Quando se fala sobre Marketing de estratégia e relacionamento, é difícil não se lembrar da Coca-Cola. Isso porque a marca já não vende apenas um refrigerante, mas sim “momentos de felicidade”. Não é por acaso que o slogan da empresa é: Abra a felicidade.
Acompanhe o artigo para entender como a marca se posicionou no mercado e se tornou referência no Marketing!
Identidade marcante
Tudo começa com algo que parece simples: a identidade da marca. O objetivo não é só fazer aquilo ser atrativo e bonito, na verdade está bem longe disso.
No caso da identidade visual, ela precisa falar pela marca. Causar aquela primeira impressão que precisa ser boa, não é?
A criação de uma identidade é transformar coisas simples em verdadeiros ícones do seu negócio.
Quando você vê essa lata, por exemplo? Qual é a primeira marca que vem na sua cabeça:
É impossível não pensar em Coca-Cola e, uns dirão que é possível até ouvir o famoso barulho da lata abrindo.
Isso vem graças a uma identidade visual marcante através das cores, símbolos e, no caso do barulho da lata, o som também faz parte dessa experiência.
Além disso, o quão comum é associar a Coca-Cola ao almoço de domingo com a família? Ou até ouvir aquela frase “Que calor, queria tomar uma Coca-Cola”? Essas rápidas associações da marca a momentos de alívio e felicidade também vem de uma identidade bem estabelecida.
A importância da emoção na fidelidade à marca
Por mais que as campanhas mudem com o passar do tempo, há uma característica forte e marcante nas propagandas da Coca-Cola: o uso da emoção.
Criar uma conexão emocional com seu público é uma excelente estratégia para conduzi-lo a consumir o seu produto e, a Coca-Cola faz isso muito bem! O próprio slogan que fortalece a ideia de felicidade no consumo da marca é um exemplo desse posicionamento.
Já não se vende mais um refrigerante gaseificado com cafeína, açúcares e corante. Mas sim felicidade, esperança, sonhos e inspiração. Assim, o cliente tem maior tendência a se fidelizar, haja vista que o produto é vendido a partir de seus valores.
Storytelling
O trabalho da Coca-Cola tem o costume de “contar histórias”. O famoso storytelling é uma ferramenta poderosa na hora de se estabelecer no mercado, fortalecer conexões com seu público e se tornar referência!
Isso tudo acontece porque o ato de contar histórias aproxima, comove e cria valor. Como exemplo temos a campanha de 2012 que surfou na onda dos rumores do fim do mundo.
A fim de gerar emoção, como mencionado no tópico anterior, a marca usou o storytelling para fazer uma ação incrível que aborda um dos dias mais felizes para muitas pessoas: o nascimento dos seus filhos!
Leia também: Storytelling: crie histórias encantadoras.
Algumas cases de sucesso da Coca-Cola
Em 2019 a Coca-Cola usou do marketing de oportunidade para aumentar suas vendas. A Marvel e a Coca-Cola já tinham feito uma parceria em 2016, mas em 2019 o investimento foi muito maior e, consequentemente, os resultados também.
Com o lançamento de “Vingadores: Ultimato”, a empresa lançou doze latas personalizadas com a imagem dos heróis do filme da Marvel.
“A parceria com a Marvel tem um poder gigante e reforça a conexão de Coca-Cola com a cultura pop, que faz parte da história da marca desde a sua construção”, disse Poliana Sousa, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Claro que isso alavancou as vendas, pois os fãs e colecionadores queriam ter todas as versões da lata. A Coca-Cola teve lucro líquido de US$ 870 milhões!
E, além dessa estratégia para otimizar as vendas, também podemos destacar uma bastante parecida que são as famosas latas com nomes.
Com o sucesso da campanha, a Coca-Cola foi referência mais uma vez! Ao invés de incluir mais nomes, eles lançaram as latas com as letras do alfabeto. Então, já não comprava-se apenas uma lata exclusiva com seu nome, mas sim uma letra por lata.
“A marca surpreende mais uma vez e lança embalagens com as letras do alfabeto, abrindo ainda mais possibilidades.”, afirma o vice-presidente de marketing da Coca-Cola, Javier Disse Meza.
Por trás de todo esse lucro, estão os profissionais de Marketing que, a partir de estudo, passam a conhecer a fundo tanto os comportamentos dos consumidores, como as melhores formas de inserir a sua marca no mercado.
Na Unigran EAD você encontra a graduação em Marketing com total flexibilidade de estudo! Conheça mais sobre a grade curricular e as formas de ingresso clicando aqui!
Leia também: “A humanização das marcas através dos personagens digitais”.