O mundo está em constante evolução e novas estratégias são sempre elaboradas para quem quer entrar no mercado de trabalho ou para quem quer alcançar uma melhor posição. As soft skills, por exemplo, podem ajudar profissionais qualificados a conseguirem excelentes oportunidades.
Acompanhe o artigo para entender o que são soft skills e como elas podem te ajudar!
O que são soft skills?
Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.
Essas habilidades de relacionamento tem sido cada vez mais exigidas pelas empresas. Por isso, ainda que você leia muitos livros ou faça inúmeros cursos, se você não consegue passar e receber feedbacks, lidar com a sua equipe e se comunicar de forma objetiva, será difícil se manter no mercado.
Exemplos de soft skills em alta no mercado
A maior das soft skills fazem parte do dia a dia e é possível melhorar dando pequenos passos. Listamos algumas delas, acompanhe:
Comunicação eficaz:
O pilar para qualquer boa relação, seja ela dentro de um ambiente corporativo ou em casa. A comunicação não é apenas sobre a fala, ela também envolve a escuta e a empatia.
No trabalho, por exemplo, ter uma boa comunicação é ter um processo de troca de informações e de compreensão mútua. Ainda que não concordem totalmente com as ideias um dos outros, ter essa transparência e empatia é essencial.
Esse hábito refletirá no bom convívio da equipe, bem como nos resultados que essa equipe apresentará trabalhando junto.
Resiliência:
Esqueça a ideia de que o ambiente de trabalho é o lugar de perfeição. Não existe nenhum profissional perfeito. É claro que estudamos e estamos em constante profissionalização para evitar os erros, mas acontece que às vezes eles são inevitáveis.
A maioria das pessoas que têm esse pavor ao erro, tendem a ser mais estressadas e têm dificuldades de ouvir feedbacks, ainda que os mesmos venham com a intenção de ajudá-lo a não cometer novamente o mesmo erro.
Nesses casos, a resiliência é sem dúvidas uma habilidade de suma importância para o mercado e também para saúde mental dos trabalhadores!
Colaboração:
Saber trabalhar em grupo além de proporcionar um melhor ambiente de trabalho, sem que ninguém fique sobrecarregado. Também irá possibilitar a equipe de encontrar diferentes soluções para um problema, uma vez que cada colaborador traz para sua vida profissional as suas bagagens e experiências da vida pessoal.
Indo além dessa interpretação para “colaboração”, podemos também falar sobre as relações mais simples entre os funcionários. Às vezes é preciso tomar atitudes e adotar hábitos em prol daqueles que trabalham ao seu lado e essa é uma soft skill muito poderosa!
Flexibilidade:
Infelizmente não dá pra prever o que vai acontecer no dia seguinte, nem mesmo na próxima hora. Portanto, outra soft skill que merece atenção é a flexibilidade.
É preciso entender que existem coisas fora do seu controle como profissional e, entender que os rumos dos desafios podem mudar durante o percurso.
Saber se adaptar às mudanças é um diferencial enorme para sua vida profissional e também pessoal.
3 maneiras de desenvolver soft skills
Daniel Goleman, o psicólogo especialista em soft skills, apresenta algumas maneiras de desenvolver ou fortalecer as soft skills necessárias atualmente:
Conheça você mesmo:
Se conhecer, é essencial para conseguir crescer profissionalmente. É através disso que você saberá quais são seus pontos fortes, mas também saberá quais os fracos.
A partir dessa identificação será possível trabalhar seus defeitos da melhor forma, se controlar em alguns casos e se empenhar para mudar alguns hábitos que podem ser prejudiciais para você.
Crie uma cultura de feedback
Goleman incentiva líderes a dar a devida importância ao feedback, criando uma verdadeira cultura onde essa seja uma prática da empresa.
Essas culturas de feedback são excelentes para desenvolver suas soft skills. Isso porque seus colegas de trabalho poderão pontuar algumas coisas que você sozinho não veria e te ajudar a resolver algo que pode até estar estagnado. Use as respostas obtidas do feedback para melhorar!
Administre o seu tempo:
Administrar o tempo é uma excelente tática até mesmo para evitar imprevistos e que situações desagradáveis aconteçam. Claro que, como falamos acima, existem situações que fugiram do seu controle de fato. Mas tudo aquilo que você puder manter organizado, deve ser feito!
Saiba definir suas tarefas pelo nível de importância e, mais uma dica: não tenha medo de delegar funções! Isso também o ajudará a administrar melhor o seu tempo.
No fim você verá que esse controle vai te ajudar não só na vida profissional, como na pessoal também.
Leia também: Urgente ou importante? Aprenda organizar seu tempo