O terceiro setor é uma possibilidade de atuação para o Assistente Social. No entanto, não é a única opção. Atualmente, o profissional pode atuar em Serviço Social nas empresas de outros setores da economia.
O Serviço Social tornou-se relevante devido às mudanças nas estruturas de trabalho e novos conceitos sociais, técnicos e éticos. Com a abertura de oportunidades no mundo corporativo, o profissional tende a agregar o seu trabalho a outros setores da sociedade.
Dessa forma, o assistente social possui cada vez mais diversidade nas áreas de atuação. A mudança favorece quem já atua ou que pretende atuar na área de Serviço Social.
Listamos 3 áreas em que o profissional de Serviço Social pode atuar em empresas:
1. Gestão de pessoas
Um setor que a maioria das empresas corporativas possui é o de gestão de pessoas. Sendo uma das áreas em que o assistente social pode atuar. Neste, o assistente social pode demonstrar a importância da qualidade na atenção e tratamento adequado aos colaboradores da empresa.
O profissional pode ser um agente de transformação e mudança, assim melhorando a forma com que a organização lida com os seus colaboradores.
Além disso, a sua análise e contribuição são importantes para formação de políticas de gestão de pessoas dentro da empresa. Alguns pontos que podem ser melhorados com o trabalho do Serviço Social nas empresas:
- Aumento da produtividade;
- Melhora da qualidade e da imagem corporativa.
Todas as mudanças causadas nas empresas pelo Serviço Social são por meio da valorização dos seres humanos.
2. Saúde do trabalhador
A saúde do trabalhador é muito importante para a empresa. A organização pode ter o profissional do Serviço Social como aliado para a promoção da saúde de seus colaboradores.
O profissional desenvolve papel fundamental para criar projetos, analisar e documentar informações que possam ser utilizadas pela empresa. Ou seja, por meio desse trabalho, a organização pode criar formas mais efetivas de garantir e promover a saúde de seus colaboradores. Dessa maneira, com a atuação do assistente social, um trabalho de prevenção de doenças físicas e mentais é realizado.
O trabalho do assistente social dentro da área da saúde na empresa promove ações efetivas para satisfação dos colaboradores. Essas ações então contribuem de forma ativa para a diminuição do afastamento dos colaboradores no trabalho.
3. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa
O desenvolvimento sustentável das organizações é um tema muito abordado atualmente. A maioria trata sobre a importância do crescimento das instituições alinhadas a práticas de desenvolvimento sustentável.
O Serviço Social nas empresas também exerce um papel importante nesse processo. O assistente social é um agente apto a desenvolver ações para criar e disseminar atitudes de valorização humana.
Com um ambiente com maior desenvolvimento sustentável, o crescimento corporativo é realizado de forma mais real e humana. Com isso, a demanda de cargos e vagas para essa área tende a crescer nos próximos anos. Todas essas práticas estão alinhadas com o atual cenário de preocupação com a responsabilidade social empresarial.
Logo, os que já atuam ou pretendem atuar no Serviço Social nas empresas possuem um cenário bem mais oportuno. Com mais opções de cargos e áreas para desenvolver seu trabalho, comparado ao que era há alguns anos.
Enfim, você gostou de conhecer o importante papel do Serviço Social nas empresas e tem interesse na área? Então, conheça o curso de graduação em Serviço Social oferecido pela Unigran EAD!