Atualmente, a série You, da plataforma de streaming Netflix, lançou uma nova temporada que explora e muito um subgênero da literatura: o romance policial. Dentro da narrativa, o protagonista Joe Goldberg, se vê na obrigação de entender a fundo essa trope literária a fim de desvendar o mistério que foi inserido contra sua própria vontade.
Assim, para aqueles que amam ler ou que assistiram a série e ficaram curiosos para entender, é hora de conhecer a fundo esse subgênero instigante e cheio de surpresas.
O romance policial dentro da série You
Ah! Antes de mais nada, fique tranquilo, não haverá spoilers por aqui. Tudo já foi mostrado no trailer ou na sinopse.
Dentro da quarta temporada da série You, o protagonista Joe Goldberg, como consequência de seus atos anteriores, se vê obrigado a atuar como professor de literatura.
É sabido que sua paixão por livros não é recente, mas praticamente um traço de sua personalidade conturbada. Inclusive, a própria série é baseada em livros. Assim, ensinar aos alunos um pouco sobre esse universo, era um desafio não muito complexo para Goldberg.
Entretanto, a narrativa da série se expande quando ele é inserido em um mistério cuja a resposta está oculta. Joe, um controlador e manipulador nato, é despertado pelo desejo incessante de solucionar isso e encontrar o culpado.
Mas, para isso, ele precisa se aventurar em livros que nunca foram de sua preferência. Dentre eles, os títulos mais famosos de Agatha Christie, a rainha do crime e mestre em romances policiais.
Assim, em um ritmo lento, a série sustenta um mistério trazendo inúmeras referências que só quem é fã de romances policiais conseguiria pegar. Menções ao detetive famoso Hercule Poirot, aos desfechos de “Assassinato no Expresso do Oriente”.
E, no fim, a quarta temporada cumpre todos os requisitos para ser uma trama de “quem matou”, incluindo reviravoltas e dicas que deixam clara a identidade do “assassino de ricos” desde o início.
O que é “Romance Policial”?
Ok. Ficou perdido em todas essas referências presentes na série? Então vamos dar alguns passos para trás.
Um título caracterizado como romance policial está relacionado a narrativas que contam a história de um crime.
Nelas, o narrador mantém o suspense até o final e o objetivo do leitor é tentar desvendar esse mistério juntamente do narrador, abrindo inúmeras possibilidades de teorias.
Essas obras contam também, em sua maioria, com um detetive profissional, que utiliza métodos racionais para desvendar o mistério, observando pistas e conversando com suspeitos.
Um dos detetives mais famosos é Sherlock Holmes, criação do escritor escocês Arthur Conan Doyle. E uma das escritoras mais conhecidas desse tipo de romance foi a inglesa Agatha Christie, criadora de Hercule Poirot.
Entretanto, em alguns casos, o detetive narrador da história não leva de fato essa área como profissão, mas caí nela de paraquedas e tem outras motivações que o façam querer chegar ao fim desse caso.
Leia também: Os detetives mais queridos da literatura
A curiosidade e a literatura
A curiosidade não só motiva o início da leitura, quanto sustenta a euforia de descobrir onde tantas pistas o levarão. Também por isso o subgênero romance policial é um dos mais conhecidos em todo o mundo.
Contudo, trazendo essa curiosidade para uma avaliação diferenciada, a série You conseguiu trazer essa mesma sensação para os telespectadores e aos mais atentos, também despertar o desejo de compreender as inúmeras referências literárias presentes. E que, claro, influenciam e muito nas decisões e comportamentos do personagem imerso em um romance policial cheio de teorias e pistas.
Esse tipo de estratégia além de trazer a leitura para uma realidade mais próxima, tirando a ideia de que é algo difícil e inacessível, também gera essa curiosidade em entender como os livros ou autores mencionados se relacionam com a narrativa do seriado.
Gosta de entender melhor a respeito dos gêneros literários e tem vontade de seguir carreira nessa área? Conheça a graduação em Letras na Unigran EAD. Com uma disciplina por mês, você pode se formar estudando onde e quando quiser, bastando apenas ter acesso a internet.
Consulte a grade curricular completa e as formas de ingresso acessando o nosso site, clique aqui!