Você é capaz de persuadir o seu público-alvo usando apenas palavras? Parece uma missão muito difícil, não é? Mas essa estratégia também pode ser desenvolvida e se chama copywriting.
Acompanhe o artigo para entender como o seu conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de Marketing.
O que é Copywriting?
Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo que está totalmente focado em convencer o leitor com objetivo de venda, seja de um produto, serviço ou ideia, como no caso dos partidos políticos.
O profissional que atua nessa área se chama copywriter e deve escrever o seu texto de forma persuasiva, ou seja, sempre buscando gatilhos que irão despertar o interesse.
A diferença entre Copywriting e redação publicitária:
De um ponto de vista prático, o Copywriting é mais indicado para estratégias de captação de público.
Portanto, pode-se dizer que o copy vai se diferenciar da redação publicitária pelo uso do conhecimento dos dados de marketing, alto uso de gatilhos mentais para despertar o interesse e técnicas de eliminação de objeções.
Porém, vale ressaltar que eles não são ferramentas totalmente distintas e desconexas. Isso porque o próprio copywriting surgiu da redação publicitária e boa parte das suas ferramentas foram incorporadas por publicitários renomados do passado.
Os dois tipos de escrita acabam sendo complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.
Principal objetivo do Copywriting:
O principal objetivo do Copywriting é fazer com que o leitor do conteúdo tome alguma iniciativa, seja ela de visita a um site, fazer um download de algum material ou uma compra direta.
As pessoas cada vez mais saturadas de anúncios e propagandas em suas redes sociais, outdoors e até aqueles panfletos que chegam a passar direto.
Então, o desafio do copywriting é se destacar convencendo o leitor a tomar alguma medida, chamando a sua atenção, fazendo com que ele siga as instruções passadas.
Por isso, é preciso ressaltar quais são os benefícios do seu produto ou citar porque o seu negócio é o melhor.
Qual a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma prática antiga, mas com as novas demandas do mercado, passou a ser atualizado e a receber novas estratégias para sua execução.
Dentre elas, o Copywriting. Pela sua grande capacidade de persuasão e captação de público, essa estratégia anda lado a lado com o Marketing de Conteúdo, sempre melhorando a relevância da empresa ou organização em que está inserida.
A ideia da relação entre Copywriting e marketing de conteúdo é estender a experiência do consumidor em um processo e conduzir o seu público, etapa por etapa, até chegar no ato final de compra.
Seja no Copywriting ou no Marketing de Conteúdo, é indispensável conhecer a fundo aquele que consumirá o conteúdo. Portanto, elaborar uma Persona é essencial para obter sucesso nesse processo.
O modelo “AIDA”:
Para elaborar um Copywriting assertivo é interessante conhecer o modelo “AIDA”. Portanto, ele serve como uma espécie de roteiro que vai guiando a produção do copy ideal. Confira:
A – Atenção: Primeiro de tudo, chame atenção do seu público-alvo;
I – Interesse: Desperte o interesse pelo que você oferece;
D – Desejo: Transforme o interesse em desejo;
A – Ação: Conduza o seu público-alvo a praticar a ação esperada.
Na Graduação de Marketing da Unigran EAD você tem contato com essas e muitas outras estratégicas para suas vendas.
São quatro semestres de curso com o objetivo de preparar os profissionais para entregar soluções estratégicas e eficazes, atendendo as demandas do mercado na área de marketing e considerando o contexto local e as particularidades de seus clientes.
Quer saber mais sobre as formas de ingresso e consultar a grade curricular completa? Clique aqui!
Leia também: Como surge um vídeo viral?