Uma formação que te abre portas e que te possibilita entrar em diversas áreas de atuação. A Ciências Contábeis teve sua origem lá na antiguidade e se faz super necessária até os dias de hoje.
Acompanhe o artigo para conhecer melhor a carreira em Ciências Contábeis, como é o mercado de trabalho e sua importância para a sociedade!
História das Ciências Contábeis:
A Ciências Contábeis tiveram sua origem na Antiguidade quando se fez necessário gerir o patrimônio de bens de cada pessoa.
Em 2000 a.C, os gregos utilizavam a contabilidade em várias atividades, como bancos e administração pública. Ou seja, ela era usada para registrar custos, tornando possível uma análise que hoje é conhecida como apuração de saldo.
No caso dos povos babilônicos e assírios os registros que representavam a posse em peças de argila eram desenhos de animais. Vale ressaltar que especialistas, por meio de escavações, conseguiram encontrar alguns registros de contratos de mão de obra e matérias primas.
Desenvolvimento das escolas Contábeis:
No século XVII a Contabilidade passou a ser melhor inserida nas universidades europeias. Lá eles desenvolveram grandes teorias sobre a administração e o próprio controle de patrimônios, contudo não havia tanta prática assim já que a área era nova.
Contudo, com o passar dos anos foi-se entendendo cada vez mais sobre e notando-se a necessidade de ter profissionais especializados nessa área. Então, em 1920 houve também o início de escolas norte-americanas de Contabilidade.
As ideias eram um pouco diferentes das escolas europeias, isso porque eles se preocupavam em ir além das teorias caminhando com a prática de cada uma delas.
Com o surgimento de grandes corporações, tornou-se ainda mais importante a prática contábil e isso teve total influência para a criação de associações contábeis.
Atualmente, a Contabilidade tomou tanta força que se tornou parte indispensável das administrações empresariais. Isso porque a regulação de impostos e emissão de documentos fiscais é muito importante para garantir segurança nos processos comerciais.
A Contabilidade no Brasil:
Com a vinda da família Real para o Brasil, entre 1808 e 1821, houve um aumento significativo do tesouro da república e fortalecimento da renda dos estados. Isso refletiu diretamente nas necessidades do aparato fiscal.
Além disso, foi criado também o Tesouro Nacional e Público e em 1808 o Banco Central do Brasil. Esse cenário foi crucial para proporcionar desenvolvimento tanto da teoria quanto da prática contábil.
Hoje, o Brasil é um dos países com maior carga tributária e fiscal de todo o mundo, o que exige que os empreendedores tenham cuidado para não ter problemas com o Governo. Mediante essas necessidades, o profissional contábil é indispensável para qualquer empresa!
Como é o mercado de trabalho?
Antes de começar a exercer a profissão, o graduado deve prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para obter o seu registro profissional.
Assim, depois de conquistar o registro, terá a seu favor um mercado bem amplo e com diversas áreas em que poderá atuar. Seja em organizações, empresas públicas ou privadas de diferentes portes e setores.
Contudo, os que preferem trabalhar por conta própria, há a possibilidade de empreender e ter seu próprio escritório, gerenciando uma equipe e prestando serviços contábeis para outras empresas.
Algumas áreas em que o contador pode atuar:
Perícia contábil
Uma possibilidade de atuação para o profissional é na perícia contábil. Nessa função, o contador será responsável por criar os elementos necessários para que uma empresa apresente, em vias judiciais ou extrajudiciais, provas de que um fato ocorreu ou não.
Assim, o profissional visa atender empresas envolvidas em processos judiciais podendo ser eles a divisão de bens, indenizações ou outras questões.
Auditoria
Ao optar por essa área, o contador irá fiscalizar o trabalho de outros contadores e profissionais da mesma área.
A auditoria serve pra ter certeza de que uma empresa não está desviando/lavando dinheiro, sonegando imposto ou fazendo algum procedimento incorreto.
Contabilidade Ambiental
O contador, nesse caso, atuará na área ambiental da empresa. Ele fará o controle e planejamento de investimentos em projetos como a redução de lixo gerado, da emissão de poluentes e outras questões relacionadas a esse mesmo universo.
Controle:
Por fim, uma das outras funções do contador que trabalha diretamente no setor de controle estão: pesquisar, examinar, analisar e fundamentar provas solicitadas, na maioria das vezes por um juiz.
Qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Economia?
A Economia é responsável por analisar os bens da sociedade, tanto em questão de sua produção como na distribuição. Dessa forma, o profissional precisava criar estratégias para melhorar o posicionamento de uma empresa no mercado local e global.
No caso da Ciências Contábeis, o foco está em um único negócio, sempre analisando os pontos frágeis e definindo a melhor estratégia de investimento para aquele período. Além disso, o trabalho desse profissional também vai ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para a organização.
A importância da Ciências Contábeis para o mercado:
Os profissionais de Ciências Contábeis se capacitam para atuar com o controle do patrimônio e das finanças de pessoas físicas e jurídicas. Isso para que elas mantenham-se dentro do que preza a legislação vigente sobre o assunto e não cometam irregularidades.
Além disso, estão sempre ocupando-se diretamente com impostos, taxações e demais arrecadações. Sem deixar de lado as possibilidades de ampliação da empresa, traçando sempre investimentos de lucros.
Com isso já é clara a sua importância para o mercado, não é?
A graduação de Ciências Contábeis da Unigran EAD tem como objetivo formar profissionais com: domínio em contabilidade tributária, conhecimento das normas nacionais e internacionais da contabilidade. Além disso, entrega ao aluno uma visão dos processos gerenciais, seja em controladoria, contabilidade de custos ou em estruturação de novos negócios.
Para saber mais sobre o curso e as formas ingresso? Clique aqui!
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre imposto de renda.