Se você ainda não domina a arte de produção textual e a redação do vestibular ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) parecem grandes vilões, essas dicas são para você!
É comum que a redação traga esse receio nos vestibulandos. Mas a verdade é que conhecendo os segredos da produção textual e praticando bastante, você pode escrever uma redação nota 1000! Anote as dicas.
Saiba redigir um parágrafo
É fato que a redação seja do ENEM ou do vestibular é a união de vários parágrafos bem escritos e que se conectem entre si. Assim, para conseguir trazer à tona todo potencial de cada parágrafo e tornar o seu texto bom, é preciso conhecer plenamente todos os elementos desse bloco textual.
Os itens que compõem um parágrafo são: ideia-núcleo, as ideias secundárias e, se necessário, a conclusão. Então, quando escrever os parágrafos da sua redação, verifique se esses elementos estão presentes no texto.
- Ideia-núcleo: todo parágrafo tem um período, ou seja, uma frase, introduzindo a ideia central, nesse caso, o tópico frasal;
- Ideia secundária: após introduzir a ideia central, o parágrafo deve discuti-la trazendo informações, ideias secundárias etc;
- Conclusão: é hora de encerrar a ideia abordada e/ou introduzir um novo elemento a ser abordado no parágrafo seguinte.
E, fique bem atento a parte da conclusão, pois é ela quem amarra um parágrafo ao outro tornando o seu texto coeso e consistente.
Planeje a redação para vestibular
Outra dica indispensável para se sentir mais seguro na hora da prova é fazer um planejamento da redação. Assim, nesse processo é recomendado que você anote tudo o que te lembre o tema proposto e vá, com calma, transformando isso em teses, argumentos e até na ideia de uma possível conclusão. Dessa forma, você se lembrará de tudo!
A sua tese vai ser trabalhada no parágrafo de introdução, seus argumentos nos parágrafos de desenvolvimento e a conclusão no parágrafo final.
Ainda, vale ressaltar que os candidatos que não fazem essa estrutura antes de começar a escrita, certamente têm um desempenho reduzido. Isso porque o candidato não tem um guia previamente planejado para seguir e assim evitar perder a linha de pensamento durante a produção textual.
Use técnicas de redação já conhecidas
Conhecer técnicas de redação é a grande chave para essa reta final de estudos e treinos! Essas fórmulas já são reconhecidas, funcionam e podem aumentar sua nota. Portanto, procure conhecer as principais para produzir textos argumentativos.
Você pode, por exemplo, usar a técnica de causa e consequência ou a técnica de argumentos favoráveis e contrários. Dê uma olhada na estrutura da redação para vestibular para conhecer cada técnica:
Causa e consequência:
- Introdução: apresente a tese a ser trabalhada;
- Desenvolvimento: analise as causas;
- Desenvolvimento: analise as consequências;
- Conclusão: reafirme o posicionamento em relação à tese e faça uma proposta de intervenção.
Argumentos favoráveis e contrários:
- Introdução: apresente a divergência referente ao tema;
- Desenvolvimento: analise os aspectos favoráveis;
- Desenvolvimento: analise os aspectos contrários;
- Conclusão: informe o seu posicionamento em relação ao tema e faça uma proposta de intervenção.
Percebe como o uso de técnicas facilita a produção do texto? Agora, aproveite essas últimas semanas antes do ENEM e das provas de vestibular, treine bastante e escreva redações usando esses dois tipos de fórmulas que acabamos de ver! Fazendo isso, então, você vai notar a diferença no seu desempenho.
Agora que você já anotou as dicas, que tal se inscrever no vestibular e colocar tudo em prática dando o primeiro passo na sua carreira? Na Unigran EAD você tem cursos das mais diversas áreas do conhecimento para investir naquilo que realmente gosta. Conheça nossas opções em graduação clicando aqui!
Ainda tem dúvidas sobre a redação? Acesse mais conteúdos como esse no Blog Unigran EAD clicando aqui!