Se você tem interesse em vendas ou gosta da área, o curso de Gestão Comercial pode ser uma boa opção para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Ele ainda garante diversas oportunidades para o graduado, podendo atuar nas mais variadas empresas, assim como, empreender na gestão do seu próprio negócio.
Continue a leitura para descobrir mais sobre esse profissional e suas áreas de atuação.
O que o Gestor Comercial faz?
De modo geral, esse profissional é responsável por estabelecer as estratégias comerciais da empresa. O que permite o contato com todas as etapas do processo de vendas, desde a aquisição e comercialização dos produtos, até o estudo dos dados obtidos e as táticas para otimizá-los.
Logo, ele define as ações que o negócio deve realizar para aumentar a produtividade, reduzir custos e incrementar o lucro. Isso tudo, a fim de garantir, também, a satisfação dos clientes.
Para isso, o gestor comercial realiza uma série de análises e observações para definir as ações mais adequadas para cada negócio. Levando sempre em consideração o comportamento do consumidor, tendências de consumo e as ações da concorrência.
Perfil do profissional
Sendo responsável pela gestão e funcionamento de diversos setores da empresa, a primeira característica que se espera desse profissional é a organização.
Pela mesma razão, também é indispensável que o Gestor Comercial tenha uma boa habilidade de comunicação. E, além disso, saiba se relacionar com os diferentes públicos com os quais atuará.
Afinal, ele deve conhecer e respeitar as particularidades de cada colaborador. Sendo capaz, inclusive, de fornecer feedbacks e motivar a equipe para continuar gerando bons resultados.
Esse profissional deve ainda ter uma visão estratégica, com conhecimentos multidisciplinares, espírito de liderança e a capacidade de trabalhar respeitando prazos e metas.
Quais as áreas de atuação?
Quando falamos sobre o mercado de trabalho, o vasto conhecimento adquirido por esse profissional reflete em suas inúmeras possibilidades de atuação.
Dentre as funções que ele pode exercer, nós podemos citar alguns exemplos, como:
- Gestor de Contas: atuando no acompanhamento e na criação de estratégias para fidelização dos clientes;
- Supervisor de Vendas: realizando treinamentos e fiscalizando todas as etapas do processo de vendas;
- Representante Comercial: sendo o porta-voz para defender os interesses da empresa e fazendo conexão com os parceiros e fornecedores;
- Consultor Comercial: realizando o diagnóstico e oferecendo soluções estratégicas para os problemas encontrados.
E o que se estuda na graduação de Gestão Comercial?
Como dito anteriormente, o objetivo do curso de Gestão Comercial é formar profissionais capazes de realizar o planejamento de todas as etapas do processo de vendas de uma empresa, ou mesmo, empreender dentro da sua área de atuação.
Ao ter acesso a disciplinas como Empreendedorismo, Gestão de Conflitos, Contabilidade e Análise de Custos, o futuro gestor será capaz de não só lidar com as mudanças que constantemente afetam os negócios, como também, gerenciar pessoas e realizar atividades criativas e inovadoras dentro das organizações onde estão inseridos.
Leia também: Gestão Comercial ou Administração: qual fazer?
Na Unigran EAD essa graduação está disponível na modalidade a distância com duração de 4 semestres, onde o aluno tem total liberdade para escolher como e quando estudar, sem atrapalhar sua rotina.
Com todas essas informações em mente, você já deve ter notado que o setor comercial é uma área importantíssima para o sucesso das empresas. E, além disso, pode ser uma área apaixonante para quem gosta de lidar com pessoas, tem foco nos resultados e não tem medo de um desafio!
Se você se encaixa nesse perfil, o curso de Gestão Comercial da Unigran EAD pode ser a graduação certa para você! Acesse o site e conheça mais sobre o curso clicando aqui.