
Para quem tem criatividade, o marketing de conteúdo não tem limites! Em 2020 a pandemia movimentou o mercado de comunicação, novas formas de conteúdo ganharam força e dentre elas não podemos esquecer dos auditivos. O podcast, por exemplo, estourou no período de pandemia e se mantém em alta até o atual momento.
Acompanhe o artigo para entender como o crescimento dos podcasts se justifica e movimenta o mercado de comunicação.
O que é um podcast?
É difícil encontrar alguém que à essa altura não saiba o que é e como funciona um podcast, mas se você ainda está um pouco perdido nessa nova onda de conteúdo, vamos explicar!
O podcast é como se fosse um rádio da modernidade. Mas com algumas diferenças, claro!
O conteúdo de um podcast é produzido sob demanda, veiculado em alguma plataforma – Spotify, Deezer, YouTube – e assim pode ser ouvido ao vivo, em alguns casos, ou ficar gravado para que o ouvinte acesse quando quiser!
Os temas são diversos, basta procurar o conteúdo que você prefere ouvir e com certeza terá um podcast nessa temática te esperando. Política, educação, religião ou até entretenimento com entrevistas mais descontraídas.
Por que o conteúdo auditivo cresceu tanto?
Com o podcast se tornando uma grande potência no marketing de conteúdo, a pergunta surge: por que o conteúdo auditivo cresceu tanto?
A resposta para isso é mais simples do que parece. Os anos se passaram e os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes com o que consomem. Eles querem praticidade e rapidez, ao mesmo tempo que querem conteúdos que realmente agreguem valor.
E o que pode ser mais prático do que um conteúdo que você pode ouvir enquanto realiza outras tarefas?
A praticidade e dinamismo dos podcasts é um dos principais benefícios que o fizeram crescer tanto. O ouvinte pode concentrar toda a sua atenção naquele conteúdo, claro.
Mas, aos que não param, ainda podem consumir um bom podcast enquanto fazem outras atividades no seu dia a dia. Seja cozinhar, limpar a casa, fazer algum exercício ou até mesmo no caminho para o trabalho.
Qual é o cenário dos podcasts no Brasil e no mundo?
Um levantamento da Infinite Dial 20 mostra que 68 milhões de norte-americanos ouvem esse tipo de conteúdo semanalmente.
Além disso, 75% da população nos Estados Unidos já está familiarizada com o termo ‘podcasting’, enquanto 55% já ouviu algum episódio ou programa.
No Brasil, o nível de fidelização dos podcasts é cada vez maior. Para início de conversa, o mercado cresceu mais de duas vezes no intervalo de um ano.
Outro dado curioso é a motivação da audiência: 64% dos ouvintes utilizam esse meio como fonte de informação relevante e entretenimento. Além de uma forma de criar um vínculo com o seu público, os podcasts podem ser úteis para a publicidade.
Por que investir em um podcast?
Baixo custo:
Mesmo que você não tenha uma equipe altamente especializada no assunto, produzir um podcast tem um custo relativamente baixo. Com os avanços tecnológicos e celulares que já conseguem fazer uma boa captação de áudio, criar um programa dessa natureza é muito mais fácil e barato.
Mobilidade:
Se você deseja, por exemplo, investir em um formato de podcast de entrevistas e acha que isso poderá te limitar, não se engane!
O modelo de home office também funciona para a produção de podcasts! Por ser um formato de conteúdo auditivo, você e a sua equipe, ou entrevistado, podem gravar os episódios até estando em lugares diferentes.
Formação de uma comunidade:
Por se tratar de um programa em formato auditivo, é muito mais fácil que o seu ouvinte se sinta mais próximo de você e assim você forma uma comunidade com pessoas realmente interessadas naquilo que você produz.
Assim você troca experiências com seu público, além de se firmar no mercado como uma referência na sua área de atuação.
Diversos formatos de produção
E claro que não poderíamos deixar de ressaltar a importante diferença de quem deseja investir em podcasts. Existem diversos formatos de produção e assim você pode explorar a criatividade para se mostrar um grande profissional da sua área de forma dinâmica e diferente.
Seja contando uma história, realizando debates, entrevistas ou apenas uma narração. O podcast é flexível e a própria edição de cada episódio permite formas variadas de apresentar o conteúdo.
E onde entram os vodcasts?
Indo um pouco além dos podcasts, estão os vodcasts ou videocasts. Ainda que o foco seja o áudio em si, muitos produtores de conteúdos viram nesse formato uma oportunidade de inovar ainda mais nesse processo!
Em outras palavras, o videocast nada mais é do que o podcast com acréscimo de um conteúdo em vídeo. Neste caso, além do áudio, as imagens literalmente entram em cena.
Nos videocasts destacam-se as entrevistas com artistas diversos, seja cantores, atletas, influenciadores, escritores, atores ou até mesmo comediantes.

Com isso, é fato que o podcast dominou o mercado, mas a comunicação está sempre se renovando e para se manter sempre um passo à frente de seus concorrentes, uma formação é indispensável.
Na Unigran EAD você encontra a graduação em Produção Publicitária com duração de 4 semestres (dois anos) e ensino de excelência. Aqui você tem uma disciplina por mês e pode estudar onde e quando quiser, o estudo se encaixa na sua rotina!
Agora, se você já é formado e deseja se especializar ainda mais na área da comunicação, as melhores possibilidades também estão aqui! Clique aqui e conheça a MBA em Comunicação e Marketing.
Leia também: A humanização das marcas através dos personagens digitais