Procrastinar — quem nunca cometeu esse pecado? Às vezes, deixamos para depois algumas coisas consideradas desagradáveis, como uma tarefa complicada ou o estudo para a prova daquela matéria da qual gostamos menos. O adiamento indefinido de compromissos ou planos, entretanto, traz consequências materiais e emocionais.
Esse é o caso, por exemplo, de quem sonha em fazer um bom curso de graduação ou em passar um concurso público e nunca encontra tempo para se dedicar à realização desses eventos. Outras pessoas deixam para depois aquela consulta médica que elas sabem que estão precisando, colocando em risco a própria saúde.
O hábito de adiar planos, compromissos e providências importantes, portanto, pode ser prejudicial à vida das pessoas. E, muitas vezes, as pessoas se arrependem ao se darem conta do tempo que perderem ao procrastinar.
Quer saber o porquê o adiamento constante de tarefas além de não resolver ainda pode complicar e gerar outros problemas? Confira, então, as informações que separamos para você e descubra por que procrastinar não funciona!
O que é procrastinar?
O simples fato de adiar um compromisso ou deixar a execução de uma tarefa para outra ocasião, caso isso seja conveniente ou necessário, não significa procrastinar. Algumas pessoas, porém, têm o hábito de adiar, por várias vezes, desde as tarefas corriqueiras do cotidiano até os eventos importantes para a sua vida.
Essa atitude pode passar a ideia de falta de responsabilidade. A recorrência no adiamento de compromissos e planos, portanto, é conhecida como procrastinação.
As consequências da procrastinação
A procrastinação pode prejudicar e até gerar problemas de saúde. Afinal, quem tem o costume de praticá-la acaba se sentindo culpado pela perda do tempo ao longo da vida. Assim como pelos prejuízos causados a si e a outras pessoas.
Sendo assim, é preciso aproveitar as oportunidades que surgem para o crescimento pessoal e profissional. Deixar tudo para amanhã ou para outro momento pode colocar em risco os mais importantes projetos de vida da pessoa.
Como parar de procrastinar
Assim como procrastinar pode ser um hábito adquirido, deixar de praticar esse ato deve virar um hábito. Veja algumas dicas para o sucesso dessa empreitada!
Entenda por que você se tornou uma pessoa procrastinadora
Segundo reportagem da revista Exame, a causa da procrastinação pode estar relacionada a vários fatores, como a genética, o emocional ou até mesmo com a atividade postergada. Esse hábito, muitas vezes, é resultado das dificuldades da pessoa em lidar com os desafios, o que a leva a procurar uma sensação imediata de prazer.
Comece a planejar e organizar as suas tarefas diárias
Tenha um propósito diário de tarefas e anote cada uma delas, organizando-as a fim de reservar o tempo necessário à realização de tais atividades. Lembre-se de planejar até mesmo os trabalhos mais fáceis do seu dia a dia.
Procure realizar cada tarefa em um lugar propício
A realização de algumas atividades exige um local silencioso, enquanto outras dão melhor resultados quando realizadas em locais animados, inclusive com a presença de música. Sendo assim, procure executar as suas tarefas em um local propício, lembrando se de que a organização cabe em qualquer lugar e ajuda no bem-estar geral.
Divida as tarefas mais complexas
O planejamento adequado é primordial para a conclusão dos propósitos e compromissos mais difíceis. Como a preparação para a prova final da faculdade, a entrega de um trabalho complexo ou a decisão de fazer um curso de graduação. Estes que são esforços que pode alavancar a sua carreira.
Uma boa dica para a realização dos trabalhos mais difíceis é a divisão e o desenvolvimento deles em etapas, seguindo a programação feita com disciplina. Já a concretização dos eventos futuros, como reformas na casa, viagens e investimento na sua educação, será possível com um bom planejamento e com ações eficientes.
Lance mão das metodologias e aplicativos para parar de procrastinar
Alguns recursos ajudam na produtividade e diminuem a procrastinação, como os métodos Pomodoro e alguns apps. Busque, então, informações sobre essas ferramentas que poderão ajudá-lo a se livrar da mania de procrastinação.
Aprenda a controlar as emoções e felicite-se com cada conquista
As técnicas de relaxamento como a meditação, a prática de exercícios físicos com regularidade e a adoção de algum hobby podem ajudar na administração das emoções e reduzir o estresse. Outra boa dica é o engajamento em causas sociais e o trabalho voluntário que fortalecem o pensamento positivo.
A alegria com progresso realizado é muito importante para incentivar e consolidar a sua perseverança. Sendo assim, comemore cada conquista compartilhando esse feito com os amigos e com as demais pessoas queridas.
Agora você já sabe que adiar de maneira indefinida as suas tarefas e os seus projetos de vida é altamente prejudicial. Tanto para você como para as pessoas com as quais você trabalha e convive. Atente, portanto, para essa questão e busque motivação para executar as tarefas e os sonhos que somente você pode realizar em sua vida.
E aí, você gostou das dicas para parar de procrastinar? Então, aproveite para aprender mais! Acesse aqui outros posts com dicas e curiosidades!