querem ler. Mas, além disso, também é possível acelerar a velocidade do próprio áudio (como no WhatsApp) de uma forma que continue confortável para ouvir e compreender a mensagem. 

Por fim, vale ressaltar que os livros são uma ferramenta extraordinária para o crescimento e desenvolvimento humano. Seja lido ou escutado, o consumo desses conteúdos é de extremo valor. E, se você ainda não testou essa nova forma de consumir histórias, experimente, quem sabe você não se adapta. 

Leia também: Escritores que estão marcando essa geração

Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.


© Unigran EAD. All rights reserved.

Blog Unigran EAD