Nos últimos anos a moda de ser sustentável começou a se consolidar e as marcas começaram a ser cobradas por um posicionamento coerente em relação a isso. Muitos projetos interessantes e realmente benéficos para o meio ambiente foram apresentados à sociedade e implementados.
Entretanto, no meio disso tudo, também existem os falsos amigos da natureza que, por sua vez, entram na categoria Greenwashing, um termo que caracteriza esse comportamento.
Acompanhe o artigo para entender melhor essa lavagem verde, como evitá-la e seus malefícios para o meio ambiente!
O que é Greenwashing?
Na tradução literal o Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde” ou até mesmo como “maquiagem verde” pelo sentido que carrega.
Mas a sua prática consegue apresentar melhor o que esse termo significa. O Greenwashing se dá quando há a intenção de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
Esse termo surgiu no início da década de 1990, depois da publicação de um artigo na revista New Scientist, no qual a expressão “greenwash” foi usada pela primeira vez.
A partir disso, então, ela começou a ser utilizada como uma analogia com outro termo, o “brainwashing”, usado para designar a lavagem cerebral. Entretanto, trazendo essa lavagem para o âmbito sustentável e a fim de criticar as empresas que fingem uma preocupação em suas falas, mas praticam na contramão da sustentabilidade.
Para ser considerado um Greenwashing a empresa deve:
- Utilizar falsas informações sobre ações sustentáveis;
- Ocultar características nocivas de seus produtos e/ou serviços;
- Publicar dados incorretos, contraditórios e que não possuam referência ou prova de sua veracidade;
- Usar selos ou certificados ambientais sem fazer parte do movimento de fato.
Quais são os riscos do greenwashing para o mundo?
A prática de Greenwashing e não verificação desses atos é uma grande ameaça ao mundo por diversos aspectos!
A começar pela enganação contra a população. Muitas pessoas, antes de efetuar uma compra, procuram por marcas que sejam comprometidas com o meio ambiente com o interesse de contribuir para que as metas de emissão de carbono estabelecidas pelas autoridades ambientais sejam cumpridas.
Contudo, quando essas empresas não levam esses projetos a uma prática verdadeira, o cliente está sendo enganado e o meio ambiente está perdendo uma boa ação de sua preservação.
Além disso, o presente momento é de uma grave emergência climática, apontada pelo próprio Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Sendo assim, há um código vermelho para que a sociedade faça mudanças em seu comportamento para conseguir amenizar as consequências do aquecimento global.
Assim quanto menor o comprometimento das empresas, pior será e mais consequências haverão para a vida das pessoas.
Como identificar a prática do greenwashing?
Veja algumas dicas de como identificar a “lavagem verde” nas empresas:
Como investidor:
Uma das formas de evitar parcerias com empresas que fazem o greenwashing é, antes de aplicar qualquer investimento, busca por informação e comprovação em dados sobre todas as iniciativas que as mesmas afirmam fazer.
Sempre que possível, busque averiguar a veracidade das suas certificações, entender quais são os relatórios e políticas de redução de danos.
As empresas que estão verdadeiramente comprometidas com o meio ambiente estão cada vez mais dispostas a serem transparentes, justamente por enxergar as problemáticas de marcas que são “falsas amigas” da sustentabilidade.
Por isso, não haverão tantas dificuldades assim em encontrar evidências de empresas sustentáveis.
Como consumidor:
Além de seguir a mesma prática dos investidores, os consumidores podem também ler atentamente os rótulos e observar os selos e ingredientes dos produtos no mercado.
Estar atento e sempre desconfiar de expressões vagas como “produto sustentável”, “amigo do meio ambiente” e variações que não fornecem explicações do porquê são sustentáveis.
Bem como analisar se a empresa usa falsos selos ou está apresentando mentiras nas propagandas.
Ter esses pequenos cuidados poupará os consumidores de serem enganados seja através de alimentos, cosméticos ou até mesmo serviços das empresas.
A preocupação com o meio ambiente faz parte da sua vida? Então você deveria conhecer o curso de Gestão Ambiental. A Graduação oferece capacitação para que você possa analisar e solucionar problemas ambientais no ambiente corporativo.
Com o intuito de proporcionar aos estudantes uma visão sistêmica do ambiente, na Unigran EAD a grade curricular é completa. Mesmo no exterior, você cursa uma disciplina por mês estudando onde e quando quiser!
Conheça mais sobre o curso acessando o nosso site, basta clicar aqui!