Você está em busca de aperfeiçoamento profissional, mas ainda não sabe o que é necessário para ser um profissional de sucesso?
Saiba que a jornada rumo ao topo é repleta de desafios, mas não é impossível! Você precisa desenvolver algumas habilidades e tomar as atitudes certas para conquistar o que deseja.
Pensando nisso, preparamos este post! Continue lendo para conhecer cinco atitudes que pessoas bem-sucedidas tomam para ter uma vida próspera.
Tenha uma visão positiva de futuro
De nada adianta ser organizado, proativo e disciplinado se você não tem uma visão clara e positiva de futuro. Se você não sabe para onde vai, não tem força suficiente para se manter na jornada por muito tempo.
Isso acontece porque as emoções afetam os pensamentos. Quando nos sentimos desmotivados ou frustrados, por exemplo, os pensamentos negativos dominam nossa mente e tiram nosso foco. Como resultado, nos autossabotamos e reduzimos a chance de ser um profissional de sucesso — mesmo sabendo que somos capazes.
Portanto, desenvolva uma visão positiva de futuro! Separe um tempo na sua rotina para concretizá-la. Isto é, colocar no papel tudo o que deseja alcançar. Você pode fazer um quadro de sonhos, por exemplo. Acredite: ter uma visão clara do destino final vai deixar você mais motivado e aumentar suas chances de ser um profissional de sucesso.
Desenvolva sua inteligência emocional
Pessoas bem-sucedidas desenvolvem sua inteligência emocional. Elas sabem reconhecer, avaliar e lidar com as suas emoções e com as das pessoas ao seu redor.
Mas como saber se tenho inteligência emocional? Se você reclama do seu trabalho, se estressa quando um colega não entende o que você explica, debocha dos colaboradores de outros departamentos, não aceita opiniões diferentes e joga a culpa em todos os outros funcionários, por exemplo, certamente não desenvolveu sua inteligência emocional.
Acredite, sem essa habilidade você não vai conseguir ser um profissional de sucesso. Ao desenvolvê-la, você vai ter mais empatia por seus colegas de trabalho, vai diminuir consideravelmente o estresse, vai reduzir os pensamentos negativos e melhorar seu relacionamento interpessoal.
Uma boa dica é procurar livros de autores como Augusto Cury.
Atente-se às suas crenças limitantes
Você sabia que todos nós temos crenças que limitam nossa capacidade? Isso mesmo! Algumas convicções por mais comuns que pareçam, fazem estragos enormes sem percebermos.
Quer ver alguns exemplos de crenças limitantes? “Não tenho dom para aprender idiomas”, “Sou muito velho para isso”, “Não sou inteligente o suficiente”, “Eu nunca vou ser bem-sucedido”, “Não mereço ser um profissional de sucesso”, “Não sou uma pessoa organizada” e assim por diante.
Se você tem convicções desse tipo, está na hora de trocá-las por crenças fortalecedoras. Em vez de pensar “Não tenho dom para aprender inglês”, pense “Sou inteligente e capaz de aprender a falar inglês fluentemente para o meu trabalho”. Notou a diferença?
Então faça um pequeno exercício! Pegue uma folha e liste todas as suas crenças limitantes. Não deixe nenhuma de fora. Para cada convicção negativa, escreva e diga em voz alta uma crença fortalecedora.
Seja persistente
A persistência anda de mãos dadas com o profissional de sucesso. Para alcançar o topo da montanha, é preciso ser persistente e não desistir durante os altos e baixos que acontecem ao longo da jornada.
Mas vale frisar que é para ser persistente e não insistente. A pessoa que persiste aprende com os erros e muda sua atitude na tentativa seguinte. O insistente continua fazendo a mesma coisa errada e espera ter um resultado diferente.
Logo, desenvolva sua persistência. Se algo não deu certo no trabalho, aprenda com as falhas e aja de modo diferente na próxima vez.
Busque conhecimento
Por fim, a busca por conhecimento é incessante! Ela não acaba no Ensino Médio ou na faculdade. Ela continua durante a sua vida pessoal e profissional. Se você deseja ser um profissional de sucesso, deve dedicar tempo para buscar e adquirir conhecimento.
“Mas a minha rotina é corrida demais, não tenho espaço para mais nada!” Se esse é o seu caso, faça um pequeno experimento. Separe uma hora do dia, durante 30 dias, para ler e aprender sobre um assunto que você precisa para melhorar seu desempenho no trabalho.
No final do mês, você vai ter acumulado 30 horas de estudos (o equivalente a um curso livre) e certamente vai notar a diferença que esse conhecimento vai fazer na sua vida profissional.
O ensino a distância (EAD) também vem ao encontro de quem tem limitação de horário na rotina. Por ele, é possível estudar quando quiser e de onde estiver.
Pronto! Agora você já sabe o que precisa para ser um profissional de sucesso. Que tal se inscrever no vestibular para continuar investindo na sua carreira? Ou então em uma pós-graduação para garantir ainda mais aprendizado?
Ah, temos cursos livres pra você aqui.