Imagine a seguinte situação: você chegou em casa depois de um longo dia de trabalho e sentou para descansar. Mas mesmo depois de algumas horas ali, não sentiu que conseguiu se livrar da fadiga acumulada. Pareceu familiar? Isso acontece porque existem diferentes tipos de cansaço.
Continue a leitura para conhecer os 7 tipos diferentes e entender como combatê-los da melhor forma!
Tipos de cansaço
Todos os dias temos inúmeras tarefas que precisam ser realizadas. São as demandas do trabalho, os afazeres domésticos, atividades de um curso que iniciamos. São tantas obrigações que fica difícil tirar um tempo para cuidar de si e lidar com o próprio cansaço.
Sem falar que, nem sempre, o problema é a falta de tempo em si. Afinal, nem tudo será resolvido com uma hora a mais de sono, por exemplo.
Para conseguir, de fato, lidar com o cansaço, primeiro é preciso saber identificar sua origem!
Por isso, vamos conferir os 7 tipos existentes, seus principais sintomas e como amenizar cada um deles.
Cansaço Físico
Começando por um dos cansaços mais comuns, o cansaço físico. Ele se caracteriza pelo excesso de esforço físico, podendo causar dores no corpo, fadiga, sensação de fraqueza muscular, dentre outros.
Lembrando que, para aqueles que se encontram em situação de sedentarismo, o estado de cansaço físico pode se tornar ainda mais evidente, já que a falta de preparo físico os deixa mais propensos ao cansaço.
Portanto, para lidar com esse tipo de cansaço, você pode apostar em massagens, alongamentos ou tentar reorganizar a rotina para ter um pouco mais de tempo de sono durante a noite. Se for possível tirar um cochilo durante o dia, também será de grande ajuda.
Leia também: Sono: fases e dicas para dormir melhor
Cansaço Mental
O cansaço mental também é muito conhecido. Ele traz sintomas como o aumento da irritabilidade, cansaço excessivo (que também afeta o corpo), mudanças no apetite, dificuldade de concentração e insônia.
Portanto, um longo período de esforço intelectual geralmente causa esse tipo de cansaço.
Podendo acontecer após uma reunião extensa no trabalho, horas de prova, de competição ou qualquer outra situação onde você tenha estado em um alto grau de preocupação.
Logo, para ajudar a aliviar os sinais de cansaço mental, você pode inserir pequenos intervalos durante essas atividades intelectuais ou mesmo dedicar um momento para outra atividade que não exija muita atenção da sua parte, como lavar a louça ou fazer uma caminhada, por exemplo.
Cansaço Emocional
Apesar de ser muito confundido com o cansaço mental, no cansaço de tipo emocional, a pessoa tende a ter sintomas relacionados à alteração de humor, desinteresse e angústia.
Esse tipo de cansaço costuma estar relacionado ao acúmulo de responsabilidade e à pressão psicológica vivenciada por alguém, mesmo que a cobrança sentida por essa pessoa seja causada por ela mesma.
Para amenizar esses sintomas, primeiramente, é necessário aprender a estabelecer alguns limites, evitando a sobrecarga de funções. Além disso, também é possível se dedicar a uma atividade física, buscar autoconhecimento, ou mesmo, tentar manter uma boa comunicação, expondo seus sentimentos e limitações.
Cansaço Criativo
O cansaço criativo também está muito relacionado às cobranças do ambiente de trabalho.
Ele aparece junto da exigência de sermos sempre mais criativos, mais produtivos, desenvolvermos melhores projetos e assim por diante, até que o cansaço aparece e nos vemos dentro de um “bloqueio criativo”, sem conseguir estruturar uma única nova ideia.
Para fugir desse tipo de cansaço você deve investir em momentos de ócio ou em atividades que exijam pouca atenção. Outra coisa que ajuda, e muito, é separar um tempo para ter contato com a natureza.
Cansaço Sensorial
Já o cansaço sensorial é um dos tipos de cansaço que é muito impulsionado pela era digital.
Caracterizando-se pelo excesso de estímulos sensoriais, esse é um cansaço que pode ser gerado pelo uso constante de telas, ambientes com muito barulho, cheiros fortes, etc.
Portanto, para lidar da melhor maneira com esse tipo de cansaço, o ideal é seguir o caminho contrário daquilo que o causou.
Ou seja, se os ruídos do seu ambiente de trabalho lhe causam cansaço, para descansar de modo efetivo, você precisará buscar um local silencioso.
Cansaço Social
O cansaço social é causado pela nossa interação com outras pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente.
Esse tipo de cansaço se tornou cada vez mais perceptível nos últimos anos. Afinal, depois de um longo período de isolamento causado pela pandemia do Covid-19, muitas pessoas “desaprenderam” a se relacionar com as outras pessoas, sentindo, até mesmo, um verdadeiro cansaço após interagirem com elas.
Portanto, para garantir um melhor resultado no combate ao cansaço social, você deve buscar autoconhecimento, manter sua conexão com aqueles que são queridos por você e, sempre que possível, afastar-se daqueles relacionamentos que despertam em você o sentimento de ansiedade e desconforto social.
Cansaço Espiritual
O sétimo e último da nossa lista, é o cansaço espiritual. E diferente do que o nome sugere, ele não tem relação com a religião de cada pessoa em si.
O cansaço espiritual está relacionado com a sensação de perda ou distanciamento da sua essência, ou daquilo que dá sentido à sua vida.
Dentre os sintomas, podemos citar o sentimento de abandono e a desesperança.
Já para lidar com esse tipo de cansaço você pode apostar em algo que te ajude a se reconectar consigo mesmo, como, por exemplo, verificar seus objetivos de vida e prioridades, ter mais contato com a natureza, ou mesmo, realizar algum ritual que seja energizante para você.
Enfim, agora que já conheceu os 7 tipos de cansaço, nós esperamos que tenha ficado mais claro o que você poderá fazer para aliviar essa sensação e tornar seu cotidiano mais leve e saudável.
Acessando o Blog Unigran EAD você encontra ainda muitos outros conteúdos com Dicas e Curiosidades que podem trazer inúmeros benefícios para sua vida. Clique aqui e aproveite!