A Terra é mais um dentre milhões de planetas existentes no Universo. E apesar das inúmeras pesquisas e evoluções tecnológicas, ela ainda possui algo que a deixa em destaque em relação a todos os outros planetas. É que, mesmo com as grandes descobertas realizadas, este ainda é o único planeta que reúne todas as características essenciais para a vida humana.
Portanto, compreender seu funcionamento é fundamental para aproveitarmos seus recursos de forma inteligente e sustentável. Afinal, ter o planeta Terra como tema, é ter muito o que aprender!
Alguns cientistas usam seu conhecimento para localizar e desenvolver recursos energéticos e minerais. Outros estudam o impacto da atividade humana no meio ambiente e projetam métodos para proteger o planeta. Há ainda quem estuda fenômenos como vulcões, terremotos e furacões para diminuir os danos causados por esses eventos.
Sabendo da importância dos estudos sobre a Terra, preparamos este artigo para apresentar a você este universo da ciência. Vamos lá?
Estudar a Terra é conhecer a nossa casa
Muito se fala sobre os impactos ambientais e importância dos cuidados com o meio ambiente, e não é para menos.
Afinal, o planeta Terra é a nossa casa e, para garantir que continue sendo um lugar habitável, precisamos entender como ela funciona para então promover ações que reduzam os danos e problemas gerados pelas ações humanas.
Veja alguns dos motivos pelos quais esses estudos são importantes:
- Dependemos da Terra para obter recursos como água, metais e minerais. Por isso, precisamos saber como encontrar esses recursos e explorá-los de forma sustentável;
- Estudando as rochas e os fósseis, podemos entender a evolução do meio ambiente e da vida;
- Ao compreender o funcionamento do planeta, aprendemos a prever fenômenos naturais (como terremotos, vulcões, furacões e tempestades) e minimizar seus impactos;
- A ciência permite compreender mudanças climáticas e usar esse conhecimento para prever acontecimentos futuros;
- Reconhecemos como nossas atividades alteram o meio ambiente e o clima. Assim, somos capazes de reduzir os impactos causados;
- Usamos nosso conhecimento sobre a Terra para entender outros planetas e, quem sabe, identificar outras regiões habitáveis no universo.
Além disso, existem diferentes tipos de estudo sobre o planeta Terra que nos ajudam a compreender melhor o funcionamento de cada área.
Geociências: os diferentes estudos sobre a Terra
As Ciências Terrestres, ou Geociências, são as diversas áreas que se ocupam em compreender o funcionamento do nosso planeta. Os conhecimentos de Geografia são essenciais para a compreensão dessas ciências, que podem ser agrupadas em quatro grandes áreas: geologia, meteorologia, oceanografia e astronomia. Vamos conhecê-las?
Geologia
A própria palavra “Geologia” significa “estudo da Terra”. Esta ciência, portanto, investe em estudos sobre a crosta terrestre e sua composição de materiais. Além disso, investiga as estruturas e processos do planeta, bem como os organismos e as mudanças ao longo do tempo.
Esse tipo de estudo é determinante para compreender, por exemplo, a idade terrestre e o movimento das placas tectônicas. Os geólogos também ajudam a localizar combustíveis e minerais e trabalham para gerir esses recursos de forma eficiente, protegendo o meio ambiente.
Meteorologia
A meteorologia é o estudo da atmosfera e de como seus processos determinam o clima terrestre. Esta é uma ciência bastante conhecida, pois é utilizada para fazer a previsão do tempo.
O foco da meteorologia, portanto, são os fenômenos que acontecem na atmosfera e seus impactos sobre a superfície. Sendo assim, essa ciência busca compreender as mudanças climáticas, suas causas e efeitos, além de desenvolver ações para proteger o meio ambiente.
Oceanografia
Os oceanos cobrem a maior parte da superfície terrestre e fornecem recursos importantes, como alimentos, minerais e fontes de energia. Sendo assim, para compreender sua composição, movimentos, organismos e processos, existe a oceanografia.
Os oceanógrafos investigam formas de aproveitar os recursos desse ecossistema e, ao mesmo tempo, protegê-lo do impacto humano. Além disso, esses profissionais estudam como se dão as interações dos oceanos com o continente e com a atmosfera, podendo até mesmo influenciar em mudanças climáticas.
Astronomia
A astronomia é o estudo do universo. Mas, por que estudar o que está fora da Terra também é importante? Aqui vão alguns exemplos: a lua influencia o sistema de marés do oceano, o sol impacta diretamente o clima terrestre e os asteroides têm impacto sobre a superfície do nosso planeta.
Portanto, os conhecimentos de astronomia também são essenciais para entender a Terra. Por outro lado, astrônomos usam os conhecimentos sobre materiais, processos e história terrestre para compreender o funcionamento de outros planetas, inclusive aqueles que estão fora do nosso sistema solar.
O estudo da Terra como profissão: por onde começar?
Quem pretende trabalhar em uma área que tenha a Terra como principal objeto de estudo, pode investir tanto em formações específicas – como o exemplo das carreiras mencionadas acima – quanto em cursos mais abrangentes.
Uma ótima opção para quem gosta do assunto é a graduação em Geografia.
Esta licenciatura ajuda a compreender o funcionamento do planeta Terra, suas estruturas, como o homem se relaciona com o meio ambiente, e ainda, com a vantagem de poder ensinar todos esses conhecimentos no futuro! Portanto, este pode ser um excelente ponto de partida para quem se interessa por essa ciência.
E o que é melhor! Aqui na Unigran EAD, você ainda tem a oportunidade de estudar em um curso com nota máxima no MEC, mensalidades acessíveis e toda a comodidade de aprender com aulas on-line!
Conheça mais sobre essa graduação acessando nosso site. Clique aqui!
Leia também: O mundo da Geografia: Tudo que você precisa saber