Independente da área de atuação, todo estudante deseja realizar seu ensino superior em uma universidade de excelência e qualidade. Por isso ficar de olho nas avaliações do MEC é tão importante!
“Nota máxima na avaliação do MEC”. Se você navegou nas redes sociais ou até mesmo pelas páginas dos cursos da Unigran EAD, já deve ter visto essa frase. Ainda que ela seja algo claramente positivo, vamos entender o que essa nota realmente significa não apenas para a instituição, como também para você, aluno ou futuro aluno.
Entenda o peso de cada nota do MEC
No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) tem como responsabilidade as políticas de ensino nacionais. Faculdade e centros universitários em modalidade presencial, semipresencial ou EAD, que desejem oferecer cursos de Ensino Superior devem ter autorização do MEC para isso.
Depois que um curso é autorizado a funcionar, as instituições de Ensino Superior têm um prazo para cumprir uma série de requisitos.
Ou seja, muito mais do que essa “autorização”, o Ministério da Educação também é responsável em fornecer uma nota que avalia aquele curso de 1 a 5, sendo 1 a mais baixa e 5 a mais alta.
O significado de cada um desses indicadores pode ser resumido da seguinte forma:
- 1 e 2: Rendimento abaixo da média ou muito insatisfatório;
- 3: Rendimento médio, quando os requisitos são minimamente atendidos;
- 4: Rendimento acima da média, quando a instituição entrega mais do que os requisitos mínimos;
- 5: Nota máxima e símbolo de excelência, indica que a instituição ou o curso em questão devem ser vistos como referência pelas demais.
Como é feita a avaliação pelo MEC?
Agora que você já sabe o significado de cada indicador, vale a pena entender quais são os aspectos avaliados para chegar até essa nota. Assim, você fica por dentro de quais os atributos que a sua futura universidade se apresenta apta a lhe ofertar durante seu período de formação.
Para atribuir essas notas é formada uma comissão de avaliação do Ministério de Educação, que visita as instituições e as submete a uma série de verificações. Os quatro aspectos avaliados são:
Infraestrutura:
Mesmo na educação a distância, a parte da infraestrutura passa por uma avaliação do MEC. Nesse caso, a comissão fica responsável em verificar o funcionamento de todo o ambiente virtual de aprendizagem. Isso incluiu a plataforma das aulas, entrega dos trabalhos e até o processo de avaliação.
Corpo docente:
Nessa segunda categoria é avaliada a qualificação dos professores que integram um curso superior, pois eles são peça chave para garantir um ensino de excelência.
O Ministério da Educação leva em consideração a titulação (doutores, mestres e especialistas) e também a capacidade produtiva deles em termos de conteúdo científico, o que inclui artigos, livros, participações em eventos, entre outros aspectos.
Desempenho do estudante:
O desempenho dos estudantes é mensurado por intermédio do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Essa prova é aplicada pela instituição visando avaliar o nível de conhecimento deles no último ano, antes de concluírem o curso e ingressarem em definitivo no mercado de trabalho.
Projeto pedagógico:
Por último, mas não menos importante, o MEC avalia ainda o projeto pedagógico da instituição de ensino.
Isso significa analisar a grade curricular ofertada e toda a metodologia de ensino visando o que é mais adequado para cada área.
Qual é a importância da nota do MEC para um curso?
A nota do MEC é um grande referencial para que o aluno e futuro profissional, consiga avaliar a qualidade de um curso e escolher a instituição que melhor lhe apeteça.
A grande importância da nota do MEC é que ela serve como referência para que, tanto as instituições de ensino melhorem a qualidade dos cursos oferecidos visando a excelência, quanto os alunos tenham parâmetros para fazerem boas escolhas para suas carreiras.
É claro que grande parte da qualidade do aprendizado durante o período de graduação está nas mãos do próprio aluno. Porém, é muito importante que nesse processo, o aluno conte com um ensino de qualidade, com professores mestre e doutores e com uma plataforma que promova e estimule o seu aprendizado.
Como a nota impacta a futura vida profissional dos alunos?
Como o nome da instituição está em destaque no diploma, é claro que a nota do MEC influencia diretamente no tipo de profissional que você será e na forma com que as empresas lerão o seu currículo.
Instituições que não obtêm as notas mínimas podem não ser reconhecidas ou perder o reconhecimento do MEC, o que prejudica estudantes que já se formaram ou que estão no processo de formação com elas.
Além disso, muitos concursos não aceitam candidatos que não tenham seus diplomas reconhecidos pelo MEC ou que não tenham uma nota acima de 4.
Em contrapartida, a formação por uma universidade cuja nota é alta, o aluno já apresentará um diferencial competitivo benéfico em qualquer vaga no mercado de trabalho que vier a competir.
A Unigran EAD tem cursos nota 5 no MEC!
Pensando na qualidade do seu ensino e formação, a Unigran EAD está atenta em cada etapa dos alunos e futuros alunos!
Com cursos nota 5 como Marketing, Comércio Exterior, Gestão de Cooperativas e Geografia, na Unigran EAD o ensino é de excelência em uma plataforma própria e intuitiva. E você ainda tem contato direto com seus professores, podendo tirar todas as dúvidas durante as disciplinas lecionadas!
Consulte as nossas opções de graduações nas modalidades EAD ou semipresencial.