A experiência do cliente com a marca é fundamental para garantir o destaque de uma empresa no mercado. Portanto, para que esse processo seja feito de maneira eficaz, é preciso adotar algumas técnicas e estratégias, a fim de fazer o que for melhor em cada etapa de construção desse relacionamento. Assim, conhecer o ciclo de vida do cliente torna-se indispensável!
Mas se você não sabe o que é e nem quais os princípios que o regem, basta acompanhar o texto para entender de vez essa pauta!
O que é ciclo de vida do cliente?
Como dito, o ciclo de vida do cliente é essencial para conseguir construir um relacionamento forte e duradouro entre a clientela e a empresa.
Sendo assim, esse ciclo representa as etapas que um cliente percorre quando se relaciona com uma empresa. Desde o momento em que ouve falar dela, até quando se torna fiel à marca.
O objetivo de dominar esse ciclo de vida é justamente conhecer esses estágios a fundo para encontrar pontos de melhoria, a fim de promover uma melhor experiência em cada etapa que constrói essa jornada.
Desse modo, surge a necessidade de uma gestão do ciclo de vida do cliente!
Quais são as vantagens de acompanhar esse ciclo?
As vantagens de compreender esse ciclo e dar atenção a ele é que a partir disso torna-se possível elaborar as melhores estratégias dentro do que se é esperado pelos próprios clientes.
Além disso, permite o melhor aproveitamento dos recursos da empresa e melhor direcionamento de investimento, descartando as ações com pouca efetividade e direcionando-as para o público-alvo alinhado ao seu comportamento.
As etapas do ciclo de vida do cliente
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do ciclo de vida do cliente, é o momento de compreender quais são os diferentes estágios ao longo dessa jornada.
Segmentação:
Como o objetivo é traçar as melhores estratégias, antes de mais nada é preciso saber quem é o público que as ações visam atingir. Quais são seus comportamentos, desejos e quais veículos de comunicação consomem?
Todos esses dados se fazem necessários para conseguir segmentar adequadamente qualquer ação e torná-la de fato assertiva.
Além disso, por meio dessa segmentação, torna-se possível também identificar qual o tipo de comunicação ideal usar para atingir esse grupo desejado. Em alguns casos uma linguagem mais formal é o mais esperado do público, mas em outros os memes e informalidade são muito bem-vindos!
Alcance:
Após decifrar quem é o seu público, é hora de traçar estratégias para atingi-los e alcançar os famosos “leads”, a fim de convertê-los em clientes.
Nesse momento entram as estratégias como SEO e marketing nas redes sociais podem ajudar e muito a colocar o seu negócio no radar dos consumidores certos.
A partir das informações obtidas na etapa anterior é possível combinar diferentes táticas e fazer testes antes de investir em grandes quantias em um canal exclusivo.
Rentabilização:
Apenas as conversões não bastam, é preciso fazer delas novas vendas! Então, depois de atingir seu público-alvo, é hora de começar a lucrar com os consumidores conquistados.
Nessa etapa, estratégias de venda como Upsell e Cross sell são as mais indicadas para que o consumidor não se limite, mas que seja guiado pelo vendedor nessa jornada.
Retenção:
E claro que o ciclo não acaba depois que o cliente já efetuou a compra. É exatamente nesse momento que entra a retenção.
Nesse momento, a ideia é que a relação entre marca e consumidor se aprofunde com o objetivo de torná-lo fiel à marca.
E claro que isso não se concentra exclusivamente em um setor da empresa. Serão precisos lembretes via posts ou e-mail marketing, a depender do segmento. Como também um atendimento de excelência que impacta diretamente nesse processo, visto que em caso de uma experiência negativa a possibilidade de fidelização é muito menor.
Entendeu porque é tão importante compreender o ciclo de vida do cliente? A relação com os clientes exige atenção, dedicação e honestidade, se o objetivo é crescer de forma sólida.
Nesse percurso é comum que erros aconteçam, mas até nessa situação, os profissionais de Marketing já estão preparados para orientar o melhor caminho e gerir uma crise de forma adequada.
E com uma capacitação você também pode tomar frente disso e construir uma carreira de sucesso, seja para outras empresas, como também para a sua própria. Na Unigran EAD você estuda apenas uma disciplina por mês e adapta a sua graduação à rotina, podendo estudar onde e quando quiser. Acesse o site para saber mais sobre o curso!