Existe muita confusão em relação as diferenças entre Design de Interiores e Arquitetura, e aos caminhos que seguem as duas profissões.
Afinal, apesar de estarem ligadas, possuem características próprias, com objetivos diferentes, que levam os estudantes a carreiras diferenciadas. Por isso, é importante conhecê-las antes de tomar a decisão de qual caminho percorrer.
Nesse sentido, este post tem por objetivo esclarecer e mostrar o que faz cada profissional. Continue a leitura!
A história das duas áreas
Não existem informações que possam precisar o início das atividades envolvendo a Arquitetura e Design de Interiores.
No entanto, sabe-se que no período pré-histórico o homem buscava locais onde pudesse levantar edificações levando em conta a segurança, a facilidade de locomoção e um certo conforto para os seus habitantes. Iniciava-se então, a visão da arquitetura.
Ainda na antiguidade, especialistas trabalhavam para o desenvolvimento de abrigos e construções voltadas ao aspecto militar. Onde a prioridade era a segurança e o desenvolvimento de fortificações que impedissem a invasão dos inimigos.
Além disso, sobre o surgimento da área de design de interiores, acredita-se que tenha ocorrido na época do Egito Antigo. Tempo no qual, já existia uma preocupação com a decoração, adornos e o conforto do interior das moradias.
As duas áreas evoluíram e hoje seus profissionais são valorizados no mercado de trabalho, cada qual com sua especialidade.
O que seria a Arquitetura?
A Arquitetura é a área que desenvolve projetos de novos espaços junto ao meio ambiente. Esta também é reconhecida como uma forma de arte visual que tem por objeto a construção de locais para a residência, trabalhos e atividades que atendam as expectativas do ser humano.
A área se ocupa tanto da parte externa como interna de um ambiente, definindo materiais que serão utilizados na construção, sempre com a preocupação do meio onde a edificação será construída.
Clima, solo e aspectos geográficos fazem parte desta análise. E o objetivo final é o de proporcionar aos frequentadores do novo ambiente, boas condições de conforto e segurança aliadas a uma estética agradável.
O que é o Design de Interiores?
Por sua vez, o Design de Interiores a área que desenvolve os projetos para os ambientes internos de uma edificação, combinando diversos elementos. Sendo assim, o objetivo do designer de interiores é atender, com beleza, os ambientes internos de um determinado espaço.
O designer de interiores trabalha espaços como os residenciais, comerciais e públicos, mas faz também o desenvolvimento do interior de automóveis.
O profissional combina o bom gosto, as tendências da moda, praticidade e conforto para proporcionar aos usuários do ambiente, um local agradável, bonito e prático para suas atividades.
O currículo do curso de Design de Interiores
O estudante da área de design de interiores se prepara para a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitam o desenvolvimento de projetos.
Mas, também estará envolvido com estudos a respeito de paisagismo, acessibilidade e conforto ambiental, bem como estudo de cores, desenhos e iluminação.
São 4 semestres de estudos e dentre as matérias que fazem parte do currículo do curso de Design de Interiores, apresentamos as principais:
-
Desenho técnico;
-
História da arte e do design;
-
Design de interiores;
-
Linguagem e argumentação;
-
Teoria e prática da cor;
-
Desenho;
-
Ergonomia e acessibilidade;
-
Programação visual e de superfícies;
-
Projeto de interiores;
-
Representação gráfica 2D;
-
Conforto ambiental;
-
Paisagismo e sustentabilidade;
-
Representação gráfica 3D;
-
Técnica e materiais de construção e acabamentos;
-
Gestão de obras;
-
Luminotécnica e instalações;
-
Projeto de mobiliário e produto.
E o mercado de trabalho para esse profissional?
São diversas as opções profissionais para o designer de interiores. Já que este poderá ingressar e contribuir com seus conhecimentos junto às empresas de design e decorações, construtoras, galerias de arte e ainda de forma autônoma.
Estes também são contratados para a decoração de ambientes temporários, como feiras, eventos e estandes de vendas de imóveis.
Enfim, como você pode perceber, o designer de interiores está presente em muitas áreas. Considerando sua capacitação acadêmica que lhe dá autoridade para avaliar, planejar e implantar o que há de melhor nos ambientes.
A Unigran EAD possui a excelência na formação dos novos designers de interiores. Por isso, convidamos você a conhecer detalhes deste curso, acessando nosso site!