A palavra sororidade tem origem no termo soror, do latim, que significa irmã. O substantivo ainda não aparece nos dicionários mais tradicionais do português, mas já é amplamente utilizado, sobretudo nas redes sociais.
No entanto, se a palavra ainda soa estranha para você, não se preocupe. Foi justamente para explicar o que significa o termo e a importância daquilo que ele representa que criamos este post.
Nosso objetivo aqui é ajudar você a compreender que a sororidade é muito mais que uma simples palavra. É também sinônimo de companheirismo e apoio na luta por igualdade.
Afinal, o que é sororidade?
O termo sororidade tem sido bastante empregado por mulheres que lutam pela igualdade de gênero. Na prática, a palavra representa o companheirismo que deve existir entre elas. Neste sentido, o termo se opõe à rivalidade comumente associada ao gênero feminino.
Quem defende o conceito de sororidade normalmente luta pela união entre as mulheres. A ideia é que todas estejam dispostas a ajudar umas as outras. Desta forma, o gênero feminino ganha força e representatividade para atuar na desconstrução de preconceitos e pela igualdade entre gêneros.
Em síntese, portanto, a sororidade é compreendida como uma aliança entre mulheres. Tal união, pautada pelo companheirismo e empatia, tem como objetivo estreitar relações e promover a unidade.
Por que isso é tão importante?
A união entre mulheres é fundamental para ajudar a romper as barreiras que ainda são impostas ao gênero feminino. Dessa forma, o conceito de sororidade tem como objetivo situar mulheres como agentes de transformação na vida de outras.
A sororidade está presente em gestos simples, como incentivar uma jovem a correr atrás de seus objetivos. E também em atitudes mais complexas, como estender a mão para uma mulher vítima de violência doméstica.
Gestos assim proporcionam as mulheres enxergarem umas as outras não como inimigas, mas como aliadas. Por isso, o companheirismo, a empatia, o apoio e o cuidado são as bases fundamentais desse conceito.
Como praticar a sororidade?
A prática da sororidade consiste em cuidar umas das outras, oferecendo apoio em momentos de necessidade. Veja quais atitudes e mudanças de comportamento podem ser adotadas para promover essa união entre mulheres:
1. Entenda que outras mulheres não são rivais
Cada mulher está em busca de seu próprio espaço na sociedade. Deixar de encarar as outras como rivais já é um grande passo. Seja no trabalho, na faculdade ou até na balada, cada uma tem seus próprios objetivos. E nenhuma está em uma competição para provar quem é a melhor.
2. Não julgue outras mulheres pelas roupas que estão usando
As mulheres já são frequentemente julgadas pelas roupas que usam. Uma saia curta ou um decote aberto, por exemplo, são normalmente vistos com preconceito pela sociedade. Tais julgamentos, no entanto, não devem partir de outras mulheres. Entenda que cada uma é livre para vestir roupas com as quais se sintam confortáveis e bonitas.
3. Não utilize ofensas de teor sexual
Por muito tempo, a sexualidade feminina foi condenada e até considerada algo impuro. Por isso, ofensas como “vadia” e “vagabunda”, de teor estritamente sexual, são comuns até os dias de hoje. Ao reproduzir esses insultos, reproduz-se também o machismo e o preconceito com relação à sexualidade feminina.
4. Estenda a mão para aquelas que precisam
Apoiar e cuidar de outras mulheres é um princípio básico da sororidade. Isso inclui estender a mão em momentos difíceis, bem como incentivar e não deixar outra mulher desistir. Compartilhe conhecimento, dê conselhos e esteja sempre pronta para ajudar as outras.
Compartilhe suas experiências
A sororidade já foi importante para você em algum momento? Conte nos comentários sua experiência vivida com essa relação de compaixão e companheirismo entre mulheres.