O Design de Interiores é muito mais do que uma decoração bonita e harmônica, o profissional dessa área também trabalha a fim de promover qualidade de vida àqueles que estão no ambiente projetado. Dentro dessa pauta, está o paisagismo, uma alternativa que une a beleza das plantas com o cenário urbano.
Acompanhe o artigo para entender mais sobre esse grande aliado ao bem estar!
O que é paisagismo?
Seja para o planejamento de áreas externas ou privadas, o paisagismo visa a execução de obras de criação, preservação e gestão de espaços livres.
O profissional atuante dessa área visa gerar uma harmonia entre o homem e a natureza, agregando a beleza do verde com conceitos funcionais ao ambiente.
Essa prática é facilmente encontrada em jardins verticais, fontes de água, caminhos, pergolados, canteiros e gramados.
Tipos de paisagismo
O rural é definido como um tipo de paisagismo que visa ações de preservação e conservação nos ambientes rurais.
Já, o urbano é voltado para criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento e contemplação. Integrando a natureza ao ambiente das grandes metrópoles.
E o paisagismo de áreas internas tem como principal missão complementar a decoração e promover o bem estar. Assim, esse tipo de paisagismo é visto com frequência em jardins externos, jardins de inverno, varandas e terraços.
Técnicas de implementação do paisagismo:
- Jardins verticais: Uma aplicação criativa para decoração de casas e ideal para otimizar espaços pequenos. São, normalmente, feitos de materiais leves que se adaptam a qualquer tipo de parede. E, quando necessário, administrados por um sistema inteligente e automatizado de fertilização e rega;
- Revestimentos e pisos: Essa aplicação é ideal para separar e organizar espaços com plantas e grama;
- Bancos e mesas: Traz mais beleza ao ambiente e o transforma em um espaço mais funcional.
- Plantar em vasos: A forma mais tradicional, mas que não tem erro! E, ainda entrega a vantagem da mobilidade de poder testar várias configurações para aquela mesma planta.
Benefícios do paisagismo para qualidade de vida
Muito se fala sobre o “déficit de natureza“, que afeta aqueles que passam muito tempo em ambientes fechados, acarretando estresse excessivo, fortes dores de cabeça, reduzindo o rendimento e expondo-se ao burnout. Esse é um cenário bastante comum, mas o paisagismo tem como objetivo amenizar.
Ou seja, por ter como base essa preservação da natureza, o paisagismo é visto como grande aliado da qualidade de vida, já que a presença de plantas pode mudar totalmente a energia de um espaço e trazer inúmeros benefícios aos indivíduos ali presentes.
Como um de seus benefícios, a presença das plantas ajuda na circulação do ar no ambiente, filtrando-o e aumentando a umidade. Algumas delas podem, inclusive, realizar a absorção de gases tóxicos, tornando o seu cultivo ainda mais interessante.
Ainda não existe uma pesquisa que comprove a quantidade de plantas para obter um ar 100% purificado, contudo, poder contar com algumas delas na decoração já deixará o ar mais leve.
Atuando de forma mais direta na qualidade de vida, a promoção do paisagismo traz à tona a diminuição do estresse, aumento da criatividade e, consequentemente, mais produtividade no que tange ao trabalho. Também por isso muitas empresas têm investido em áreas verdes nos escritórios através de jardins de inverno, por exemplo.
Agora se o projeto paisagístico for de maior escala e visar atender a cidade de modo geral, as vantagens são ainda maiores.
Por exemplo, é possível perceber que a cidade se torna mais bonita e agradável. O que minimiza, por exemplo, o calor, e até mesmo auxilia na drenagem natural em um período de chuva. E esse é um fator muito importante, especialmente nas grandes cidades que, muitas vezes, vivem transtornos urbanos em detrimento do não escoamento natural da água.
E, muito além do paisagismo, que é a integração do homem com a natureza, o Design de Interiores tem diversas opções que promovem não só uma decoração bonita, como também funcional e benéfica aos usuários. Então, se você é apaixonado por essa área, conheça mais sobre essa graduação clicando aqui!