Já sentiu-se paralisado com suas tarefas? Esse é um sentimento muito comum. E para evitar que ele se manifeste é preciso saber equilibrar suas atividades com descanso. Essa é a principal proposta da técnica Pomodoro, desenvolvida nos anos 80.
Acompanhe o artigo para dominá-la e aumentar a sua produtividade!
De onde surgiu a técnica Pomodoro?
A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Ele, por sua vez, tinha como objetivo encontrar uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de sua graduação.
Assim, ele usou um timer de cozinha para se organizar criando então uma técnica que viria, futuramente, tornar-se tão famosa!
O timer que Francesco utilizava tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos. Ao final desse tempo, ele emitia um alto barulho. Durante esse tempo cronometrado, ele se concentrava em realizar suas tarefas são interrupções.
E com o tempo ele notou que os resultados eram muito satisfatórios e divulgou sua técnica em 1992.
E como essa técnica funciona?
Técnica Pomodoro ou método Pomodoro funciona então como um sistema de gerenciamento de tempo com o objetivo de melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco.
A técnica funciona dividindo o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Para começar é preciso fazer uma lista de tarefas a serem realizadas. Depois, é só dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos (os chamados “pomodoros”) e trabalhar 100% focado durante esse tempo.
Assim, ao final desse tempo, você fará um intervalo de 5 minutos. E é extremamente importante que você pare de verdade e faça coisas que não estão relacionadas com as suas tarefas. Vá tomar um café, converse com algum amigo, vá ao banheiro.
Após o ciclo de 4 pomodoros, você pode fazer um intervalo maior entre 15 à 30 minutos.
Quais são os benefícios da Técnica Pomodoro?
Os benefícios de produtividade em seus projetos e tarefas já são esperados por essa técnica. Contudo, eles conseguem ir além, chegando até mesmo a motivar na realização dessas tarefas.
Ajuda a gerenciar o tempo:
Ao adotar a técnica pomodoro, você estará assumindo o controle do seu próprio tempo e tendo conhecimento de quanto gasta para cada atividade. Assim, saberá como gerenciar melhor tudo o que precisa fazer. Com o tempo, você poderá estimar até mesmo quantos pomodoros precisará para concluir um determinado tipo de projeto.
Dá a sensação de dever cumprido:
Sem aquela sensação de cobrança excessiva ou de que o dia não rendeu, a técnica Pomodoro te ajuda a visualizar as pequenas tarefas que você executou dando aquela sensação de dever cumprido.
Além disso, também ajudará o seu supervisor a dar um feedback sincero sobre o seu ritmo de trabalho, podendo até dar dicas de como melhorá-lo ainda mais.
Diminui a fadiga mental e o estresse:
A técnica Pomodoro exige que os usuários façam intervalos regulares e isso não é atoa! Essas pausas permitem que você descanse um pouco, coma, beba água, vá ao banheiro e coisas do gênero. Assim, você evita um desgaste mental e aquela sensação de fadiga ao final do dia.
Além do Pomodoro, existem várias outras técnicas que tem como objetivo otimizar a sua performance nas suas atividades pessoais e profissionais. Dentre elas: o método 5W2H, o Diagrama de Pareto ou o Ciclo PDCA.
Você também pode investir no seu crescimento pessoal aqui na Unigran EAD! Com um mercado de trabalho competitivo, ter um bom desempenho profissional é essencial e, conquistar essa performance com uma pós-graduação a distância ficou ainda mais fácil! Estude onde e quando quiser. Invista na sua carreira!