Sempre que temos uma entrevista de emprego marcada, a preocupação e a ansiedade insistem em aparecer. Afinal, a concorrência está grande e sobressair em um processo seletivo está ainda mais desafiador.
Você já deve saber que chegar cedo, ir com a roupa adequada à situação e conhecer a empresa, por exemplo, são requisitos mínimos para se dar bem, não é mesmo?
Mas o que é preciso além disso? Atentar-se às suas emoções! O que você sente e o modo como lida com as emoções afeta diretamente o seu rendimento em uma entrevista de emprego.
E foi pensando nisso que preparamos este post! Continue lendo para saber o que fazer para não deixar as emoções atrapalharem sua participação no processo seletivo.
Pratique Power Posing antes da entrevista de emprego
Você pode (e deve) usar a técnica de “Power Posing” para turbinar sua confiança. Essa prática simples e rápida gera ótimos resultados e é capaz de deixá-lo mais seguro em relação ao seu desempenho na entrevista.
Para isso, escolha uma pose de poder, posicione-se da mesma forma e mantenha a pose por dois minutos. Isso mesmo: apenas dois minutos! Quando nos colocamos em uma posição mais expandida, sentimos um aumento de confiança mesmo quando estamos inseguros.
Se você ainda não conhece essa técnica, assista a palestra da Amy Cuddy no TED. Você vai aprender tudo sobre essa prática e conhecer diversas poses que vão ajudar a melhorar sua autoconfiança.
Atente-se à sua postura
O primeiro passo para saber como se comportar em uma entrevista de emprego é ficar de olho na sua postura. Como você se senta ao chegar na recepção? Como se posiciona ao aguardar em pé rapidamente?
Fica curvado e com braços e pernas bem próximos, como se estivesse com medo? Senta na ponta da cadeira como se fosse fugir rapidamente do local? Fica de braços cruzados o tempo todo? Saiba que essas posturas não são adequadas a uma entrevista de emprego. Afinal, elas demonstram que você está inseguro sobre a situação.
É muito importante atentar-se à sua postura. Afinal, a comunicação não verbal tem um grande poder e afeta suas emoções! Posicionar-se como as descrições acima, faz com que seu organismo libere substâncias que deixam você mais ansioso, com medo e inseguro.
O ideal é sentar com a postura correta. A coluna deve estar reta, com você chegando até o final da cadeira, apoiando suas costas no encosto do assento e estufando o peito levemente.
Desenvolva um mindset de crescimento
A sua mentalidade (mindset) é outro fator que pode contribuir para o seu sucesso ou prejudicá-lo em sua entrevista de emprego. Isso acontece devido a dois tipos de mentalidade existentes: o mindset de crescimento e o mindset fixo.
Quem tem uma mentalidade de crescimento adora desafios, gosta de aprender e não tem medo de começar novas jornadas. Encara a entrevista como mais um desafio e busca se preparar para dar o seu melhor. Afinal, sabe que é capaz de aprender coisas novas para mudar a sua realidade e melhorar a sua vida.
Quem tem um mindset fixo tem uma visão mais negativa da vida. Se julga incapaz e culpa o mundo por tudo de ruim que acontece em sua vida. Encara a entrevista como mais um evento em que vai se dar mal e não se dispõe a aprender e se desenvolver. Afinal, a pessoa acredita que não tem “jeito para a coisa”, que sua inteligência é limitada e nunca vai ser capaz de mudar.
Só por essas explicações já é possível perceber o poder da mentalidade, concorda? Portanto, você precisa desenvolver um mindset de crescimento para se dar bem em sua entrevista.
Não sabe como fazer isso? Assista a esta palestra do TED ministrada por Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford. Esse vídeo vai ajudar você a conhecer e usar poder da mentalidade de crescimento a seu favor!
E aí?
Percebe como ficar de olho nas emoções é tão importante quanto chegar cedo e estar arrumado? Se você não sabe lidar com elas, vai ser dominado e reduzir suas chances de conseguir a tão desejada vaga. Portanto, fique atento e siga essas dicas!
PRONTO! Agora que você já sabe o que fazer para ser dar bem em uma entrevista de emprego, que tal se inscrever no vestibular para ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho?