Durante a Páscoa não há quem não se renda a um chocolate, seja com aqueles deliciosos ovos recheados ou com as tradicionais barras de chocolate e caixas de bombom. Mas, depois de aproveitar tudo isso, a preocupação com a pele vem. Será que consumir chocolate em excesso dá mais espinhas mesmo?
Acompanhe o artigo para entender melhor sobre o assunto!
Chocolate dá espinha: mito ou verdade?
Mesmo com os cuidados diários com a pele para evitar a acne, basta comer aquele chocolate e o primeiro sinal indesejado aparece. Mas será mesmo que o chocolate é o grande responsável pelo problema?
A verdade é que essa ideia é um mito! Até hoje, não existe nenhum estudo científico que comprove a relação direta do chocolate com a acne.
Porém, o que acontece e de fato contribui para o aparecimento de espinhas é o excesso, uma vez que os chocolates tem em sua composição leite, açúcar e gordura hidrogenada.
Esse alto índice glicêmico estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e assim, há um aumento na quantidade de espinhas e acne.
Dessa forma, entende-se que o chocolate dá espinha, não pelo cacau, que é o seu principal ingrediente, mas pelos outros elementos de sua composição.
E o chocolate branco? Dá espinha?
Aos que são fãs do chocolate branco, será que ele também causa esse excesso de espinhas ou está liberado abusar? Para saber, basta entender a composição desse chocolate.
No caso do chocolate branco, ele é composto de gordura, açúcar e não possui cacau. Pela lógica, isso faz com que ele seja um grande aliado no aumento de espinhas e considerado bem mais prejudicial que os demais chocolates! Por isso, ainda que ele seja muito gostoso, o melhor a se fazer é evitar o consumo em excesso.
Não elimine o chocolate da sua vida!
Mesmo com o chocolate tendo algumas desvantagens quanto ao estímulo de espinha, isso não significa que você não possa comê-lo nunca e que deve riscá-lo da sua vida. Até porque, a vida precisa de equilíbrio e esse mesmo equilíbrio está totalmente relacionado à saúde da sua mente que refletirá no seu corpo e pele.
Algumas espinhas podem até aparecer, principalmente em datas comemorativas onde o chocolate está muito presente, como a Páscoa. Mas a chave é continuar tendo uma rotina de cuidados com a pele e evitar o consumo exagerado, mesmo nessas datas, porque nada em exagero faz bem para o corpo e muito menos para a pele!
Dicas simples para combater a acne:
Para um cuidado adequado da pele com acne, a lavagem e esfoliação são passos simples e importantes!
O ideal é regular a frequência para no mínimo duas vezes ao dia e no máximo três. E, nesse momento, o produto usado também faz toda diferença! Vale a pena consultar um profissional de estética para garantir que terá o resultado esperado.
Já a esfoliação, ela deve ser feita no máximo duas vezes por semana para garantir um resultado adequado e também, atentando-se para o esfoliante que tenha micropartículas bem suaves para a pele.
Se você faz parte do time que ama um skincare e, além de fazer, também garante que as amigas mantenham os cuidados em dia, já pensou em investir nessa área?
As profissionais de sucesso nascem quando enxergam em suas paixões cotidianas uma forma de investir e crescer profissionalmente. E, cá entre nós, trabalhar com o que você ama é muito mais prazeroso!
Clique aqui para conhecer o curso de Estética e Cosméticos da Unigran EAD!