Uma alternativa para transformar totalmente um ambiente! O famoso jardim de inverno além de promover uma estética moderna para decoração, também atua como relaxamento e lazer para quem ama ficar pertinho da natureza. Acompanhe as dicas para criar o seu!
A opção para transformar um ambiente!
Além de ser lindo e moderno, o jardim de inverno é uma solução muito versátil para transformar um ambiente, seja ele feito em um local fechado ou aberto.
Algumas ideias:
- embaixo da escada;
- na sala de estar;
- próximo ao banheiro;
- em área anexa (com ou sem cobertura).
Claro que para escolher o melhor lugar de instalação, o profissional de Design de Interiores é indispensável, pois ele vai avaliar o ambiente e fazer um projeto arquitetônico que visará total aproveitamento do espaço disponível.
Mas se você já quer começar a sonhar com essa possibilidade, anote as dicas para o jardim de inverno!
Selecione as plantas adequadas:
A ideia do Jardim de Inverno é muito boa, mas para que você não se frustre na execução, é importante selecionar as plantas adequadas.
É preciso muito cuidado nessa etapa! Cada projeto vai carecer de uma análise única para que as melhores plantas sejam escolhidas.
Em um jardim de inverno embaixo da escada, por exemplo, as plantas escolhidas precisam ser as que se dão bem com pouca exposição solar, já que ficarão em uma área fechada.
Mas se o seu jardim de inverno fica em uma área externa anexa à casa e sem cobertura, as possibilidades são muito maiores. O cuidado maior nesse caso é com a seleção de plantas que sejam mais resistentes à chuva, principalmente se a sua região tem tendência a chuvas intensas.
Leia também: As melhores plantas para ter em casa
Use objetos decorativos:
Para dar mais personalidade ao seu jardim de inverno e torná-lo mais parecido com aquelas lindas inspirações do Pinterest, use objetos decorativos!
Invista em diversos objetos decorativos e personalize seu cantinho verde harmonizado com o estilo que você mais gosta. Algumas ideias para usar no jardim de inverno:
- pedriscos;
- bancos;
- arandelas;
- correntes;
- fontes d’água;
- deck de madeira;
- vasos de plantas personalizados.
Aqui a sua imaginação é o limite!
Favoreça a iluminação natural:
Mesmo que você escolha plantas que sejam mais resistentes à baixa exposição solar, todas elas precisam de uma luz natural para conseguirem se desenvolver melhor.
Fique atento à posição do jardim de inverno para favorecer a entrada de iluminação externa no ambiente. De preferência, instale o jardim próximo de janelas, portas ou paredes de vidro.
Não bloqueei essa iluminação natural com cortinas, móveis ou outros objetos, assim você garante que o seu jardim de inverno permaneça lindo!
Faça a manutenção:
Assim como qualquer parte da casa que exige uma faxina periódica, o jardim de inverno não é diferente!
A manutenção regular é extremamente necessária, mas essa não é uma etapa complexa. Tudo o que você precisa fazer é regar as plantas conforme a necessidade de cada uma, tirar as folhagens secas, limpar os musgos e tomar cuidado com o acúmulo de água.
Assim, seu jardim de inverno vai estar sempre bonito e bem cuidado dando um charme extra para a decoração da sua casa!
Claro que além dessa opção, existem várias outras formas de otimizar os espaços do seu imóvel. Então, se quiser saber mais, clique aqui!