Entender o comportamento dos consumidores é um grande desafio para as empresas. Em razão disso, muitas buscam ferramentas e técnicas que possam auxiliar nessa tarefa. Dentre as opções está a Pirâmide de Maslow.
Acompanhe o artigo para entender o que é a Pirâmide de Maslow e como você pode aplicá-la.
O QUE É A PIRÂMIDE DE MASLOW?
A Pirâmide de Maslow, também conhecida como hierarquia das necessidades de Maslow, foi criada na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow.
O objetivo principal é determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação e explicar as necessidades fundamentais para a sobrevivência, as fisiológicas e biológicas, como fome, sede, sono e respiração.
Porém, ao satisfazer uma necessidade, sempre surge outra. Ou seja, quando se satisfaz as necessidades fisiológicas, surge a necessidade de autoestima, por exemplo. E a Pirâmide de Maslow explica isso!
ONDE E COMO A PIRÂMIDE DE MASLOW É UTILIZADA?
A pirâmide de Maslow é usada, então, para demonstrar a hierarquia das necessidades descrevendo quais são as mais básicas (base da pirâmide) e as mais elaboradas (topo).
As necessidades base são aquelas consideradas necessárias para a sobrevivência, enquanto as mais complexas são necessárias para alcançar a satisfação pessoal e profissional.
A IMPORTÂNCIA DA PIRÂMIDE DE MASLOW:
Mesmo sendo um estudo originário da psicologia, a Pirâmide de Maslow é muito importante para os profissionais de marketing, recursos humanos e empreendedores em geral.
Pois é através dela que é possível entender as motivações humanas de seus colaboradores e, em outros casos, de seus consumidores.
HIERARQUIA DE MASLOW:
Dentro dos conceitos e estudos de Maslow, as necessidades do ser humano devem ser saciadas de maneira hierárquica, como mostra a imagem:
Necessidades Fisiológicas
As necessidades fisiológicas são as mais básicas para sobrevivência e bem-estar humano, e devem ser saciadas a fim de manter a saúde do corpo e da mente.
Dentro dessa necessidade, encontram-se:
- Saciar a fome e sede;
- Controle de temperatura corporal, níveis hormonais e absorção de nutrientes.
- Manter a qualidade da respiração, sono e digestão;
- Ter disponibilidade de abrigo.
Necessidades de Segurança
As necessidades de segurança são as que garantem proteção contra os perigos e riscos ao redor. Esse nível da pirâmide visa eliminar as inseguranças na vida do ser humano, pois é difícil pensar em outras realizações caso esteja se sentindo inseguro com as situações ao seu redor.
Dentro dessa necessidade, encontram-se:
- Segurança do corpo contra ameaças físicas (violência, cárcere, acidentes);
- Planos de saúde, hábitos saudáveis e assistência médica;
- Estabilidade financeira, plano de carreira e respeito no ambiente de trabalho;
- Segurança da propriedade (casa própria, seguros de bens, segurança pública).
Necessidades de Relacionamento
As necessidades de relacionamentos estão relacionadas à área psicológica da pirâmide. Ou seja, é nessa área que o indivíduo irá buscar criar intimidade com outros seres, sensação de pertencimento e afeto.
Dentro dessa necessidade, encontram-se:
- Amizades próximas e confiáveis;
- Boas relações familiares;
- Relacionamentos amorosos satisfatórios;
- Intimidade sexual;
- Pertencimento a grupos sociais.
Necessidades de Estima
No penúltimo nível da pirâmide, o ser humano busca desenvolver sua estima através da relação com as pessoas, a fim de alcançar valorização e validação da própria autoimagem.
Nessa fase, também é desenvolvida a relação consigo mesmo e a autoestima, através do reconhecimento das próprias habilidades e potencialidades.
Dentro dessa necessidade, encontra-se:
- Autoestima e cuidados;
- Reconhecimento;
- Promoções ao longo da carreira.
Necessidades de Realização Pessoal:
Por fim, no topo da Pirâmide de Maslow, está a necessidade de realização pessoal. Também é onde estão as tarefas mais complexas.
Dentro dessa necessidade, encontram-se:
- Coerência e prática dos próprios princípios e valores;
- Independência, auto suficiência e liberdade;
- Estímulo da criatividade;
- Equilíbrio emocional e controle sobre as próprias ações;
- Autoconhecimento profundo para entender seus objetivos, virtudes e defeitos;
- Conhecimento e sabedoria nas áreas de interesse;
- Espontaneidade e autonomia.
APLICAÇÃO DA PIRÂMIDE DE MASLOW:
A aplicação da Pirâmide de Maslow se torna eficaz quando a sua real função é compreendida e, com isso, ela atuará como motivação e dedicação ao trabalho visando atender a todas as necessidades, em ordem.
Em empresas, por exemplo, na base da pirâmide, estão as necessidades de horários flexíveis, descanso físico e mental. Logo abaixo, as necessidades relacionadas aos seus ganhos financeiros e estabilidade.
Portanto, é papel do chefe investir em cursos complementares, oportunidade de crescimento dentro da empresa, como planos de carreira e estabilidade financeira tão almejada.
No meio da pirâmide estão as necessidades de relacionamento, ou seja, aquelas que se manifestam através de amizades e boas relações com os chefes no ambiente de trabalho.
Já no quarto nível, encontram-se as necessidades relacionadas ao desempenho do colaborador. Por exemplo, manter um feedback, ser reconhecido pelos resultados que apresenta, ser promovido e ter novas oportunidades dentro da empresa.
No topo da pirâmide estão os colaboradores que querem contribuir diretamente nos resultados da empresa e se sentirem uma parte importante do time.
Além disso, também é nessa etapa que se manifesta necessidade de influências nas decisões e de ter autonomia no trabalho.
Esse é o momento de desafiar as competências, fazendo com que este participe de estratégias e soluções.
Gostou de entender um pouco mais sobre a Pirâmide de Maslow e sua aplicabilidade? Então venha conhecer mais sobre a graduação em Processos Gerenciais da Unigran EAD, basta clicar aqui.
O curso visa propiciar acesso a técnicas e teorias que permitam ao futuro gestor desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades conceituais, humanas e técnicas.
Acompanhe também os nossos outros artigos acessando nosso blog.