A graduação em Administração é uma das mais buscadas pelas pessoas que desejam seguir carreira na área gerencial. Isso porque, o curso é muito versátil e proporciona conhecimento para que os administradores atuem em diversos setores do mercado.
Nesse artigo você será introduzido a origem dessa graduação e como é a sua rotina. Acompanhe!
De onde veio a Administração?
A história da administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente na Suméria, quando habitantes antigos estavam buscando uma maneira de melhorar a resolução de problemas diários de forma prática. É a partir deste momento que surge a necessidade de administrar.
Anos à frente, ainda não sendo um conceito concreto e nas formas com que é conhecida hoje. Administração apareceu no Egito, quando Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter sido realizado sem o apoio de uma administração muito organizada e sistemática.
Em seguida, em 500 A.C. a China vê então a necessidade de aplicar um sistema organizado para o governo império. A Constituição de Chow exemplifica a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração em oito regras: O Alimento, O Mercado, Os Ritos, O Ministério do Emprego, O Ministério da Educação, A Administração da Justiça, A Recepção dos Hóspedes e o Exército.
Durante esse processo da evolução histórica da administração para termos o que temos hoje, duas instituições se destacaram, sendo elas: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A igreja sendo considerada, então, uma organização um pouco mais formal e eficiente para a civilização Ocidental da época. Enquanto que as organizações militares utilizavam da administração para estabelecer hierarquia de poder e adoção de princípios e práticas comuns a todas as empresas presentes naquele cenário.
Revolução Industrial e sua relação com a Administração:
Ainda que a administração tenha sido usada em diversos momentos da história, ela passou a ser estudada como ciência apenas a partir da Revolução Industrial.
Com os novos modelos de trabalho, excesso de produção e consequentemente, muitos produtos no estoque. A Revolução Industrial cria a necessidade de um novo modelo de administração, que foi a administração industrial.
Para isso, houve uma abertura para os estudos e desenvolvimento da ciência da administração. Tudo a fim de estabelecer organização para aquele cenário econômico.
A carreira de um Administrador:
Já está claro que a atuação de um administrador é muito versátil, mas indispensável para empresas de qualquer segmento.
Para esclarecer um pouco mais a respeito de suas possibilidades de carreira, separamos uma lista de funções e áreas que um graduado pode ocupar e desempenhar.
- Administração de Empresas;
- Hoteleira;
- Hospitalar;
- Administração de Produção;
- Administração Pública;
- Recursos Humanos;
- Administração Rural.
Como é o dia a dia de um profissional de administração?
Diferente da ideia formada que vem na cabeça das pessoas, um profissional de administração não precisa ser, necessariamente, aquela pessoa engessada. É muito mais do que esse simples estereótipo que essa e todas as outras profissões possuem!
Um bom administrador não fica apenas em uma sala com papéis, telefone e computador. Ele sai em visita a empresa, verifica todos os setores, fala com funcionários e também com os clientes.
Claro que o dia a dia de um administrador vai variar de acordo com a sua área de atuação, em determinados locais as suas funções e responsabilidades.
Os profissionais que atuam com a administração operacional, por exemplo, lidam com funções mais práticas. Mas também existe o planejamento operacional, onde são definidas formas de realizar as atividades da empresa com todos os colaboradores, setores e equipes, sempre buscando uma boa produtividade.
Em contrapartida, há os administradores que trabalham como supervisores e gerentes nas organizações. Eles acabam participando de questões táticas e são responsáveis por gerenciar atividades de colaboradores, visando colocar em prática as melhores estratégias para aquele momento.
Outro cargo que também pode ser ocupado pelos graduados em Administração, é o de diretores ou empreendedores.
Nesse caso, eles tendem a trabalhar diretamente no setor operacional, sendo responsáveis pelos caminhos das empresas e suas posições no mercado.
Vale destacar algumas tarefas que são de responsabilidade do administrador:
- relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores;
- gestão de pessoas e projetos;
- atividades analíticas;
- realização e apresentação de relatórios.
Os desafios da nova Administração:
A administração tem como tarefas ou funções básicas o planejamento, a organização, a direção e controle das atividades.
Mas, como a vida tem seus altos e baixos, é importante que o profissional dessa área esteja preparado e apto aos novos formatos das relações de trabalho. E levando em consideração a melhor adaptação para as funções básicas da administração.
Para isso, é importante ressaltar que um bom administrador deve sim possuir algumas características que o ajudarão a encarar esses desafios da melhor forma.
Empatia:
Mesmo que mantendo contato apenas por telas de celular ou computadores, a percepção sobre a pessoa do outro lado é o que gera confiança e segurança nas equipes.
Transparência:
Em alguns momentos, como durante a pandemia do COVID-19, não é possível fazer muitas reuniões, ainda que sejam feitas on-line.
Consequentemente, isso pode abalar um pouco a equipe. Mas o administrador precisa ser direto para que todos entendam como agir durante essa situação e manter a empresa funcionando.
Sensibilidade:
O administrador também deve possuir a habilidade de perceber as dificuldades dos colaboradores. Juntos, em um escritório era possível solucionar as dúvidas com muito mais facilidade, mas isolados as necessidades às vezes podem prejudicar a produção.
Essas são algumas das posturas que um bom administrador deve ter para encarar os desafios da nova administração.
Mas fique calmo! Essas características são desenvolvidas com o tempo e também são parte do que será aprofundado ao decorrer da graduação, portanto, não tenha receio de começar.
Um dos quatro primeiros cursos da Unigran EAD, o Curso de Administração EAD tem reconhecimento de excelência desde o início em 2006. Apresenta competências sociais, políticas, técnicas, organizacionais e comportamentais.
Quer conhecer mais sobre a graduação em Administração oferecida pela Unigran EAD?
São 8 semestres direcionados em formar profissionais com espírito empreendedor, senso crítico e formação humanística, além de administradores aptos às mudanças e aos ambientes organizacionais.
Clique aqui para consultar a grade curricular e as formas de ingresso.
Leia também: 5 assuntos que o aluno de Administração aprende.