As características do design industrial transmitem conceitos aparentemente rígidos e menos confortáveis. No entanto, a função da decoração é tornar o ambiente aconchegante e convidativo para os que habitam aquela residência.
Muitas vezes encontrar equilíbrio entre elegância e a tendência do design industrial pode ser difícil em um ambiente. Mas, se utilizado de forma correta, o visual industrial torna o espaço sofisticado e moderno.
Separamos neste post informações sobre a inspiração no design industrial e como utilizá-lo para deixar seu ambiente charmoso. Acompanhe!
O surgimento da tendência do design industrial
Por volta de 1950, a cidade de Nova York deu espaço a expansão do design industrial permitindo o aproveitamento de galpões, garagens, e até mesmo fábricas como moradias.
Com instalações aparentes e sem qualquer revestimento, essas construções de estruturas rígidas tinham grande contraste com a apresentação aprimorada de interiores residenciais e comerciais.
A proposta foi empregar esses espaços brutos em uma nova modalidade de residência chamada loft. As amplas estruturas permitiam espaços integrados que harmonizados com o design residencial, tornaram-se modernos e fora dos padrões conhecidos na época.
Principais elementos da tendência de design industrial
A tendência do estilo industrial apresenta estruturas aparentes, como vigas, fios e encanamentos. Deixar pisos e paredes sem acabamentos, e usar materiais de demolição contrastando com móveis modernos, na intenção de gerar uma atmosfera acolhedora. Outros principais elementos presentes no estilo, são:
- janelas amplas;
- superfícies sem acabamento;
- ambientes amplos e integrados;
- tons terrosos e cinzas;
- tijolo e concreto expostos;
- móveis restaurados;
- uso de peças de madeira e metálicas.
Elaborar espaços que sejam elegantes e práticos utilizando a tendência do design industrial pode se tornar um desafio. Conheça algumas dicas para alcançar o equilíbrio entre o estilo, com beleza e funcionalidade.
Ambientes em que o estilo é mais utilizado
O estilo industrial é muito utilizado em ambientes residenciais. Além de lofts, casas e apartamentos podem usar esse tipo de decoração em diversos cômodos para torná-los contemporâneos. Além disso, espaços como cozinhas, salas de estar, quartos, escritórios e até mesmo espaços gourmet podem receber o estilo.
Inspirações para utilizar a tendência nos dias atuais
Estilo industrial e minimalismo
Também conhecido como clean, o estilo minimalista aplica a redução de artigos na decoração e valoriza detalhes. Aliado à características industriais, o ambiente torna-se suave e sofisticado, com poucos móveis que sejam versáteis e funcionais.
Estilo high-low
A decoração high-low equilibra artigos acessíveis, muitas vezes antigos, com alguns de alto valor. É utilizado para criar ambientes sofisticados em espaços com design industrial, harmonizando peças rebuscadas a finas, e adaptando o estilo elaborado ao cotidiano.
Paredes em destaque
Mesmo que a tendência do design industrial peça paredes de aspecto inacabado, elas podem ter fachadas diferentes e ainda assim garantir a aparência industrial.
Também é possível criar esse aspecto aplicando pastilhas e tijolos sem revestimento, aproveitando a estrutura da construção e reforçando o estilo para conceder elegância e modernidade.
Variedade de materiais
A aplicação de diferentes materiais segue a tendência industrial garantindo sofisticação e bom gosto. Os materiais mais utilizados no estilo são madeira, ferro e aço.
Para objetos, os materiais tendem a variar ainda mais sendo utilizados vidros, tecidos sintéticos, couro, cobre e também plástico. O design dos móveis também é um grande diferencial. Afinal, desenhos arrojados que fujam da simplicidade são a maior tendência nesse estilo.
Cores em harmonia com o ambiente
No estilo industrial a paleta de cores conta com tons neutros como branco, cinza, preto, marrom, bege e gelo. Essas colorações combinam entre si e transmitem sobriedade. No entanto, o ambiente pode ficar sem vida, o que permite o uso de cores vivas em objetos para personalizar o espaço.
Sendo assim, a tendência do design industrial pode transformar a residência em uma ambiente sofisticado e contemporâneo com conceitos rígidos. Basta utilizá-los da forma correta, de acordo com a orientação de um profissional indicado para criar o estilo perfeito.
Enfim, curtiu saber um pouco sobre a tendência do design industrial? Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o curso que forma profissionais em Design de Interiores e trabalhar nessa área?