A paixão pelo campo pode ser expressa em diferentes formas. Seja vinda de berço já com o desejo de colocar a mão na massa ou, com aquela visão mais analítica que consegue pensar nas estratégias de produção. E, com essas possibilidades de atuar no campo, é comum surgir a dúvida na hora de escolher a graduação: Agronomia ou Agronegócios?
É hora de tirar essa dúvida de vez. Acompanhe o artigo!
O trabalho agrícola e sua importância para o país
Embora não esteja entre as carreiras mais concorridas do Brasil, o setor agrícola é um dos principais na movimentação econômica do país.
Suas atividades, sejam na agricultura ou na pecuária, não movimenta apenas a economia, mas também tem importância social na geração de empregos, alimentação dos brasileiros e desenvolvimento de negócios.
Ou seja, muito do desenvolvimento do país e quase a metade das exportações sai das mãos dos produtores rurais brasileiros!
Agronomia e Agronegócios, qual a diferença?
Os profissionais de ambas as áreas são indispensáveis para o bom desempenho do trabalho agrícola. E, independentemente de qual das duas áreas escolher, o mercado como um todo é forte e está em constante expansão.
Entretanto, como ambas se diferem na prática, é indispensável saber suas diferenças antes de escolher qual carreira seguir.
De forma resumida, na Agronomia, o profissional estará muito mais em contato com as questões técnicas de cuidados com o solo, com os cultivos e com os animais. Os agrônomos são responsáveis pelo cultivo dos solos e participam de todo o processo de produção agrícola: desde o preparo das sementes até a distribuição da safra para o consumidor final. É uma responsabilidade e tanto!
Já no Agronegócios a visão é outra, tudo é mais voltado para gestão! Isso porque, muito mais que o conhecimento das técnicas de plantio, o negócio agrícola demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas. Assim, uma gestão assertiva proporciona mudanças consideráveis nos resultados das empresas, otimizando tempo e aumentando o lucro.
Dessa forma, podemos dizer que o curso de Agronomia ensina os estudantes a garantir as condições técnicas para alcançar a máxima produtividade em lavouras e rebanhos. Mas, o Agronegócio também é crucial, uma vez que é mais direcionado ao empreendedorismo e às atividades que envolvem a comercialização.
Então, qual escolher?
Agora é a hora mais importante na sua tomada de decisão. É preciso se autoavaliar! Mesmo que o setor agrícola já seja uma certeza para você, ainda há possibilidades mais segmentadas de mercado. Então faça uma pausa, verifique o que você gosta de fazer e no que você tem mais habilidade.
Se você prefere analisar cenários, buscar soluções, traçar estratégias e ainda assim, não quer perder o contato com o campo, Agronegócios pode ser a melhor solução para atender suas preferências.
Agora, se o seu desejo é estar de fato no campo, colocar a mão na massa e executar todas aquelas estratégias traçadas, o caminho ideal pode ser Agronomia.
Independente de qual é a sua decisão, a Unigran EAD quer fazer parte dessa história e te ajudar a conquistar a sua carreira! Aqui, o curso de Agronegócios é on-line e tem uma plataforma própria. São 6 semestres para dominar a verdadeira gestão do agronegócio e garantir os melhores resultados no campo.
Consulte a grade curricular completa acessando nosso site, clique aqui!