Um mundo totalmente digital, uma realidade totalmente nova e criada para que atividades cotidianas sejam convertidas para tarefas digitais. Essa é a base da proposta do Metaverso, o conceito que está se movimentando e crescendo cada vez mais no mercado.
Mas como fazer parte do futuro da tecnologia? Vamos entender sobre!
Como surgiu o Metaverso?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o Metaverso é um projeto em fase inicial, e que tudo o que se fala sobre ele são projeções.
Mas, o termo “Metaverso” não é novo! Ele surgiu na obra de Neal Stephenson chamada “Snow Crash” (1992), que fazia uma brincadeira entre a realidade e a ficção através de um jogo onde um entregador de pizza na vida real é um samurai no universo virtual chamado “Metaverso”.
O livro foi o ponto de partida para o surgimento de diversos jogos como Second Life, Roblox, Fortnite e até mesmo o Minecraft, onde jogadores podem criar uma espécie de “vida paralela” em um ambiente totalmente virtual.
Caminhando alguns anos à frente, em 2021, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, anunciou a mudança de nome para Meta, afirmando que esse seria o futuro não só da tecnologia, mas das nossas vidas de maneira geral.
Em termos gerais, haverão avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e bens materiais em um universo online.
E agora, cabe às empresas participarem da preparação para essa nova forma de engajamento digital!
Mais a fundo sobre o conceito de Metaverso
Pode-se dizer que o Metaverso é, então, uma espécie de nova camada da realidade que une os mundos real e virtual.
Mas na prática, é um ambiente virtual construído por meio de diversas tecnologias, como a realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.
Embora a primeiro momento, o Metaverso se pareça muito com uma nova rede social promissora, esse recurso irá se estender no mercado de diversas maneiras!
Esse é o grande motivo pelo qual as grandes marcas de tecnologia estão de olho na ferramenta e, algumas já deram os primeiros passos estabelecendo, por exemplo, personagens digitais que representam a marca no ambiente virtual.
Esses personagens representam as marcas, mas a previsão desse Metaverso é que logo cada indivíduo tenha um avatar que representa a si mesmo.
Empresas que já estão aderindo o Metaverso
Além do Facebook, diversas empresas passaram a apostar nesse novo universo. A Nvidia Omniverse, uma plataforma colaborativa de simulação, se tornou disponível online, em agosto de 2021. Nela, designers, artistas e outros profissionais podem trabalhar juntos na construção de metaversos.
A Microsoft criou o Mesh no início de 2021. A plataforma permite a realização de reuniões com hologramas. Além disso, eles também desenvolveram avatares 3D para o Teams, sua ferramenta de comunicação muito usada em reuniões online.
A multinacional Nike criou a Nikeland, uma plataforma dentro do jogo Roblox que permite que os usuários criem do zero seu próprio mundo virtual.
Até mesmo o Banco do Brasil aderiu à tendência, no final de 2021. A instituição incluiu uma experiência virtual dentro do servidor do jogo GTA. O jogador pode então abrir uma conta bancária para seu personagem, além de ser possível até mesmo trabalhar como abastecedor de caixa.
O mercado para o profissional de tecnologia
Com mais essa novidade tomando conta de diversos setores, fica claro que o mercado para os profissionais de tecnologia tende a crescer cada vez mais! Não é atoa que essa é a considerada: área de atuação do futuro.
Pensando nisso, então que tal dar um play na sua carreira no mundo da tecnologia de forma on-line? Na Unigran EAD cursa uma disciplina por mês, podendo encaixar os estudos na sua rotina assistindo às aulas onde e quando quiser.
Conheça mais sobre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Engenharia de Produção acessando o nosso site!