
Sempre que falamos sobre literatura rapidamente pensamos nos grandes escritores que marcaram a literatura e acompanharam gerações entre as décadas.
Mas, o fato é que a leitura não estacionou nos livros de anos atrás. Na atualidade existem escritores que estão se consolidando no mercado e marcando essa nova geração. Acompanhe o artigo para conhecer alguns dos nomes!
O crescimento da leitura nos últimos anos:
A pandemia mudou e moldou comportamentos ao redor do mundo inteiro! A leitura não ficou de fora dessas mudanças. E como consequência de uma sociedade desesperada por distrações, houve um aumento significativo na busca por livros e na valorização da leitura.
O mercado de livros impressos dos EUA cresceu 9% em relação a 2020, de acordo com a NPD Bookscan. Foram 67 milhões de cópias a mais que em 2020 e 125 milhões a mais do que em 2019.
Nesse cenário, é impossível não mencionar o peso e influência do TikTok nessa conversão de novos leitores. Assim, comunidade chamada “BookTok” impulsionou as vendas de livros na categoria jovens adultos. Mas esse foi só o começo, já que com o passar dos meses essas vendas também alcançaram os livros de ficção adulta e não-ficção.

Se em 2020 o foco eram os livros jovens adultos, em 2021 a ficção para adultos liderou o crescimento das vendas. E em 2022 essas vendas continuam subindo, trazendo novos autores à tona e mantendo a chama acesa em uma geração que até pouco tempo não era tão ligada assim à leitura.
O TikTok foi uma das plataformas que abriram novamente as portas para esse universo. Mas o YouTube e o próprio Instagram também estão sendo tomadas por criadores de conteúdos literários. A tendência é que essa busca apenas cresça!
Victoria Schwab:
Responsável por uma escrita cativante e intrigante, Victoria Schwab faz parte do grupo de autores que estão marcando a nova geração com histórias eletrizantes e cheias de reviravoltas.

Dentre suas obras mais conhecidas estão Vicious (2013) e a série Tons de Magia (2015). Contudo, com o crescimento da leitura, outros títulos como A vida invisível de Addie LaRue (2020) e a duologia Vilão (2021) ganharam a atenção dos fãs.
Uma curiosidade sobre a atuação dela é a sua apresentação com duas identidades diferentes. O nome V. E. Schwab está nas capas dos livros de romance adulto e com conteúdo mais pesado. Enquanto Victoria Schwab traz os livros de ficção para crianças e jovens.
Mas em ambas as identidades apresentadas, os livros da autora são um sucesso e tem atraído uma legião de fãs.
Hanya Yanagihara:
Quando fala-se sobre livros que tratam dores reais sem qualquer romantização, o nome de Hanya Yanagihara não tem como ficar de fora!
Entre prêmios e polêmicas, a romancista tornou-se conhecida por seu livro “Uma vida pequena”, a obra mais comentada da temporada americana.

São mais de 700 páginas que contam a história de quatro amigos, focando a atenção mais especificamente em dois deles e todos os seus problemas com a vida adulta.
O livro tem uma longa lista de gatilhos, trata de temas pesados e que tendem a ser camuflados pela própria sociedade. Também por isso, o título tornou-se famoso entre a comunidade de leitores.
Com ousadia e sabendo da necessidade de trazer temas como esses à tona para debate, Hanya traz uma escrita excepcional e que faz o leitor entrar em um confronto.
Taylor Jenkins Reid:
Se você é leitor e esteve nas redes sociais nos últimos anos, é impossível não ter esbarrado no universo criado pela mente criativa de Taylor Jenkins Reid.
A autora tem se consolidado como um grande nome dessa geração pela sua maestria em criar personagens palpáveis em uma realidade que, por si só, sempre despertou a curiosidade das pessoas.
Taylor Jenkins traz os bastidores da vida de atores, cantores e atletas, todos fictícios! Mas foram escritos com tantos detalhes, que chegam a confundir leitores pensando que aqueles personagens realmente existiram fora dos livros.
As obras mais famosas (Os sete maridos de Evelyn Hugo, Daisy Jones & The Six e Malibu Renasce) se destacaram tanto entre os leitores que já tem adaptações cinematográficas sendo desenvolvidas por grandes plataformas como Amazon e Netflix.

Além dessa intitulada “tríade” de sucesso, a autora também conta com outros livros e contos que vem crescendo no mercado e, que estão marcando essa nova geração leitora.
Holly Black:
Conquistando os fãs de fantasia, Holly Black é uma autora best seller de mais de trinta livros de fantasia para crianças e adolescentes.
Mas a autora tornou-se de fato mundialmente famosa por sua trilogia intitulada Povo do ar (Príncipe Cruel, O rei perverso e A rainha do nada).

Os próprios leitores definem as construções da autora como escapistas, mas com aquele pezinho na realidade. Isso fez com que os livros atingissem o topo de vendas principalmente durante a pandemia, sendo sucesso entre jovens e adolescentes que buscavam uma distração no isolamento.
E o mais legal é que o universo das fadas criado por Holly Black possui diversas histórias que se complementam. Assim os leitores têm essa continuidade entre os diversos livros e conseguem captar as referências deixadas em uma história e outra.
Claro que, além desses quatro nomes, existem diversos outros escritores que estão marcando essa geração (Sarah J. Maas, Colleen Hoover, Lucy Foley, Sally Rooney, etc) e que, futuramente, terão seus livros tidos como clássicos dessa época.
Esse cenário só fortalece a ideia de que, independente do momento, os livros sempre encontrarão uma forma de abraçar seus leitores! Além de trazer questionamentos, abrir debates importantes e ajudar a humanidade a evoluir de modo geral.
Que no dia do escritor as palavras sejam de gratidão àqueles que dedicam a vida a partilhar histórias cheias de significados e que, serão eternizadas nos quatro cantos do mundo.
Leia também: 4 escritores brasileiros e suas obras para você conhecer